Jornalista curitibano escreve livro que revela curiosidades sobre a Copa do Mundo

junho 23, 2014

Foto: Site Mercado Livre / Reprodução.


Curiosidades e momentos históricos da Copa do Mundo. Foi a partir destas abordagens que o jornalista curitibano Lycio Vellozo Ribas escreveu o livro O Mundo das Copas: As curiosidades e os momentos históricos do maior espetáculo do esporte mundial, editado pela Academia do Livro. Em São Paulo, o lançamento do livro será no dia 25 de junho, às 19h, no Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu – Pacaembu, em SP).

Voltado para os torcedores de todas as épocas e aficionados por futebol, o livro reúne um rico acervo de infográficos ilustrados, fotos, escudos de todas as seleções, jogadores em formato de figurinhas de álbuns, estádios, ficha técnica dos jogos, estatísticas, além de textos criativos que relatam os jogos mais épicos da história da Copa do Mundo.

Uma das novidades do livro é o conteúdo interativo. Por meio de um QR Code que direciona para o site oficial da publicação, o leitor vai poder conferir, a cada final de Copa do Mundo, uma atualização completa com vídeos e informações extras. “O conteúdo interativo é um grande diferencial. Quando livros são lançados, eles infelizmente se fecham para novas informações. Já um site pode ser atualizado a qualquer momento”, explica Ribas.
Foto: Site Jornal Gazeta do Povo / Reprodução.

Para escrever o prefácio do livro, o jornalista e autor Lycio Vellozo Ribas convidou nada mais, nada menos que Tostão, tricampeão do Mundo com a seleção brasileira na Copa de 1970, médico, escritor, cronista e um dos ex-jogadores que mais contribuíram para a história do futebol brasileiro. “O livro mostra detalhes sobre todas as informações. E tem essa preocupação, de resgatar coisas que nunca foram noticiadas ou que se perderam”, diz Ribas.

Ainda, a obra traz as súmulas atualizadas, de acordo com a revisão que a FIFA executou nos documentos de todas as Copas. Uma operação "pente-fino", que chegou a corrigir até mesmo autores de gols: casos como o do iugoslavo Jerkovic, que levou 30 anos para ser reconhecido como artilheiro único da Copa de 1962, mas que em 2010 “perdeu” o posto.

Na seção de curiosidades, o leitor se diverte com os bastidores e revelações deste universo dos Mundiais. Seria possível escalar um time só de jogadores carecas? Ou de jogadores que aplicaram “golpes de kung fu” nas partidas? Há ainda o hall da fama dos apelidos. Quem conhece o Patada Atômica? O Homem Borracha? A Pulga? El Mago? Gengis Khan? Tudo com a sutileza e a paixão de um profissional que dedicou anos para abordar o assunto num só material.


Sobre o autor

Graduado em Publicidade e em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, Lycio Vellozo Ribas é jornalista esportivo desde 1998, ano em que começou a trabalhar no Jornal do Estado (atual Bem Paraná), em Curitiba. Era subeditor de esportes durante a Copa do Mundo de 1998.

Depois, chegou aos cargos de editor e secretário de redação, que ocupou durante as Copas de 2002, 2006 e 2010. Mas a carreira como pesquisador de informações sobre futebol começou mesmo em 1982. De porte de um álbum de figurinhas, ele acompanhou o Mundial daquele ano – e, assim como milhões de brasileiros, sentiu-se órfão de uma seleção que jogava bonito, mas não levou o título.

Ali começou a busca por informações sobre aquele que é o maior espetáculo da Terra. Aos 14 anos, redigiu e diagramou, numa máquina de escrever, um livro sobre Copas do Mundo — originais que não foram publicados, mas que serviram de ponto de partida para a atual obra.

A admiração por futebol também lhe rendeu outra paixão, a coleção de camisas de futebol. Raridades como a da Alemanha de 1954, a da União Soviética de 1982 e a do Brasil de 2002 (com duplo forro e apenas quatro estrelas) ajudaram a ilustrar o livro.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários