#Obituário: Na mesma semana, a literatura brasileira perde João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves

julho 20, 2014

Foto: Site do Jornal A Tarde / Reprodução.


Tem algumas coincidências que são tristes. E, recentemente, o mundo da literatura teve uma dessas. Na mesma semana, em um intervalo curto de tempo, perdemos os escritores João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves. O primeiro uma referência internacional de estudo sobre a sociedade brasileira e o segundo um dos melhores cronistas e filósofos contemporâneos da atualidade.

Dificilmente alguém passou pela escola ou pela universidade sem ler os livros (ou textos) destes dois escritores que, com toda certeza, defenderam as cores, a cultura e a beleza do povo brasileiro. Dentro do universo amplo da literatura, cada um dos dois construiu o seu espaço, mas em comum a discussão social sempre esteve ali, mostrando que é possível ir além.

João Ubaldo Ribeiro faleceu na madrugada dessa sexta-feira (18/07) de embolia pulmonar no Rio de Janeiro aos 73 anos. O velório aconteceu no Salão dos Poetas Românticos da Academia Brasileira de Letras, porém a cerimônia sofreu atrasos por conta da chegada dos filhos do escritor que moram em outros estados e no exterior.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos do autor estão os livros “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Além disso, Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Desde 1993, era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras.
Foto: Site File Magazine / Reprodução.

Apesar de ter formado em Direito, João Ubaldo Ribeiro nunca exerceu a profissão. Além de escritor e ensaísta, ele trabalhou como jornalista, atuando como repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia. Além disso, Ribeiro foi também colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.

Já o mineiro Rubem Alves, natural de Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, faleceu neste sábado (19/07), vítima de falência múltipla de órgãos, aos 80 anos. Há alguns ele morava em Campinas, na Grande São Paulo. Desde o dia 10 de julho, o escritor estava internado na UTI do Hospital Centro Médico de Campinas com um quadro de insuficiência respiratória, devido a uma pneumonia.

Como educador e ensaísta, Rubem Alves era contrário ao sistema de ensino que prioriza o conteúdo que vai cair no vestibular ao invés de trazer o conteúdo para a realidade do aluno. E esse pensamento ele fazia questão de enfatizar em suas entrevistas, colunas e artigos do qual pudesse entrar neste assunto. Alves também atuou como colunistas da Folha de S. Paulo e professor da Unicamp.

Entre as obras infantis que escreveu estão "A volta do pássaro encantado" e "A pipa e a flor". Alves escreveu também sobre teologia, filosofia, educação, além de crônicas. É autor de "Tempus fugit", "O quarto do mistério", "A alegria de ensinar", "Por uma educação romântica" e "Filosofia da ciência", e diversos outros. Em 2009 ficou em 2º lugar do Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas, com o livro "Ostra Feliz Não Faz Pérola", um dos seus livros mais aclamado pelo público e pela crítica.

E você, conhece a obra de João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves? Já pensou em revisitar? Em homenagem a estes dois grandes escritores brasileiros o blog Café com Notícias selecionou duas versões digitais gratuitas de livros destes autores. O primeiro é o livro Viva o Povo Brasileiro, do João Ubaldo Ribeiro, e o segundo é o livro Ostra Feliz Não Faz Pérola, de Rubem Alves. Boa leitura!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários