IBGE lança livro "Brasil em Números" no Instituto Inhotim, na Grande BH

agosto 30, 2014



Uma oportunidade de entender o crescimento do Brasil nos últimos anos, bem como compreender os impactos que os investimentos em políticas públicas geram na sociedade. Esta é a proposta da versão 2014 do livro Brasil em Números, lançado na manhã desta sexta-feira (29/08), pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte.

Disponível em português e em inglês, o livro Brasil em Números é fruto de uma rigorosa análise de dados colhidos e confrontados pelo IBGE entre 2007 e 2012. Além disso, a publicação está disponível gratuitamente na internet e foi dividida em 22 temas, todos comentados por professores, técnicos e pesquisadores das mais diversas áreas.

Ao todo, o livro Brasil em Números possui mais de 400 páginas e foi lançado na mesma semana que o IBGE divulgou a estimativa que, atualmente, o Brasil possui 202.768.562 de habitantes, sendo São Paulo a cidade mais populosa do país, com 11.895.893 habitantes. Já a capital mineira aparece em sexto lugar com 2.491.109 habitantes.

Ilustrado e com informações muito ricas sobre o Brasil contemporâneo, o livro Brasil em Números reúne informações sobre características demográficas e socioeconômicas da população, os impactos dos investimentos em saúde pública, educação e mobilidade, por exemplo; além de um posicionamento sobre a influência das atividades agropecuárias, industriais, comerciais, de serviços, finanças, incluindo dados comparativos entre os estados brasileiros.

A título de curiosidade, entre alguns dados apresentados no livro Brasil em Números, é possível averiguar que 95% dos brasileiros recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) na hora de procurar um tratamento. Além disso, Minas Gerais no ano passado foi o estado que conseguiu alcançar todas as metas de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde.

Na educação, o Brasil teve queda na taxa de analfabetismo, apesar dos números ainda serem considerados altos pelos padrões internacionais. Tínhamos 9,3% de analfabetos em 2007, enquanto em 2012 esse índice passou para 8%. O nível educacional também refletiu no número de pessoas com carteira assinada. Em 2012, 68,6% da população brasileira estava recebendo até dois salários mínimos.

Escrito de forma bastante explicativa, o livro Brasil em Números é uma oportunidade muito rica do brasileiro entender um pouco mais sobre o seu próprio país, principalmente numa época de campanha eleitoral em que precisamos entender as políticas públicas feitas até então e o que precisa ser melhorado ou fortalecido, antes de escolher determinado candidato ou partido. Vale a pena conferir!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Wander Veroni
Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários