João Pessoa sedia a Copa do Mundo de Robótica 2014 no Brasil

julho 28, 2014

Foto: Embratur / Reprodução.


Entre os dias 19 a 25 de julho, a cidade de João Pessoa, na Paraíba, sediou a Copa do Mundo de Robótica 2014, a Robocup. Realizado pela primeira vez na América do Sul, o torneio tecnológico reuniu cerca de 3 mil competidores oriundos de cerca de 50 países. Para a edição deste ano, o Brasil disputou a candidatura com o Japão e o Canadá em 2012, em um evento realizado anteriormente na Cidade do México.

Considerada um dos maiores eventos de robótica e inteligência artificial do mundo, a Robocup envolve disputas em cinco categorias principais: Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior, além de jogos e demonstrações. No Brasil, o evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, pela Federação Mundial de Robótica em parceria com o Ministério do Esporte, Embratur e dezenas de universidades do País.

“A Robocup foi realizada alguns dias depois da Copa do Mundo FIFA 2014 e vem confirmar a vocação do Brasil como sede de grandes eventos das mais diversas áreas, seja esportivo, religioso, de negócios ou de tecnologia”, explica o presidente da Embratur, Vicente Neto. Atualmente, o Brasil está entre os dez países que mais realizam eventos internacionais segundo o ranking da Internacional Congress and Convention Association (ICCA).
Fotos: Embratur / Reprodução.

Antes mesmo da Robocup começar, a Copa do Mundo da FIFA 2014 possibilitou dar uma janela interessante ao evento colocando a robótica brasileira como pauta internacional. É que na abertura do Mundial foi apresentado ao público o exoesqueleto, tecnologia que possibilitou um paraplégico brasileiro dar o pontapé inicial para o evento esportivo de futebol, realizado por 156 pesquisadores de 25 países e liderada pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis (Duke University, EUA, e do Instituto de Neurociência de Natal, Brasil).

As pernas do exoesqueleto eram controladas pelo paraatleta, Juliano Pinto, de 29 anos, através de impulsos cerebrais captadas por eletrodos em um boné na cabeça de Juliano. De acordo com os organizadores, este foi o objetivo central do projeto internacional: permitir que uma pessoa paralisada possa movimentar seus membros. Confira no vídeo:


Um pouco mais de um mês depois da Copa do Mundo, a Robocup não esqueceu do futebol. Um dos destaques do evento foi a disputa de futebol entre robôs desenvolvidos por alunos do Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo. De acordo com o professor de Engenharia Elétrica da FEI Ronaldo Bianchi, os robôs raciocinam e têm total autonomia na hora do jogo.

“Foi um grande evento científico, em que estudantes, pesquisadores e especialistas têm uma oportunidade de compartilhar informações. As competições são importantes, mas ganha quem aprende mais. O objetivo principal é a pesquisa, tanto que, após as competições, os desenhos dos projetos ficam disponíveis para todos. Há uma grande transferência de conhecimento”, ressalta o professor e coordenador da RoboCup.

A Copa do Mundo de Robótica 2014 colocou mais uma vez o Brasil no cenário mundial e promove o País como destino turístico e de estudos. “Além chamar a atenção da comunidade científica para o Brasil, a realização de um evento como esse promove também a Paraíba como um excelente destino turístico do País. O estado tem belas e charmosas praias, algumas badaladas e outras mais calmas, além de falésias coloridas, agradando assim os mais diversos perfis de turistas que procuram destinos de Sol e Praia”, destacou Vicente Neto.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários