Anderson Criativo fala sobre o Social Media Day São Paulo 2014

julho 29, 2014



No dia 30 de julho, acontece em São Paulo o Social Media Day 2014. O evento criado pelo blog Mashable, nos Estados Unidos, têm como destaques os representantes das principais redes sociais, tais como Christian Rôças, Strategic Partnership Brazil no Facebook e Instagram; Ligia Ishida, Marketing Lead Latam no LinkedIn e Luiz Felipe Barros, Country Manager do Viber.

O meetup contará também com nomes de marcas conceituadas tais como Deezer, Zendesk, Oppa Design, Trustvox e Arco.vc. Em 2014, o #smdaysp será apresentado e mediado por Jacqueline Lafloufa, editora do Blog Brainstorm9 e Tecnoblog. A venda do último lote tem o preço promocional de R$150 e os inscritos ganharão o acesso gratuito ao Deezer por três meses. Para falar mais sobre o Social Media Day 2014, o Café com Notícias conversou com o fundador da Neelkeen e um dos organizadores do evento em São Paulo, Anderson Criativo, de 36 anos. Acompanhe:

1) Como surgiu o Social Media Day e o que o público encontrará na edição do evento em São Paulo?

O Social Media Day surgiu em 2010, idealizado pelo blog Mashable, e se expandiu para mais de 90 países buscando refletir a realidade a maturidade do setor e dos profissionais da área. Organizamos no mesmo ano a edição do evento aqui em São Paulo, que reuniu a segunda maior comunidade mundial das edições realizadas, ficando atrás apenas de Nova York, cidade de origem do evento. Na edição de 2012 tivemos outro recorde de público, com 750 pessoas reunidas no Expo Center Norte.

Em 2014, preparamos um evento com uma audiência menor e mais premium com apenas 150 profissionais ligados às áreas de planejamento de comunicação, mídia, community managers e analistas do setor, para que de fato, as pessoas possam aproveitar o evento ao máximo; fazer network; aprender novas maneiras de gerir e analisar ações nas mídias sociais; e também estimular a avaliação crítica de seu planejamento e conteúdo.
Foto: Site Tech Tudo / Reprodução.

O Social Media Day tem algumas características marcantes: público disposto a apresentar e trocar experiências; palestrantes que dificilmente são vistos em outros eventos do setor - teremos LinkedIn, Facebook / Instagram e Viber no palco! - e conteúdos criados sob medida para o evento.

2) E esta parceria do Social Media Day São Paulo com o Deezer, como se deu?

Por network. Conheço os executivos do Deezer desde quando eles começaram suas operações no Brasil. Eles conhecem a grandiosidade e relevância do Social Media Day, então firmamos esta parceria visando uma grande oportunidade de negócios.

3) Um dos destaques do Social Media Day São Paulo é a presença de profissionais representantes do Facebook, LinkedIn e Viber. O que você pode adiantar a respeito da participação deles no evento?

Os representantes estarão no palco do Social Media Day com o objetivo de trazer o que há de mais atual em cada rede social e alimentar os profissionais com ideias que podem levá-los a pensar fora da caixa em seus projetos. 

O tema da edição deste ano é "O desafio das empresas hiperconectadas: criar comunidades e gerar oportunidades" e marca os 10 anos de existência do Facebook e a maturidade do setor. Portanto, o público pode esperar uma curadoria de conteúdo com profundidade e abordagem direta e específica.

4) A organização pretende levar o Social Media Day para outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, por exemplo?

No momento não temos planos de expandir o Social Media Day para outras cidades brasileiras. Por enquanto!

5) Considerado uma profissão relativamente nova no mercado, o Analista de Mídias Sociais é considerado em algumas empresas como um cargo estratégico. Na sua avaliação, quais os requisitos fundamentais para que um profissional desta área consiga se destacar no mercado de trabalho?

O principal desafio está na grande diversidade de disciplinas envolvidas na gestão de mídias sociais uma vez que se trata de um perfil simultaneamente comunicativo e científico e exige uma postura bastante eclética e flexível dos profissionais envolvidos.
Foto: Site Social Web Things / Reprodução.

Acredito que dentre as principais competências desejadas em um profissional de Social Media, quatro são básicas: comunicação, engajamento, análise e reconhecimento de novas oportunidades, esta última, talvez seja a mais complexa por consistir na habilidade de manter-se constantemente atualizado e trazer para a marca insights sobre cada nova plataforma e tecnologia, assim como uma capacidade de mapeamento para compreender quem é quem dentro do universo de influenciadores da mídia digital.

Pode ser difícil encontrar um profissional com todas essas habilidades, já que em sua maioria, muito ou têm aspectos comunicativos ou somente estratégicos, mas o mais importante é o candidato compreender que é preciso se esforçar para aprender um pouco mais do skill que não é seu ponto forte.

6) E para finalizar: como as redes sociais podem impulsionar ou gerar novas possibilidades de negócios em comunicação? Você acredita que ainda há resistência na mídia tradicional em relação às possibilidades da internet?

Nas redes sociais dos clientes estamos conversando com pessoas interessadas no negócio dos nossos clientes e, para isso, é necessário conhecer e saber envolver pontualmente cada seguidor das marcas com que trabalhamos. Nesse sentido, acredito que as marcas precisam entender seu próprio potencial de reunir pessoas legitimamente envolvidas com sua identidade, aproveitando o alcance proporcionado pelas redes sociais.

Sobre a resistência da mídia tradicional, avalio que estamos ultrapassando algumas barreiras, por exemplo, com veículos de comunicação impressos se tornando digitais ou mesmo programas de TV interativos com comentários nas redes sociais. Porém, fica a lição para o mercado pensar em uma melhor integração e aproveitamento das plataformas tradicionais com as novas possibilidades online.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários