Nova Lima será sede de empresa que produz insulina humana recombinante

maio 14, 2014

Foto: Blog da Saúde / Reprodução.


Medicamento importante para o tratamento do diabetes, a insulina ganha a sua segunda fábrica de produção no Brasil, mas especificamente em Minas Gerais. É que Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, conseguiu aprovar esta semana junto à Câmara Municipal, a construção da Biomm Technology na cidade.

Com isso, será a quarta empresa do mundo a produzir insulina. A unidade deve entrar em operação em 2015, com previsão de produção anual de 20 milhões de frascos de insulina humana recombinante. De acordo com a Biomm, o projeto vai gerar 208 empregos diretos e 624 indiretos. 

A Biomm Technology foi criada em 2001, por meio de uma cisão da Biobrás, comprada pela dinamarquesa Novo Nordisk, uma das líderes do mercado mundial de insulina e que já tem uma unidade para fabricação do produto em Montes Claros, no norte de Minas. A nova fábrica é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a empresa Biomm, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).

O impasse, que durou quase um ano, se deu por conta do Plano Diretor de Nova Lima só permitir a construção de até 42.000 m², porém de maneira separada (sete lotes com 6.000 m² em cada um dos lotes). O projeto da Biomm, de 30.000 m², está previsto para ser construído nos sete lotes unificados em um só, acrescido com uma área complementar.

Porém, uma falha da lei só permitia a construção em 6.000 m². Assim, para resolver o problema, o prefeito de Nova Lima, Cássio Magnani Junior, encaminhou um projeto para a Câmara Municipal, a fim de reinterpretar a situação. Os vereadores, por sua vez, entenderam a falha do Plano Diretor e aprovaram a decisão que permite a construção da Biomm sem ferir a lei.

“É uma decisão absolutamente legal, que foi definida de maneira objetiva e clara. Vale ressaltar, também, a importância de uma empresa como a Biomm: considerada limpa, que respeita o meio ambiente, e de suma importância para Nova Lima, Minas Gerais e para o Brasil”, explica o Procurador Geral de Nova Lima, Castellar Guimarães.
O prefeito de Nova Lima, Cássio Magnani Junior, comemora a ida de empresa que produz insulina para Nova Lima. Fotos: Divulgação.

Depois de aprovada, a Biomm será construída na região do Alphaville. Orçado em mais de R$ 350 milhões, o projeto é sustentável e prevê o tratamento de resíduos, eliminando a emissão de poluentes. O início das atividades de construção está previsto para o primeiro semestre de 2014 e a conclusão das obras está prevista para três anos.

Memória

A instalação da Biomm em Nova Lima foi oficialmente anunciada em abril de 2013 pela presidente Dilma Rousseff. Ela caracterizou a retomada de produção da insulina como um “momento de ressurgimento, que muito tem a ver com a situação atual do Brasil”. E completou: “Temos certeza de que colocaremos insulina em todas as farmácias populares e com isso mudaremos a história do Brasil no que se refere à biotecnologia”.

A produção de insulina humana no Brasil foi interrompida em 2001. Desde então, o país depende de importações para obter o medicamento. Segundo o Ministério da Saúde, a compra de produtos biológicos, como a insulina, representa um impacto de 34% no orçamento da pasta. A estimativa do ministério é que 7,6 milhões de brasileiros tenham diabetes, mas o número pode chegar a 10 milhões se consideramos os casos ainda não diagnosticados. Atualmente, mais de 1 milhão de pessoas utilizam insulina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários