Dicas de como se especializar no mundo da fotografia profissional

maio 14, 2014



Na seção Café Convidado desta semana, o jornalista e fotógrafo Rafael Sandim fala sobre a sua mais nova paixão, a fotografia. No artigo abaixo, ele conta como se interessou pelo mundo das imagens e dá dicas de como se especializar no ofício. Abaixo, confira o texto:


Das palavras pela imagem como meio de expressão


Por Rafael Sandim*


“Uma boa fotografia é colocar a mente, o olhar e o coração em uma mesma linha”, já dizia Henri Cartier-Bresson. Ao contrário do que muitos pensam, fotografia não é apenas dar um clique. Sempre pensei na criação de imagem com cuidado: tive a disciplina de fotografia quando cursava jornalismo, mas nela não tinha ainda descoberto a minha vocação para o segmento.

Ano passado, deixei a carreira de jornalista em segundo plano para investir em um hobby que virou paixão. A fotografia chegou tarde na minha vida, mas é como se eu soubesse que queria trabalhar com isso e ainda faltava o contato com a câmera. Sempre via as imagens ao meu redor com muita sensibilidade, querendo eternizar cada instante. Atualmente, tenho trabalhado com cobertura de festas, fotografia de família e ensaios, mas o meu objetivo é fotografar casamentos.

No início desse ano, comecei a fazer o Curso Completo de Fotografia, da Escola de Imagem. Existem ótimos fotógrafos que nunca fizerem cursos de fotografia, mas eu senti a necessidade porque a minha habilidade com a câmera era zero. A minha formação no curso termina em março de 2015, quando finalizo os 11 módulos que abrangem as áreas mais importantes da fotografia, de como segurar uma câmera até manipulação de imagem.

Antes de me envolver realmente com a fotografia, eu já tinha uma admiração pela área, mas acredita que eu nunca poderia exercê-la por conta dos preços altos de equipamentos fotográficos. Infelizmente, não é uma área para quem não tenha dinheiro para investir. Câmeras, lentes, flash e mais uma série de coisas são necessárias.

O ideal para quem quer começar e não tem muito para investir é comprar uma câmera primeiro, ir treinando, depois comprar um flash, uma lente melhor, e por aí vai. Sem pressa! Não deixe o comerciante fazer a sua cabeça ao falar que você só vai ser um bom fotógrafo se tiver uma câmera full-frame (cujo sensor é maior do que as câmeras mais baratas, as APS-C).

Mesmo que você faça muitas imagens no curso, não ache que está ótimo e que isso basta: é um pensamento errado. Além das aulas na escola, estudo bastante por conta própria. Já li diversos livros sobre teoria e técnica fotográfica.

Um aprofundamento no assunto é fundamental para quem crescer, seja em qualquer área. Algumas pessoas comentem o erro de guardarem o manual da máquina fotográfica sem lê-lo, sem imaginar que ali está uma das partes mais importantes da jornada do fotógrafo.

Impossível dominar todas as funções da câmera sem descobrir onde cada opção está. Por mais que pareça educativo explicar isso, é importante destacar que não tem como crescer em algum segmento se não houver uma grande dedicação. Tem que encarar os livros e fazer muita prática. Eu fotógrafo apenas no modo manual para ter controle total sobre a câmera e sinto que, para o trabalho que faço atualmente, é o melhor.

Em uma das práticas externas do curso, fotografei o Mercado Central. Embora tivesse algumas tarefas determinadas pelo professor, decidi fazer um ensaio que brincava com o conceito de realidades paralelas no local. A ideia das imagens é fazer com quem as veja não descubra, a primeiro instante, que elas foram feitas no mercado.

É clichê falar isso, mas é interessante quando o trabalho do fotógrafo faz as pessoas pensarem por algum tempo sobre a imagem que viu, onde foi feita e como foi realizada, com quais configurações técnicas e de iluminação.

Além de dominar as técnicas, é muito importante que prestamos atenção na beleza que existe nas coisas simples, nos gestos, olhares, sentimentos... À procura desses momentos, com muita sensibilidade, o trabalho do fotógrafo só tem a crescer. Registros espontâneos e singelos são os que eu mais procuro. Por exemplo, veja meu ensaio publicado pelo Catraca Livre.

Para finalizar, como sou cinéfilo frenético, uma lista filmes e documentários sobre fotografia imperdíveis:

1. Blow-Up: Anos 60, em Londres, um fotógrafo de moda começa a refletir sobre a fotografia apos se envolver acidentalmente com um crime de morte. Clássico!
2. Janela Indiscreta: Por ser um filme do Hitchcock já vale a pena, mas a importância da fotografia no decorrer da narrativa torna o filme imperdível para qualquer fotógrafo.
3. HENRI CARTIER-BRESSON: The Impassioned Eye: Impossível amar fotografia e não ser fã do trabalho de Bresson. Esse documentário explica porque ele era tão bom no que fazia.
4. WAR PHOTOGRAPHER: Documentário sobre o repórter de guerra James Nachtwey, responsável por algumas das mais conhecidas fotografias de guerra.
5. ANNIE LEIBOVITZ – Life Through a Lens: O trabalho de Annie é tão famoso que uma parte dos fãs da fotógrafa conhecem muito de fotografia. Esse documentário realiza um compacto sobre a jornada de Annie durante anos.
6. THE BANG BANG CLUB: Esse filme tem uma série de falhas cinematográficas, como focar em dilemas irrelevantes dos personagens ao invés de mostrar coisas importantes para a história que acontecem no mesmo momento, mas ele entra na lista porque algumas partes são imperdíveis para apaixonados do jornalismo de guerra.



 _____________________________
*Perfil: Rafael Sandim já trabalhou em redações de cinema, educação, agência de conteúdo digital. Atualmente, atua como fotógrafo, jornalista freelancer e também edita vídeos.







  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários