#CaféLiterário: E-book da Agência Pública revela o que é "blefe" e "truco" no discurso dos presidenciáveis

outubro 03, 2014



Depois de criar um hot site especial para mostrar ao internauta o que era verdadeiro e falso na propaganda eleitoral dos principais candidatos à presidência da República, a Agência Pública resolveu copilar toda essa investigação no e-book gratuito “Truco!”, lançado nesta semana. Para baixar o livro de graça, clique aqui.

Dividido por candidatos, o livro consiste, basicamente, na checagem das informações veiculadas nos programas eleitorais dos presidenciáveis na TV e ainda abre espaço para que os candidatos se posicionem, o que nem sempre a assessoria deles permitiu que fosse possível esclarecer de forma transparente.

Com um tom provocativo e bem humorado, o e-book “Truco!” tem identidade visual inspirada em jogos de cartas, desenhada pelo quadrinista Alexandre De Maio, além de ser uma excelente oportunidade para que os eleitores definam de forma clara em quem votar antes das eleições. Aos dados checados, são atribuídas cartas, de acordo com o que é apurado. São elas: “Truco!”, “Não é bem assim”, “Tá certo, mas peraí”, “Blefe”, “Zap!” e “Que medo”.

No livro, o eleitor irá ver, por exemplo, que o candidato Aécio Neves blefou ao dizer que Minas Gerais tem a melhor educação do Brasil; que Dilma se equivocou a dizer que a energia elétrica da usina de Belo Monte irá para todo o Brasil e que Marina mentiu ao dizer que conseguiu diminuir o número de desmatamento da Amazônia Legal na época em que foi ministra de Lula.

Também faz parte do e-book a série “Cartas na Mesa”, com três reportagens onde cidadãos e movimentos sociais questionam ações dos candidatos. Segundo o jornalista e coordenador do projeto, Maurício Moraes, um dos objetivos é estimular o debate eleitoral na internet, exigindo informações mais embasadas e projetos mais consistentes. “O livro traz o resultado de todas as checagens feitas no primeiro turno e mostra o que está por trás do discurso dos candidatos”, explica.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários