#Eleições2014: Enfim, vamos votar e decidir o futuro do Brasil!

outubro 05, 2014

Foto: Tribunal Superior Eleitoral (TSE) / Reprodução.


Neste domingo (05/10), o Brasil todo está em eleições. Uma conquista democrática importante que se estabelece há quase três décadas, uma vez que vivemos um período bastante expressivo de Ditadura Militar (1964-1985) do qual a nossa sociedade não podia se expressar politicamente. Nestas eleições, o brasileiro vota para Presidente da República, Governador, Senador e Deputados estadual e federal.

São muitos números, como uma senhora me disse na fila da zona eleitoral. Por isso, quem não votou ainda, a dica é levar uma “colinha” com os números que pretende votar. Isso agiliza o processo e não deixa a gente correr o risco de ter aquele famoso “branco” de nervosismo por não lembrar o número do seu candidato ou atrasar todo o processo, fazendo com que a fila de votação fique enorme.

Aqui em casa, saímos para votar juntos e vamos conversando sobre os candidatos que cada um vai votar. Aproveitamos para observar a dinâmica do processo eleitoral. Mesmo sendo proibida a distribuição de santinhos pertos das zonas eleitorais, me chamou a atenção a quantidade de material de campanha que foram jogados na porta dos locais de votação.

Uma sujeira! Tem gente que acha que isso pode ajudar a ganhar mais um voto, mas eu já acredito que isso é um critério importante para não votar em que suja a cidade de forma gratuita. Muita gente preferiu votar de manhã aqui no meu bairro. O local de votação estava lotado! Também havia muitas pessoas perdidas, principalmente idosos, que não sabiam em que seção votar e ficavam estressados com os mesários.

Outra coisa que me chamou a atenção é a necessidade de algumas pessoas de fazerem selfie perto da urna eletrônica. Gente querendo mostrar nas redes sociais que votou em cicrano ou em fulano. Para que isso? O voto é secreto. Além do mais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia avisado que selfie na urna é crime. E tem mesário que não está nem aí para isso! Tem até um Tumblr que se dispôs a replicar as selfies nas urnas para você ter uma ideia!

Por conta do movimento de pessoas nas ruas, percebi que o comércio local permaneceu aberto. Os restaurantes e os açougues então estão uma loucura! Todo mundo querendo uma mesa para almoçar ou comprando carne para fazer churrasco em casa com os familiares e amigos. Nem no Natal ou no Ano Novo vi tanta gente na rua como hoje!

Por ora, tudo está tranquilo. Houve poucas ocorrências de crime eleitoral em Belo Horizonte e em Minas. Mesmo assim, algumas assustam pela presença do coronelismo e do “voto de cabresto”. Depois de votar, vou almoçar em casa com a família e depois acompanhar a apuração dos votos. Quem será que vai ganhar? Será que teremos segundo turno? É esperar para ver. #mudaBrasil






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários