Guerra pela audiência entre telejornais matutinos faz César Filho deixar o SBT e ir para a Record

novembro 05, 2014

Foto: UOL / Reprodução.


É a notícia mais comentada desta semana nos bastidores da TV: o jornalista César Filho deixou o SBT e assinou contrato com a Rede Record. Apesar de viver a melhor fase da sua carreira na emissora de Silvio Santos, em que chegava em 1º lugar de audiência com o telejornal matutino Notícias da Manhã, César alegou motivo de saúde e trocou de canal.

Na Record, César Filho substituirá Britto Jr. no Programa da Tarde e também irá apresentar o reality show Power Couple, ao lado da esposa, a atriz Elaine Mickely. O jornalista estava no SBT desde 2005 e apresentou todos os telejornais da Casa. Segundo o site Notícias da TV, César Filho vai ganhar aproximadamente R$ 300 mil e se livrar dos problemas de sono que tinha ao ter que chegar à TV por volta das 04h da madrugada para se preparar para o jornal.

A implantação do Notícias da Manhã marca o sucesso dos últimos investimentos que o SBT tem feito no Departamento de Jornalismo, além do jeito intimista adotado por César Filho que lembra muitas vezes um programa de rádio. Neila Medeiros é a mais cotada para substituí-lo na condução do noticiário.

Mas, a contratação de César Filho, de certa forma ajuda a Record a recuperar a vice-liderança no horário. Recentemente, Fabíola Gadelha – também conhecida como Fabíola Rabo de Raia, devido a sua participação no Cidade Alerta, virou apresentadora titular do Balanço Geral Manhã. Com a contratação do seu rival do horário, aparentemente, a chance do telejornal voltar a liderar é muito alta.

Telejornal

De tempos em tempos, a TV aberta redescobre um novo horário que rende não só aumento de audiência, mas faturamento comercial. Agora, o horário da vez é o das 06h da manhã. A primeira a investir nesta faixa foi a Rede Record com uma edição do Balanço Geral Manhã.
Foto: Site Rede Fonte / Reprodução.

Em seguida, veio o SBT com a 2ª edição do Jornal do SBT Manhã que, devido o sucesso, se transformou em Notícias da Manhã. Band tentou comer um pedaço desta fatia com o Primeiro Jornal, mas o telejornal não emplacou. Em seguida, veio o Café com Jornal que também ainda não melhorou a audiência da emissora do Morumbi.

O sucesso dos telejornais desta faixa de horário, fez com que a Rede Globo anunciasse a retirada do ar a edição diária do Globo Rural para fazer um noticiário mais popular. Com previsão de estreia em dezembro, o nome provisório do telejornal é Hora Um e será apresentado por Monalisa Perrone. A decisão foi baseada numa pesquisa de comportamento que diz que o público liga a TV cada vez mais cedo, antes de sair do trabalho, para ficar bem informado.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Ainda vou morrer sem entender a disputa por um picolé de chuchu como César. E ganhando 300 mil? Ele tem uma voz excelente, mas, fora isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem diretores de TV que ainda acreditam que a audiência de um produto não está necessariamente no conteúdo, mas sim em quem apresenta. Neste momento, César Filho lidera no horário e, por isso, cobiçado.

      Excluir