Médico alerta sobre os riscos da obesidade durante a gravidez

agosto 23, 2014

Foto: Site Mídia MS / Reprodução.


Mulheres com sobrepeso podem enfrentar uma série de problemas para engravidar e, até mesmo, concluir uma gestação. Segundo uma pesquisa do Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), a obesidade pode reduzir para um terço a probabilidade de gravidez em tratamentos de fertilização, além de trazer consequências sérias para a saúde, tanto para a mulher, quanto para o bebê.

A obesidade altera os níveis de insulina liberados pelo pâncreas na mulher, o que desencadeia uma produção anormal de hormônios masculinos pelos ovários e, por sua vez, levando a um quadro de anovulação (falta da ovulação). Durante a gravidez, o sobrepeso também pode causar problemas, como pré-eclâmpsia, diabetes e doenças respiratórias como a asma que, segundo especialistas, pode se agravar durante a gestação.

Ainda, o sobrepeso também pode afetar o bebê, que tem entre 50% e 60% de chance de nascer com macrossemia fetal (quando o recém-nascido tem um peso acima para a idade gestacional) e hipoglicemia. Por isso, uma dieta balanceada é fundamental para uma gestação tranquila e saudável. Para falar mais sobre este assunto, o Café com Notícias conversou com médico ginecologista e coordenador da Clínica Santa Fértil, Dr. Ricardo Leão. Acompanhe a entrevista:

1) De que maneira a obesidade por interferir na probabilidade de gravidez em tratamentos de fertilização?

O sobrepeso e a obesidade diminuem as taxas de sucesso de tratamentos de reprodução assistida por alterar o metabolismo dos hormônios femininos, conforme comprovam estudos científicos.

2) A obesidade pode interferir no equilíbrio hormonal da mulher que está querendo engravidar? Como isso acontece?

Sim, pode. O que chamamos de gordura periférica, principalmente aquela acumulada no abdômen, pode produzir hormônios sexuais e interferir no ciclo menstrual da mulher. Assim como, nas obesas, a proteína SHBG, responsável por carregar os hormônios sexuais, está aumentada. Esse aumento diminui os hormônios disponíveis e também pode interferir na fertilidade.

3) Quais as outras doenças que uma gestante com sobrepeso pode ter e que podem atrapalhar a gravidez? E como se dá o tratamento delas?

Uma gestante obesa está mais propensa a desenvolver aumento de pressão arterial, diabetes, pré-eclâmpsia (hipertensão ocasionada por gravidez) durante sua gestação. Assim como tem maiores chances de abortamento e morte fetal; o próprio parto também se torna mais difícil. Os tratamentos são direcionados de acordo com cada problema, mas um pré-natal de alto risco se faz necessário, preferencialmente com acompanhamento de outros profissionais como o endocrinologista e cardiologista.
Foto: Cícero Cavalli / Reprodução.

4) Maus hábitos alimentares podem interferir na qualidade ou na produção do leite materno?

Podem, na verdade, praticamente tudo que a gestante faz ou deixa de fazer interfere no leite materno, assim, é fundamental ter boa qualidade de vida e alimentação saudável para uma produção adequada de leite materno.

5) Uma gestante com sobrepeso pode fazer dieta e atividades físicas durante a gestação ou ela deve esperar para fazer esta dieta e exercícios depois que o bebê nascer?

A gestação não é o momento mais adequado para se iniciar uma dieta ou tornar-se uma atleta. Mas se a gestante já tem o hábito de atividades físicas desde antes da gestação, ela pode mantê-lo depois que engravidar. Sobre fazer uma dieta, é aconselhável desde que esta seja planejada por um nutricionista para que todas as necessidades nutricionais sejam atingidas.

6) Para finalizar, o que a mulher com sobrepeso deve fazer para ter uma gravidez saudável e tranquila?

É de extrema importância que a mulher prepare previamente a gestação para reduzir o peso com saúde e fazer um bom controle de pré-natal.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários