#CineFoot: Festival de Cinema apresenta filmes com a temática do futebol em BH

maio 28, 2014



De 30 de maio a 04 de junho, será realizado em Belo Horizonte o #CineFoot. A proposta é apresentar ao público filmes e documentários com a temática do futebol, aproveitando o gancho da Copa do Mundo. A programação principal conta com exibições de curtas e longas, bate-papos, oficinas e Mostra Competitiva.

Já a programação paralela do #CineFoot terá exposições, vídeos instalações, midiateca e exibições temáticas vão até o final da Copa. As atividades serão realizadas no Cineart Ponteio, Cine Belas Artes, espaços que integram o Circuito Cultural da Praça da Liberdade (Museu das Minas e do Metal e Memorial Minas Gerais – Vale) e Oi Futuro.

Será a primeira vez que o festival terá uma mostra competitiva em Belo Horizonte, juntando-se a Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, serão exibidos 10 longas-metragens, sendo dois internacionais (Búlgaria e Uruguai), quatro inéditos e uma sessão especial e rara do Canal 100. Além disso, serão exibidos 12 curtas de países como Japão, Espanha, Argentina, Iraque/Arábia Saudita, Bélgica, Holanda e Uruguai.

“O CineFoot BH se torna uma mostra competitiva pela primeira vez, e isso é muito importante. A programação cresce em qualidade, cresce em diversidade. Teremos a presença de vários cineastas internacionais e também brasileiros, que estarão aqui apresentando seus filmes em mostras competitivas de Curta e Longa-Metragem. É um salto na história do festival em BH”, conta Antônio Leal, idealizador e diretor geral do CineFoot.

Festival

A noite de abertura, no dia 30 de maio, no Cineart Ponteio, contará com uma sessão fechada com a première do filme R49, sobre o jogador Ronaldinho Gaúcho, atualmente no Clube Atlético Mineiro. “A cultura audiovisual brasileira de futebol é de se assistir aos filmes na telinha de casa, com o DVD que se compra, ou com a própria cobertura esportiva, todas as quartas-feiras e domingos. Nós chamamos as pessoas para viver a experiência de assistir filmes de futebol na tela grande. E é isso o que a gente quer fazer nessa noite de abertura com o R49. Será uma noite muito especial”, explica Antônio.
Foto: Marlon Falcão / VIPCOMM.

Outra comemoração importante da noite será os 60 anos da camisa canarinho (amarelinha), que ultrapassou os limites do futebol, tornando-se um símbolo do país. O homenageado será o criador da camisa, o gaúcho Aldyr Schlee. Participa, ainda, o cineasta Rene Goya Filho, que dirigiu o documentário “Gaúchos Canarinhos”, sobre a história da criação da camisa.

Os 100 anos da seleção brasileira será homenageado com a presença de representantes do time inglês Exeter City, primeiro time adversário da história do Brasil, no ano de 1914. “Há uma enorme euforia por parte do clube em estar presente neste dia. Naquela época, o time viajava pela América do Sul fazendo amistosos e foi convidado a ir ao Rio de Janeiro para enfrentar o Brasil. A seleção brasileira o venceu por 2 a 0. Foi a primeira partida e a primeira vitória do Brasil há 100 anos”, completa Antônio.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários