#FuturizaBH reúne profissionais de mídias sociais em BH para discutir o futuro das redes

outubro 12, 2014



Na tarde deste sábado (12/10), aconteceu em Belo Horizonte a 1ª edição do #FuturizaBH, um evento criado pelas agências Lhama.Me e Tea With Me para reunir os profissionais de mídias sociais da capital mineira para discutir o presente e o futuro das redes sociais.

Segundo as organizadoras Raquel Camargo e Cínthia Demaria, o evento surgiu da necessidade de propor encontros com profissionais locais para falar das particularidades e desafios de lidar com as redes sociais em BH.

O formato do evento foi muito interessante, uma vez que foram criados mesas com os próprios participantes para levantar discussões sobre: o futuro dos anúncios na internet, dos blogs, dos posts em redes sociais e das métricas.

Desde já, espero que aconteça uma próxima edição do encontro, principalmente pelo perfil das pessoas reunidas que acredito que cada um tem muito a acrescentar um ao outro.

Cada grupo formulou cinco pontos relevantes destes assuntos que são tendências em 2014 e que podem ser tendências em 2025. E cada mesa elegeu dois representantes para ir à frente e apresentar para os participantes os pontos elencados que foram destacados e, após a apresentação, foi aberto os debates. Abaixo, destaquei alguns pontos para a reflexão:

# A automação das postagens: em tempo de Smart Tudo (Celular, Tablet, TV, geladeira, carro, máquina fotográfica, etc), Google Glass e iWath, será que tudo merece ser mesmo publicado e compartilhado a todo momento. Como fica a questão da privacidade? Porque temos que ficar conectados a maior parte do dia?
Fotos: Arquivo Pessoal.


# Com o crescimento da “Internet das Coisas”, será que até 2025 vamos ter uma internet de qualidade no Brasil? Nem todos os lugares do nosso país possuem uma banda larga e um 3G/4G de qualidade. Belo Horizonte é a prova viva desta disparidade: em algumas regiões não há nem sinal de celular, muito menos de internet.

# Será que em 2025 vai haver a profissão de analista de mídias sociais?  Se houver, ela vai ser regulamentada? Além disso, vamos parar para pensar: uma vez que os nativos desta geração já são conectados nas redes, aplicativos e gadjets e todo mundo já saberia, em tese, lidar com a linguagem web, qual o sentido de ter um profissional só para lidar com as redes sociais?

# Dentro deste contexto, acredito que o papel do comunicador – e porque não dizer do Jornalista, terá outras atribuições, não só da produção de conteúdo, como também da gestão da informação e da curadoria daquilo que será produzido de forma coletiva e colaborativa pela rede de leitores/internautas.

# Será que vamos ter timeline nas redes sociais? A tendência do filtro de assuntos é cada vez maior e caberá o usuário determinar aquilo que quer receber de conteúdo e para que público irá difundir isso. E dentro disso, há o fomento das redes sociais de nicho que são nada mais, nada menos, do que espaços de interação mais segmentados.
Fotos: Lhama.Me / Reprodução.

# E as métricas? Será que elas vão continuar relevantes? O profissional de social media trabalha com inúmeras ferramentas, algumas pagas, outras gratuitas. Mas ainda há duas questões: a primeira é se o cliente está disposto a investir (ou tem condição de investir) nestas ferramentas de mensuração; e a segunda é até que pontos estes números refletem o engajamento real e a forma como o internauta lida com esse conteúdo?

# Espero que até em 2025, todas as redes sócias tenham o seu “Analytics” e sejam mais abertas a mostrar o alcance e o engajamento das postagens e, principalmente, o que elas fazem com os dados colhidos dos internautas. Cada vez mais a questão da transparência tende a ser uma tendência mundial.

# Sobre o futuro dos blogs: o que percebo é que por mais que haja novas redes sociais e aplicativos, ainda existe público disposto a consumir conteúdo no blog por conta da afinidade que encontra com o autor daquele conteúdo ou da comunidade de leitores que se formam em torno deste espaço. Por isso, acredito no futuro da newsletter como um elo de ligação entre blogueiro e leitores, muitas vezes até mais fiel do que o seguidor de uma rede social.

# Os blogs sempre tiveram um passo à frente do jornalismo na questão da produção de conteúdo na internet e a difusão do mesmo. Por ser um espaço de informação e interação, o blog pode ser visto também como comunidade. E por conta disso, os portais vão se apropriar ainda mais dos blogs por conta desta fidelização que eles formam junto aos internautas.

# No modelo atual de parceria entre blogs e portais, tenho as minhas dúvidas se é realmente interessante para um blogueiro independente estar ligado diretamente a um portal. Será que ele vai ter a mesma liberdade editorial que ele tinha quando era solo? 

# Particularmente, vejo mais futuro em propostas como a do Papel Pop e do Jovem Nerd que criaram vários produtos em torno do blog e um mídia kit com várias possibilidades de negócios. Com isso, o blog se tornou autossustentável e possui até equipe, tanto da parte de conteúdo, quanto na comercial. Isso sim é uma tendência dos blogs profissionais.
Fotos: Arquivo Pessoal e Lhame.Me.

# Sobre publicidade na internet: uma tendência que já acontece é que, cada vez mais, há cookies e boots que direcionam propaganda sobre aquilo que nós gostamos. E isso tem tudo para ser ainda mais direcionado e individualizado.

# Particularmente, ainda acredito que a internet ainda não encontrou um modelo de negócio próprio e que consiga propor negócios autossustentáveis. Todos os modelos são baseados ou adaptados da mídia tradicional. Creio que quando encontrarmos esse modelo, aí sim a internet vai ser a mídia com a maior concentração do bolo publicitário, uma vez que anunciar na TV é muito caro e nem sempre é garantia de que o público que você anuncia é mesmo o publico disposto a comprar o seu serviço ou produto.

# Bom, tiveram outros inúmeros assuntos que foram levantados e outros que não deram tempo de aprofundar. Mas quem sabe seja a deixa ideal para um próximo encontro do #FuturizaBH. Mais do que participar de palestras e cursos, é de extrema importância debater sobre as particularidades do trabalho de mídias sociais em BH. Foi uma troca muito rica em todos os sentidos!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Puxa, que privilégio participar deste evento e com profissionais tão capacitados. O mais legal é perceber esta vontade de melhorar que cada um tem. Aqui não tem nada de conformismo, vamos fazer valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! O evento foi muito legal, principalmente por todos os presentes já estarem na área. Cada um pode somar muito com as suas experiências e vivências. Adorei te rever pessoalmente! Obrigado pelo comentário. :)

      Excluir