Livro "Longa caminhada até a liberdade" traz a autobiografia de Nelson Mandela

julho 18, 2014

 

"O que realmente conta na vida não é apenas o fato de termos vivido; é a diferença que fizemos nas vidas dos outros que determina importância da nossa própria vida". (by Nelson Mandela)



Um homem que lutou boa parte da vida pelo fim do apartheid e pela promoção da igualdade étnica na África do Sul. Este foi Madiba – mais conhecido como Nelson Mandela, que faleceu em dezembro de 2013, mas o seu legado continua vivo não só no continente africano, mas em todo o mundo. 

Para contar a história de vida de Nelson Mandela, a editora Nossa Cultura lançou, com exclusividade aqui no Brasil, a autobiografia Longa caminhada até a Liberdade. O livro narra infância dele em uma comunidade tribal no interior da África do Sul, passando pela importância que a educação de origem europeia teve na vida dele, fazendo-o despertar sobre as injustiças e humilhações sofridas pela população negra no país onde morava.

Dono de uma trajetória digna de um herói de ficção, Madiba sempre será lembrado como um dos maiores nomes de todos os tempos. Na autobiografia ele conta com detalhes os momentos que viveu desde o nascimento até o marcante dia de posse como presidente da África do Sul. 

“Aquele dia havia chegado através dos sacrifícios inimagináveis de milhares de pessoas do meu povo, pessoas cujo sofrimento e coragem não poderão se contados ou reembolsados. Senti naquele dia, como tenho sentido em tantos outros dias, que eu era apenas a soma de todos aqueles patriotas africanos que vieram antes de mim”, conta Mandela na página 760.

Símbolo na luta contra o apartheid, Mandela mostra no livro ser dono de uma humildade sem tamanho. Considerado um “Deus” para o povo africano, ele fala como se sentia: “Eu queria primeiramente dizer para as pessoas que eu não era um messias, mas um homem comum que havia se tornado um líder por causa de circunstâncias extraordinárias”.
Foto: Site A Tarde Online / Reprodução.

Ainda, o leitor vai conhecer os momentos mais importantes da vida de Madiba, principalmente o que ele passou durante os quase 27 anos em que ficou encarcerado na Ilha de Robben. “Eu estava preparado para a pena de morte. Para se estar verdadeiramente preparado para algo, tem-se de fato esperar que esse algo aconteça. Não se pode estar preparado para algo enquanto secretamente se acredita que esse algo não vai acontecer. Nós todos estávamos preparados, não porque éramos corajosos, mas porque éramos realistas”, conta Mandela no livro.

Durante toda obra, é possível perceber que o ícone político Nelson Mandela dá lugar ao ser humano, mesmo com suas falhas e aprendizados, amizades e amores. No decorrer do livro, vê-se o desenvolvimento da consciência política, o papel na formação da Liga da Juventude do CNA e os difíceis anos em que o africano passou escondido: “Depois de atravessar a fronteira, respirei profundamente. O ar de nosso lar sempre tem um aroma doce depois que passamos algum tempo longe”, afirma Madiba em outro trecho do livro.

Os textos em forma de desabafo que originaram o livro Longa caminhada até a Liberdade começou a ser escrito de forma clandestina em 1974, durante o período em que o ex-presidente da África do Sul ficou preso. Nesse período, ele recebeu ajuda de diversos colegas de prisão para desenvolvê-lo. Entretanto, o manuscrito foi descoberto e confiscado pelos guardas. Madiba só conseguiu voltar a escrever após ser libertado em 1990.

Composto por mais de 750 páginas que relatam uma das trajetórias de vida mais extraordinárias que já se viu, a obra também tem fotos que retratam diversos momentos do ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993. E para finalizar, uma curiosidade: nesta sexta-feira (18/07) é comemorado o aniversário de Madiba. Em homenagem a este grande homem, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu, em novembro de 2009, que a data seria comemorada também o Dia Internacional Nelson Mandela - Pela liberdade, justiça e democracia.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários