Chikungunya causa febre e pode ser transmitida pelo Aedes aegypti

outubro 21, 2014



Na última segunda-feira (20/10), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o segundo caso de Febre Chikungunya em Minas, mais precisamente em Coronel Fabriciano, na região do Vale do Aço. A primeira notificação aconteceu na cidade de Matozinhos, na Grande Belo Horizonte, na última segunda-feira (13/10). Até o início de outubro, o Ministério da Saúde registrou 212 casos da doença espalhados por várias regiões do país. Mas, você sabe o que é o Chikungunya?

Trata-se de uma doença infecciosa febril transmitida pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, sendo esse último responsável também pela transmissão de Dengue no Brasil. Entre os principais sintomas é uma febre muscular que causa bastante desconforto nas articulações e, se não tratada de forma adequada, pode causar sequelas.

Segundo a SES-MG, o termo Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia e refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada naquele país, localizada no leste da África.

Alguns especialistas alertam também que os casos de Febre Chikungunya podem ser registrados distúrbios vasculares periféricos, como a síndrome de Raynaud. Além dos sintomas físicos, podem aparecer sintomas depressivos, cansaço geral e fraqueza.

O vírus é transmitido pela picada da fêmea de mosquitos infectados. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.

Depois de um período de incubação médio de dez dias, o mosquito torna-se capaz de transmitir o vírus a um humano. E após a picada de um mosquito infectado, os sintomas da doença tipicamente aparecem após um período médio de 3 a 7 dias na pessoa.

“Os sintomas são muito parecidos com os da dengue, como dores no corpo, nas articulações, febre acima dos 38,5°. Mas o que a torna a Febre Chikungunya mais perigosa são as fases em que ela pode se apresentar: aguda, que é fase mais simples; a subaguda que pode durar por três meses e a fase crônica, que pode se manifestar por meio de fortes dores articulares mesmo depois do tratamento”, explica a coordenadora Estadual do Programa de Controle Permanente da Dengue da dengue da SES-MG, Geane Andrade.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Wander Veroni 
Jornalista





MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários