Campanha "Novembro Azul" faz alerta sobre a prevenção do câncer de próstata

novembro 04, 2014



Conscientizar os homens sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esta é a proposta da Campanha Novembro Azul que visa sensibilizar os homens com mais de 45 anos para que eles procurem um urologista ao menos uma vez por ano e façam os exames preventivos.

Ainda, os homens negros ou com histórico da doença na família, os cuidados devem começar aos 40 anos, já que é um grupo que apresenta maior incidência da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o câncer de próstata é a neoplasia mais comum e a segunda maior causa de morte no sexo masculino em todo o planeta.

Além do câncer de próstata, a campanha também visa incentivar os homens a terem mais atenção com a própria saúde, já que as mortes masculinas por outros tipos de câncer e por doenças crônicas como hipertensão e diabetes são maiores que no público feminino. Abaixo, confira uma entrevista com coordenadora da Política Estadual de Saúde do Homem de Minas Gerais, Rejane Alves, que dá mais detalhes sobre a Campanha Novembro Azul. Ouça:


Para 2014 são esperados 68 mil novos casos de câncer de próstata no país. Em Minas, a expectativa é de 7.990 novos casos. No Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em Minas, é a neoplasia de maior mortalidade entre os homens.

Durante todo o mês de novembro a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza ações de conscientização e mobilização voltadas à população masculina, com palestras em empresas com quadro de funcionários majoritariamente masculinos; distribuição de material informativo, entre outras. Pontos turísticos e estátuas masculinas espalhadas nas ruas da capital serão iluminados de azul para lembrar a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde do homem.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários