Inhotim lança programação cultural 2014 e planeja novos investimentos

maio 04, 2014

Galeria de arte do Inhotim que abriga os trabalhos da artista plástica Adriana Varejão. Foto: Wander Veroni.


Exposições de arte, shows, música instrumental e espetáculos de dança e circo. Tudo isso faz parte da programação cultural 2014, lançada esta semana pelo museu de arte contemporânea e jardim botânico Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. A convite dos organizadores, o Café com Notícias participou do evento de lançamento ao lado de outros jornalistas.

A programação cultural deste ano do Inhotim começou no dia 26 de abril e vai até outubro, sempre aos finais de semana. Entre algumas atrações já confirmadas, estão Yamandu Costa, o percussionista Naná Vasconcelos e o cantor Lenine, convidado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Também está incluído na programação o Projeto Cinema na Praça que irá levar gratuitamente os filmes “Menino Maluquinho”, “O Fim e o Princípio” e “Uma Professora Muito Maluquinha” para sete cidades e/ou distritos em torno de Brumadinho, além de produções audiovisuais feitas por alunos do projeto.

Já no circuito Caminho das Artes, o público irá conferir nos jardins do local intervenções dos grupos Primeiro Ato, Armatrux, Cia Suspensa, Quick Cia de Dança e Thembi Rosa. No vídeo abaixo, o diretor executivo do Inhotim, Antônio Grassi, fala mais sobre as novidades do Inhotim para 2014:


No primeiro dia da programação cultural, os visitantes do Inhotim puderam conferir a apresentação do grupo circense brasileiro Na Esquina, que buscou na França e na Bélgica subsídios para a sua formação artística. Uma das características do coletivo são as sequências acrobáticas misturadas com elementos teatrais, além de colocarem as pausas e a troca de figurino como recurso cênico.

“Muita gente não entende quando o espetáculo começa ou se é um ensaio. Já recebemos críticas por isso, mas o interessante é propor ao público uma nova experiência. Somos um grupo de amigos que criou algumas sequências e percebemos que isso poderia render um espetáculo. E hoje estamos aí, viajando o mundo com a nossa arte”, afirma Pedro Guerra, um dos integrantes do grupo.

O aposentado José Antunes, de 73 anos, gostou da apresentação do grupo Na Esquina e revelou que é a primeira vez que vem ao Inhotim. “É impressionante o que esses meninos fazem. As acrobacias e a elasticidade, tudo isso é encantador. Primeira vez que venho ao Inhotim e estou surpreso com a intensidade cultural do local, fora os jardins que são um espetáculo à parte. Já viajei muito e até hoje não vi nada parecido”, revela.
Fotos: Wander Veroni.

Para os visitantes que pretendem ir ao Inhotim durante a Copa do Mundo, o instituto irá disponibilizar telões em locais estratégicos para que os torcedores possam assistir aos jogos, antes ou depois dos passeios pelos jardins ou pelas galerias de arte. “Entendemos que durante o Mundial, os jardins e as exposições fixas serão a grande atração do Inhotim”, diz Antônio Grassi.

Nosso Inhotim

Dentro da programação cultural 2014, o Inhotim em parceria com a prefeitura de Brumadinho lançou o Projeto Nosso Inhotim que garantirá meia-entrada no parque para moradores da cidade. O benefício atende a população com faixa etária entre 18 à 60 anos, atingindo assim, pessoas não beneficiadas por meia-entrada garantidas por lei federal.

Mesmo com o lançamento do Projeto Nosso Inhotim, as terças-feiras de entrada gratuita e aberta a todo público continuam. Os moradores que se interessarem em participar da iniciativa, poderão se dirigir ao instituto a partir do dia 07 de maio para o cadastro. Para se inscrever, é necessária a apresentação de documento de identidade e comprovante de residência de Brumadinho. Cada comprovante de residência valerá para familiares de 1º grau residentes no mesmo local.
Painéis "Celacanto Provoca Maremoto", da artista plástica Adriana Varejão, exposto no Inhotim. Foto: Wander Veroni.

Após o cadastro, será feita validação do pedido para confirmação, junto ao cadastro de IPTU da prefeitura, de residência mínima por três anos em Brumadinho. Confirmada a residência, a carteirinha será confeccionada e o beneficiário fará a retirada no Inhotim. O lugar que atrai anualmente mais de 350 mil visitantes de todas as partes do mundo ficará ainda mais acessível à população de sua cidade.

Atualmente, mais de 80% dos funcionários são moradores de Brumadinho e mais de três mil pessoas da cidade participam direta ou indiretamente de projetos sociais e educativos. Segundo maior empregador privado da região, Instituto Inhotim tem investido na ampliação de acesso para diversos públicos e democratizando o acesso à arte.

Novos investimentos

Para os próximos anos, o Instituto Inhotim planeja um voo que irá impulsionar ainda mais o mercado de trabalho de Brumadinho na área de serviços: a construção de um Hotel dentro do museu de arte contemporânea, aproveitando a paixão que os visitantes sentem pelas obras de arte e jardins.

A ideia de ter um hotel dentro do Inhotim está sendo maturada desde 2012 e só ainda não saiu do papel porque um estudo encomendado pela administração mostra que não há mão de obra especializada em hotelaria na região capaz de dar conta dessa demanda num curto espaço de tempo.
Fotos: Wander Veroni.

Para que o Hotel saísse do papel, o Inhotim conseguiu empresas interessadas em entrar no investimento, mas não para esse ano por conta do foco na Copa do Mundo e da chegada de uma grande empresa de mineração em Brumadinho que fez com que o instituto ficasse carente de mão de obra, que vai desde carpinteiro, pintor e jardineiro, a atende bilíngue para guiar visitantes em outros idiomas.

Outro grande investimento que já começa a ganhar contornos é a ideia de reativar uma das linhas de trem que liga a capital mineira à Brumadinho, fazendo com que os visitantes do Inhotim ganhem mais uma possibilidade de acesso, além do ônibus na Rodoviária de BH. A proposta é criar duas linhas de acesso: uma na Praça da Estação e outra no bairro Belvedere que possam trabalhar também como espaços de cultura e arte. A ideia, inclusive, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Serviço

# Horário de visitação: Terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30

# Transporte Saritur: Saída da Rodoviária de Belo Horizonte às 9h (plataforma F2) e retorno às 16h30 de terça a sexta. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de retorno às 17h.

# Entrada: R$ 30 aos sábados e domingos (Meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos). Crianças de até cinco anos não pagam.

# Telefone: (31) 3571.9700 / 3254.5440.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários