#Copa2014: No sufoco, Brasil vence o Chile nos pênaltis no Mineirão em BH

junho 28, 2014

Foto: Quinn Rooney / Getty Images  / Reprodução.


Que sufoco! Após empate com o Chile em 1 a 1, o Brasil foi para a prorrogação. Confiante, o torcedor brasileiro se deparou com uma das partidas mais emocionantes até agora. Era tudo ou nada. Oito ou oitenta. Estamos dentro ou fora da Copa? Dentro, graças a Deus. Numa partida disputada e sem nenhuma das equipes a pontuar, ambas foram para os pênaltis. Cada lance, uma emoção.

Com dois pênaltis defendidos por Júlio César e um batido na trave pelo time adversário, a seleção brasileira venceu a chilena por 3 a 2 nos pênaltis, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA 2014™. O jogo aconteceu neste sábado (28/06), no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Para ver os melhores momentos do jogo, clique aqui.

Haja coração! O bordão do locutor esportivo da Rede Globo, Galvão Bueno, serviu para ilustrar o sentimento de milhares de torcedores espalhados pelo Brasil que se emocionaram com a demonstração de raça e de carinho dos jogadores em campo, apesar de apresentarem um futebol muito além do que se espera da seleção brasileira nesta etapa da Copa do Mundo. Neste ponto, o Chile foi um adversário melhor, mas felizmente o Brasil conseguiu ganhar.

E o personagem principal desta subida a mais um degrau da vitória da seleção brasileira rumo ao hexa campeonato é o goleiro Júlio César. Muito criticado no Mundial da África do Sul, em 2010, Júlio César defendeu as cobranças de Pinilla e Alexis Sánchez, enquanto Jara acertou a trave. David Luiz, Marcelo e Neymar marcaram os gols do time brasileiro nos pênaltis, enquanto Willian e Hulk perderam.
Foto: Quinn Rooney / Getty Images  / Reprodução.

"Estou muito feliz. O povo brasileiro e nós também merecíamos isso. Sabíamos que ia ser difícil. O Chile merece todo nosso respeito. Eu gostaria de parabenizar meus companheiros por essa vitória. Chorei porque sou um cara muito emotivo e fala muito também. Meus companheiros vieram me dar uma força e falaram coisas muito lindas para mim naquele momento de tensão. Foi incrível", disse o goleiro Júlio César após a decisão.

Com a classificação, a seleção brasileira encara na próxima fase a Colômbia, que derrotou neste sábado (28/06) o Uruguai por 2 a 0. O jogo será realizado na próxima sexta-feira (04/07), às 17h, no estádio Castelão, em Fortaleza. E não vai ser fácil. A Colômbia tem sido um dos destaques da Copa e conta com o jovem craque James Rodríguez, um dos ídolos da torcida colombiana. Abaixo, confira alguns destaques da partida entre Brasil e Chile, no Mineirão:

# O Mineirão recebeu 57.714 torcedores para assistir ao jogo entre Brasil e ChileNa última terça-feira (24/06), o jogo entre Inglaterra e Costa Rica, que terminou em zero a zero, no Mineirão, teve um público de 57.823 pessoas, o maior público pagante até o momento. Já na partida entre Argentina e Irã houve 57.698 pagantes, enquanto o jogo entre Argélia e Bélgica no estádio teve um público de 56.800 pessoas.

# O público chegou mais cedo e, de forma organizada, foi preenchendo os espaços da FIFA Fan Fest, em Belo Horizonte, neste sábado (28/06). Antes do Hino Nacional ser entoado à capela no Mineirão, o Expominas já tinha alcançado a lotação plena de 21 mil pessoas. Os shows desta edição foram da banda de pagode da banda Papo di Bakana, da cantora baiana Daniela Mercury e de Nêgo Henrique.
Foto: Quinn Rooney / Getty Images  / Reprodução.

# A transmissão da partida entre Brasil e Chile, na TV aberta, pelas oitavas de final da Copa do Mundo rendeu a Rede Globo e a Band os primeiros lugares de audiência. Segundo dados do Ibope, a Globo marcou 34 pontos, enquanto a Band obteve 10 pontos, SBT 2 pontos, enquanto a Record 1 ponto e RedeTV 0,5 ponto.

# Apesar da liderança com folga da SporTV nas transmissões dos jogos da Copa do Mundo na TV Paga em relação aos principais concorrentes do mesmo segmento, os canais FOX Sport e ESPN tem usado as redes sociais para mobilizar o público e instiga-los a trocarem de canal, seja usando o bom humor, seja na cobertura minuto a minuto. Mesmo assim, por incrível que pareça, o telespectador da TV Paga prefere assistir a Copa do Mundo pela Rede Globo.

# Durante a transmissão da Globo, Galvão Bueno resgatou dois bordões já utilizados em narrações esportivas. De acordo com o próprio locutor, a emoção de ver o Brasil nos pênaltis com o Chile o fez gritar “Vai que é sua Júlio César”, em alusão ao “Vai que é sua Tarafel”, usado na Copa de 1994, e “Júlio César do Brasil”, quando Galvão mencionava “Ayrton Senna do Brasil”, na década de 1990, durante a transmissão da Fórmula 1.

# Já no Jornal Nacional, na tradicional apresentação ao lado de Patrícia Poeta, Galvão disse que o resgaste desses bordões não foi ensaiado ou planejado e que ele se deixou levar pela emoção do momento. Anteriormente, durante a narração do Jogo, Galvão chegou a embargar a voz e garantiu que ele os comentaristas Ronaldo Fenômeno e Casa Grande se emocionaram com o final decisivo entre Brasil e Chile.
Foto: Quinn Rooney / Getty Images  / Reprodução.

# E por falar nisso, quem não se emocionou? A união dos jogadores em campo durante os pênaltis, as lágrimas de David Luiz, a generosidade do goleiro Victor de emprestar o próprio amuleto de fé a Júlio César e o abraço coletivo da equipe emocionaram os torcedores. O Brasil pode não ter jogado bem, mas ficou claro que todos apoiam uns aos outros em campo. E isso é bonito de se ver e fortalece para que os pontos negativos possam ser melhorados.

# Ainda falando de emoção, não tem como não mencionar a entrevista tocante que o goleiro Júlio César deu ao repórter Tinno Marcos, da Rede Globo. Júlio lembrou do quanto foi difícil para ele ter sido apontado o vilão do Mundial de 2010 e que esta segunda chance na seleção brasileira não foi em vão. Para assistir a entrevista, clique aqui.

# A atriz Bruna Marquezine esteve no Mineirão, em Belo Horizonte, torcendo pela seleção brasileira e, principalmente, pelo namorado Neymar Jr. Discreta, a atriz estava de óculos escuros e não desgrudava do celular. O flagra foi feito por um fã que postou a foto da atriz numa rede social assim que ela chegou no Hotel. Já no estádio, internautas também flagraram a atriz que se mostrou simpática e acessível, apesar dela não ter dado nenhuma declaração à imprensa. 

# Minutos antes do jogo entre Brasil e Chile começar no Mineirão, a conta do Twitter da Polícia Federal (PF) foi hackeada. Em uma postagem que já foi apagada dizia que o estádio da capital mineira estava com uma ameaça real de explosão de uma bomba e que a PF não descartaria a possibilidade de evacuar o local. A informação foi desmentida pela PF que está apurando como a conta foi invadida durante o Mundial.


# O jogo entre Brasil e Chile também teve grande repercussão nas redes sociais. Para se ter uma ideia, o pênalti perdido pelo zagueiro chileno Jara, o último da cobrança de pênaltis que deu ao Brasil a vaga nas quartas de final da Copa do Mundo, rendeu o maior pico de tweets por minuto da história do microblog: 381.985 tweets por minuto.

# Além disso, o jogo entre Brasil e Chile foi o jogo mais tweetado da Copa do Mundo até agora, com 16,4 milhões de postagens. A liderança até então era do jogo de abertura do Mundial, seguindo pelo jogo entre Brasil 3×1 Croácia, que obteve 12,2 milhões de tweets. Para ver a pesquisa completa, acesse o Blog do Twitter.

# A Fan Page do Minas Arena, que administra o Mineirão, fez um álbum especial com fotos do jogo entre Brasil e Chile. Abaixo, confira algumas fotos:











Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários