9ª CineOP quer debater a preservação cinematográfica do Brasil

maio 25, 2014



De 28 de maio e 02 de junho, a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, localizada a 90 km de Belo Horizonte, se volta totalmente para o cinema por conta da 9ª edição da CineOP. A proposta da Mostra de Cinema é debater ações de preservação e de resgate de filmografias brasileiras, sempre partindo do viés da educação, da história e do debate.

“A CineOP é um fórum dedicado ao debate e à reflexão numa programação que reflete o anseio do setor da preservação em diálogo com a educação. Representa uma frente única no país que tem o propósito de discutir o Brasil cinematográfico que deve ser preservado”, afirma a coordenadora geral do evento e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

Neste ano, a CineOP dará evidência a dois realizadores radicais do cinema moderno brasileiro nas telas e nas mesas de debates: Luiz Rosemberg Filho e Ricardo Miranda. Com trajetórias muito particulares, ambos trabalharam juntos nos anos 1970, no longa-metragem “Crônica de um Industrial” (1978), dirigido por Rosemberg e montado por Miranda. O filme terá exibição na Mostra de Ouro Preto, além de rememorar o caminho de cada um dos cineastas. Abaixo, assista o vídeo:



Para o colaborador da temática história da CineOP, Cléber Eduardo, a importância de se celebrar a produção de um cineasta como Rosemberg é fundamental na atual conjuntura e em meio às discussões sobre as novas tecnologias. 

“Desde os anos 1990, sobretudo nos 2000, ele tem explorado o vídeo e o digital nas potencialidades do meio, não somente como ferramenta de captação. Rosemberg tornou-se um dos primeiros casos no cinema brasileiro de diretor que fez a passagem da película para o vídeo sem querer transformar vídeos em filmes de película 35mm”.

Já a homenagem desta edição será para Cosme Alves Netto (1937-1996), nome fundamental da preservação audiovisual. Nascido em Manaus, Netto foi, durante 25 anos, curador da Cinemateca do MAM-RJ, além de programador do lendário Cine Paissandu e grande estimulador do movimento cineclubista. Em tributo a Cosme Alves Netto, o filme de abertura da CineOP será “Tudo por Amor ao Cinema”, documentário de Aurélio Michiles que resgata a trajetória dele.
Foto: Leo Lara / Universo Produção. 

Outro ponto que terá destaque na CineOP é a formação de redes – conceito pensado pelo curador Hernani Heffner em relação ao que constitui e amplia as possibilidades de acesso, encontro, intercâmbio, produção e divulgação de obras. O curador trabalhou a partir da percepção de que, em tempos digitais, a palavra “arquivo” teve deslocado seu conceito original.

“Na acepção mais comum, na atualidade, arquivo significa um repositório simples, fechado em si mesmo, de natureza computacional e que carrega uma redação com propósitos de comunicação mais ou menos determinados, associada a uma tecnologia de leitura igualmente computacional”, afirma o curador Hernani Heffner.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários