"Império" estreia com a missão de recuperar o interesse do público pela novela das 9

julho 21, 2014



Com a missão de recuperar o interesse do público da faixa das 9, a Rede Globo estreia nesta segunda-feira (21/07), logo após o Jornal Nacional, a novela Império. Escrita por Aguinaldo Silva e com direção-geral de Rogério Gomes, a trama promete resgatar os elementos clássicos de um folhetim mas, desta vez, utilizando duas vilãs e um anti-herói. Para ver o trailer exclusivo da novela, clique aqui.

Império conta a história do pernambucano José Alfredo de Medeiros (interpretado por Chay Suede na 1ª fase e na posterior por Alexandre Nero) que decide ir para o Rio de Janeiro atrás do irmão para tentar uma vida melhor. Chegando na cidade, ele se apaixona perdidamente pela própria cunhada, Eliane (Vanessa Giácomo), mais velha do que ele, que é esposa do seu irmão, Evaldo (Thiago Martins).

Por sempre nutrir inveja da irmã Eliane, Cora (Marjorie Estiano) faz de tudo para impedir que a irmã viva esse amor proibido. Ela arma um plano para que Evaldo saiba do caso extraconjugal, fazendo com que Eliane não consiga se encontrar com José Alfredo na rodoviária, numa fuga que o casal apaixonado tinha combinado.
Foto: GShow / TV Globo / Reprodução.

Mas é na rodoviária que a vida de José Alfredo muda. Bastante triste por achar que a amada preferiu ficar com o irmão ao invés de fugir com ele, o rapaz chora copiosamente sozinho, sem saber para onde ir. Até que ele encontra Sebastião (Reginaldo Faria), que pede para que ele conte a sua história e, no final, lhe convida para trabalhar como segurança.

Mal sabia José Alfredo que eles estavam indo para um garimpo, no interior do Brasil, mais precisamente no Monte Roraima. No local, ele descobre que Sebastião trabalha com a venda de pedras preciosas e, por um golpe do destino, José Alfredo que não tinha nada passa controlar um esquema de venda de diamantes e, no futuro, dono de uma cadeia de joalherias, um verdadeiro império que pode ser diluído por conta da ganancia dos filhos e da ex-esposa Maria Marta (Adriana Biroli / Lilian Cabral).

Além disso, Império terá um núcleo popular apostando em histórias do subúrbio onde vive, por exemplo, a família da protagonista Cristina (Leandra Leal), filha bastarda de José Alfredo, e a manicure Naná, interpretada por Viviane Araújo, campeã da quinta edição do reality show A Fazenda, na Rede Record.
Fotos: GShow / TV Globo / Reprodução.

A novela ainda terá quatro personagens homossexuais: o blogueiro venenoso Teo, interpretado por Paulo Betti; Ailton Graça, que vive o cabeleireiro e líder comunitário Xana Summer; e José Mayer, que interpreta o cerimonialista Claudio Bolgari, que tem um caso extraconjugal com o jovem Leonardo de Souza, vivido por Klébber Toledo.

Opinião

Depois do fiasco de Em Família, a novela Império chega no horário nobre com uma missão muito difícil: recuperar o público que fugiu da TV aberta nesta faixa. Parece complicado, mas a Globo está se cercando de todos os cuidados possíveis para que a próxima novela de Aguinaldo Silva consiga, pelo menos, se fixar na casa dos 40 pontos de audiência.

Por isso, Império já nasce bastante antenado com o que funciona e o que não funciona no público. O próprio Aguinaldo Silva afirmou isso em uma entrevista ao site do jornal Estadão que as redes sociais – em especial o Twitter, são uma forma de ter feedback do público em tempo real, sendo um importante instrumento de mensuração.
Foto: GShow / TV Globo / Reprodução.

Há dois anos, quando Avenida Brasil estava no auge, muitos autores vieram a público falar o quanto a novela tinha sido inovadora por propor a tão cobrada agilidade nas histórias cercadas de ganchos dramáticos e reviravoltas. Mesmo com todo esse feedback – por teimosia ou estilo, os autores que vieram na sequencia não conseguiram captar esta nova demanda do público.

Usuário das redes sociais e blogueiro, Aguinaldo Silva é um dos poucos roteiristas da seleta faixa das 9 que acompanhou e semeou muitas discussões em torno deste assunto e tem agora, a oportunidade, de mostrar que pode sim fazer um novelão clássico sem inventar a roda, mas sem fazer com que o público ande em círculo na mesma história. A sorte está lançada!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários