Zica Assis fala sobre o lançamento do Salão Beleza Natural em BH

junho 09, 2014

Foto: Débora Freitas / Reprodução.


Ter orgulho dos seus cachos e não precisar mais entrar na ditadura do cabelo liso. Foi pensando em conquistar esse público é que o Instituto Beleza Natural abriu sua primeira filial em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com mais de 20 anos de atuação, o salão recebia todos os meses, centenas de mineiras que iam ao Rio de Janeiro exclusivamente para cuidar dos cabelos crespos. Com a estreia da filial em BH, agora elas não precisarão mais.

Para falar mais sobre esta novidade, o Café com Notícias conversou com a sócia-fundadora e embaixadora do Instituto Beleza Natural, Heloísa Helena Belém de Assis – mais conhecida como Zica Assis, 53 anos, natural da comunidade Catrambi, próxima à Tijuca, no Rio de Janeiro. Zica é empreendedora Endeavor e foi eleita uma das mulheres de negócio mais poderosas do Brasil pela revista Forbes. Acompanhe:

1) O que motivou o Beleza Natural vir para Belo Horizonte e escolher a capital mineira para a primeira filial?

Antes de vir para Minas Gerais, o Beleza Natural recebia mais de 1.800 mineiras mensalmente, que viajavam para o Rio de Janeiro em caravanas mensais. Além disso, há um estudo de geomarketing que aponta Minas Gerais como um público relevante para nosso negócio: são mulheres e homens das classes B, C e D, entre 18 a 45 anos, que têm cabelos crespos e ondulados e não desejam alisá-los, mas sim deixá-los bonitos naturalmente com cachos definidos e hidratados.

2) BH é uma das cidades brasileiras com a maior população negra. Você acredita que existe uma carência do mercado em dialogar melhor com esse público?

O Beleza Natural é um salão único, com a proposta de valorizar os cabelos crespos, ondulados e cacheados de mulheres de todas as cores e raças. Negras, brancas, pardas, enfim. Somos um país miscigenado e 70% da nossa população tem cabelos crespos em algum nível. Nada mais justo do que termos um salão que ofereça um tratamento direcionado e especializado neste tipo de fio.

Nós, os quatro sócios, nos identificamos com a nossa cliente, já estivemos do “lado de lá”. Conhecemos profundamente seus problemas, o que elas desejam. Quando fundamos o primeiro salão Beleza Natural conhecíamos muito bem os problemas que cada um de nossos clientes vive: uma batalha com o próprio cabelo, baixa autoestima, dificuldade para relacionar-se profissionalmente e socialmente. 

E isso fez toda a diferença e faz até hoje. Diria que somos gestores apaixonados pelo nosso negócio. Amamos trabalhar com beleza e autoestima. Não adianta começar um negócio pensando apenas em ganhar dinheiro. O importante é entender do que se vai fazer e, principalmente, amar esta atividade verdadeiramente. E, mais do que tudo, sonhamos alto e nunca deixamos de acreditar neste sonho.
Foto: Débora Freitas / Reprodução.

3) No evento de inauguração do Beleza Natural em BH houve um desfile com os próprios clientes. Como surgiu essa ideia e qual foi a resposta que você observou no público?

É muito bom poder mostrar histórias de clientes e colaboradores que mudaram suas vidas (para melhor!) após conhecer o Beleza Natural. Para o desfile de lançamento da marca apresentamos nossas “modelos de autoestima”. São pessoas que optaram por revolucionar sua vida por meio da transformação de seus cabelos, pela valorização de sua beleza natural.

Não só nos desfiles, mas em todas as nossas peças publicitárias, cartazes e embalagens utilizamos clientes ou colaboradoras. Isso mostra verdade na nossa comunicação, a cliente se enxerga nas peças e produtos.  No Beleza Natural temos uma visão de negócio muito clara: fazer as pessoas mais felizes, promovendo beleza e autoestima.

Aqui, ficamos sempre atentos ao que as clientes querem e desejam para se sentirem mais bonitas e confiantes em seu dia-a-dia. Em nossos institutos, não vendemos apenas cortes, relaxantes ou embelezamento das mãos ou pés. Vendemos autoestima e queremos que as clientes saiam de lá se sentindo mais bonitas e, portanto, mais felizes.

Acreditamos que, assim, conseguiremos levar mais felicidade, trabalho, emprego, sorrisos para o Brasil e para o mundo. Afinal, um cabelo bonito influencia, e muito, no bem-estar da pessoa. Se a pessoa se sente mais bonita, com autoestima mais elevada, entra mais confiante numa entrevista de emprego e tem mais chances de conseguir a vaga.

Na vida pessoal, a beleza e a autoestima mais elevadas ajudam na paquera, na conquista, no modo como nos relacionamos socialmente. Por isso, digo que um cabelo bonito pode, sim, mudar a vida das pessoas! E isso pôde ser visto com nitidez na reação do público, ao observarem as fotos do “antes e depois” das modelos. Nós estamos falando de histórias reais, de pessoas reais.

4) O Beleza Natural trabalha com um resgate dos cachos do cabelo crespo fugindo do padrão liso empregado em muitos salões. Na sua avaliação, de que forma esse novo paradigma interfere no mercado da beleza?

Quem tem cabelos crespos ou ondulados sabe da dificuldade de cuidar deste tipo de fio; e até então não existia nenhum tipo de possibilidade para tratá-lo. Assim, as pessoas se viam obrigadas a “alisar” ou se render a outras formas que não a valorização do seu cabelo como é, natural. O que não adianta nada pois, mesmo alisados, na maioria das vezes continuam presos.

Por isso, nosso carro-chefe, o Super-Relaxante, um tratamento desenvolvido e aprimorado por nós em mais de 10 anos de pesquisas faz tanto sucesso. Ele tira o volume dos fios, tornando os cabelos crespos e ondulados mais maleáveis, brilhosos e com cachos definidos.

A liberdade e a satisfação de ter um cabelo solto e natural não tem preço. Essa onda de liberdade é o sonho de todas que possuem os cabelos crespos. Sempre apoiei as cacheadas a manterem sua identidade. A cultura dos cachos está cada vez mais forte. São novelas com protagonistas cacheadas, atrizes e cantoras valorizando seus cachos... Assuma seus cachos e seja feliz!
Fotos: Site Factual / Reprodução.

5) O Beleza Natural tem um projeto muito interessante de tratamento gratuito. Como é que nasceu a ideia desta iniciativa e como ela funciona?

O tratamento gratuito é oferecido às clientes de primeira vez nos Centros de Desenvolvimento Técnico, que é onde são ministrados diariamente cursos de formação e de aperfeiçoamento dos colaboradores. Em Belo Horizonte o CDT está na Rua Guajajaras, 931 - 10º andar – Centro. Além disso, é a oportunidade para as pessoas entenderem e conhecerem o tratamento, conhecer o trabalho das colaboradoras e ver que podem também mudar de vida.

Para participar, além de ser cliente de primeira vez, é preciso estar há três meses sem utilizar nenhum tipo de química nos fios. O atendimento é feito com hora marcada pelas colaboradoras em treinamento. É preciso ter mais de 12 anos, agendar o atendimento por telefone e levar documentos de RG e CPF no dia marcado.

Menores (de 12 a 18 anos) devem ir acompanhados de um responsável. Agendamento exclusivo pelo telefone: (31) 2105-3684. O tratamento Super-Relaxante será feito gratuitamente, mas a cliente deverá comprar o Kit de Manutenção (composto por shampoo, condicionador, tratamento e pentear) para continuar o tratamento em casa.

6) A história do Beleza Natural se confunde muito com a sua história. Quais são os próximos passos para o Beleza Natural? Há algum sonho que ainda não foi realizado?

33% das ações da empresa foram vendidos para o fundo GP Investments, que deu origem a um plano de expansão bastante ousado do Beleza Natural por todo o país. A meta é ter 120 Institutos inaugurados até 2018, sendo que 26 estarão em Minas Gerais.

É difícil falar de sonhos não realizados. Mas meu desejo é dar a oportunidade a todas as pessoas que passam por tudo o que passamos (e eu falo de mim, dos meus sócios e de todas as pessoas que foram impactadas pelo Beleza Natural de alguma forma) de realizar os seus sonhos, de mudar de vida.

Por onde passamos, temos a oportunidade de transformar vidas, de gerar emprego e inspirar novos talentos. O Beleza Natural é mais do que uma empresa, é poder espalhar alegria, beleza e autoestima pelo Brasil e pelo mundo.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários