Especialista fala sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos

julho 29, 2014

Foto: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Reprodução.


Na seção Café Convidado desta semana, a economista e fundadora da ONG Banco de Alimentos, Luciana Chinaglia Quintão, fala sobre a importância de evitar o desperdício, o quanto isso pode refletir na nossa economia e, principalmente, no modo como gastamos não só os alimentos, mas os recursos naturais.

Para Luciana, a cultura do desperdício está enraizada nos brasileiros nas mais diversas formas e quando rompemos esta corrente histórica conseguimos fazer uma sociedade melhor, capaz de saber o valor das coisas e dos outros. Ainda no texto, ela fala também sobre as ações ONG que administra. Abaixo, confira o artigo:

O ralo do desperdício e a escolha de todos nós



Por Luciana Chinaglia Quintão*



Por acreditar que somos responsáveis – ou, pelo menos, co-criadores – por tudo que está à nossa volta, há 16 anos fundei a ONG Banco de Alimentos com o intuito de combater o desperdício de alimentos, contribuindo para minimizar os efeitos da fome e da desnutrição. Defendo, firmemente, que o grau de desenvolvimento, seja de um indivíduo ou de uma nação, está ligado ao nível de consciência que se consiga atingir.

No Brasil, há um descaso enorme em relação aos recursos, que todos sabemos ser limitados, o que se traduz em uma grande irresponsabilidade individual e coletiva. Neste país, desperdiça-se tudo! Todos se lembram da questão recente da energia, que fez com que muitas pessoas repensassem o consumo necessário.

Há a questão da água; das nossas riquezas naturais extraídas de forma exploratória, em vez de autossustentável. Existe a questão do dinheiro, pois pagamos os nossos impostos — os quais muitas vezes são desperdiçados, pois estes recursos não chegam ao destino certo, perdendo-se pelo caminho. Há, ainda, a questão dos alimentos e, consequentemente, da fome. Para se ter uma ideia do que é desperdiçado, podemos trazer à luz as seguintes informações:

- segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), perde-se por ano, no mundo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos – o equivalente a 30% do que é produzido;
- 26,3 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo por ano.
Foto: iStock / Reprodução.

A ONG Banco de Alimentos faz a ponte entre onde sobra e onde falta alimentos. Atua recolhendo excedentes de comercialização, isto é, alimentos perfeitos para consumo que não foram vendidos, tendo o lixo como destino. Atualmente recolhemos, em média, 30 mil quilos de alimentos por mês, beneficiando, no mesmo período, mais de 21 mil pessoas. Nestes 16 anos já “salvamos do lixo” mais de 5.434.171,38 quilos de alimentos, destinando-os a milhares de pessoas.

Retornando à questão da responsabilidade individual e da criação da realidade por meio dos nossos atos, enfatizo que toda a sociedade – política e civil – é, de alguma forma, conivente com este quadro de desperdício.

Pensando em colaborar para disseminar a cultura do combate ao desperdício no consumo por meio do aproveitamento integral dos alimentos, nossa equipe de nutricionistas desenvolveu uma série de receitas para um livro muito especial. A obra é a união de receitas criativas e saborosas ao objetivo de incentivar a prática da gastronomia sustentável – postura que contribui para a mudança da cultura no preparo dos alimentos.

Intitulada de Gourmet & Sustentável: cozinhando com as partes não convencionais dos alimentos o livro é mais um projeto da ONG Banco de Alimentos para contribuir com a transformação do comportamento social em relação ao alimento e à forma de se alimentar – com mais respeito e menos desperdício. Acredite: cada pequeno gesto conta, pois somente agindo diferente teremos um mundo diferente.




 _____________________________
*Perfil: Luciana Chinaglia Quintão é economista com formação antroposófica, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos. A economista conquistou o Prêmio PNBE de Cidadania – Categoria “Entidade de Destaque”, em 2002 e outros. www.bancodealimentos.org.br








  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.










Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários