“Ache Provas” ajuda estudantes e professores a encontrarem provas do vestibular e do Enem

abril 21, 2014



Ajudar estudantes e professores a encontrarem provas antigas e atuais dos principais vestibulares do Brasil, além de avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este é o objetivo do site e aplicativo do Ache Provas, criado por um grupo de empreendedores mineiros, liderados pelo estudante de Engenharia da Computação, Marcony Felipe Morais de Brito, de 23 anos, natural de São Domingos do Prata. Atualmente, ele mora em João Monlevade.

A ideia – que nasceu de um exercício de um professor de biologia do cursinho pré-vestibular de Marcony na época que se preparava para entrar na faculdade, serviu de ponta pé inicial para que ele criasse – ao lado de amigos, o maior banco de provas de vestibulares do Brasil.

E o mais bacana é que tanto o uso do site, quanto o do aplicativo do Ache Provas, são gratuitos. Para falar mais desta ferramenta que uniu tecnologia, empreendedorismo e educação, o Café com Notícias conversou com Marcony Felipe. Acompanhe a entrevista:

1) Como surgiu a ideia do "Ache Provas"?

Cristiano Prandini, meu professor de biologia do cursinho pré-vestibular na época, pediu para baixar a prova de 1997 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Quando procurei pela prova, percebi uma grande dificuldade em encontrar, de maneira simples e rápida, o arquivo que desejava.

Após mais algumas buscas, notei que o mesmo aconteceu com diversas outras universidades. Ou seja, site da instituição com pouca acessibilidade, link indisponível, PDF’s de baixa qualidade, entre outros motivos. Foi neste momento que tive a ideia de fazer um site que abrigasse o máximo de faculdades, com o objetivo de fornecer a todos alunos do Brasil, um acervo de provas completo e dinâmico, inteiramente gratuito.

Para dar início ao projeto, convidei meu primo e parceiro Robson Morais Martins. Ele topou na hora, então dividimos os custos e registramos o domínio www.acheprovas.com. Para colocar a ideia no ar, foi necessário muito esforço nosso em armazenar todas as provas e montar um banco de dados próprio. Iniciamos com 70 universidades e hoje estamos com aproximadamente 100, incluindo as provas do ENEM.
Robson Morais, Marcony Felipe e Maycon Brito fazem parte do grupo que criou o "Ache Provas". Foto: Arquivo Pessoal.

2) E o processo de construção do aplicativo, como foi?

Atualmente, o Ache Provas está disponível para Windows Phone 8 (WP 8) e Android. A versão para WP 8 foi um trabalho muito importante com o estudante de Engenharia da Computação, Ítalo Almeida.

Ele nos ajudou a desenvolver uma API (mecanismo que possibilita a comunicação com o banco de provas) e, além disso, construiu toda estrutura para rodar no dispositivo móvel com o sistema da Microsoft. Foi um passo muito importante para conseguirmos caminhar com a ideia da mobilidade.

E foi então que neste ano, em uma parceria com o desenvolvedor Java, Maycon Brito, lançamos a mesma aplicação móvel que funcionasse em Android. Um trabalho pesado, iniciado no fim do ano passado, mas que possibilitou, de forma que eu não imaginava, aumentar o alcance de nosso projeto, mesmo em pouco tempo.

3) No site do aplicativo há uma equipe que te ajudou a criar o "Ache Provas". Como foi o processo para reunir todo mundo? Vocês já se conheciam?

Isto foi acontecendo de forma muito natural. Trabalhei somente com o Robson por grande período. Logo depois, o Ítalo Almeida, que já era meu amigo há algum tempo, criou uma interface do que seria o aplicativo para as plataformas da Microsoft e me apresentou. Pouco depois, já estávamos colocando no ar e disponibilizando para todo Brasil.

Posterior a isto, Maycon Brito, que é meu amigo de trabalho, se prontificou a criar um modelo do que veio a se tornar a aplicação Android lançada agora em abril. É até engraçado, às vezes, quando fico percebendo como as coisas vão se conectando na vida.

Acredito que quando nos esforçamos em algo, pessoas certas aparecem em nosso caminho e nos ajudam, sem ao menos pensar em dinheiro no primeiro momento. Imaginar que algo que você cria ou participa, beneficia muitas pessoas, de forma gratuita, é um baita combustível que anima qualquer um.

4) O aplicativo "Ache Provas" foi lançado no início de abril com 400 mil provas baixadas. Esperava esse sucesso todo? Quais são as perspectivas?

Acredito que as coisas vão se conectando. Criar a plataforma web primeiramente e ir migrando para o mobile, atualmente, pode não ser a coisa certa a ser fazer. Mas, ao mesmo tempo, nos permitiu ter pessoas que gostam de nosso trabalham ou que querem ajudar, contribuindo na divulgação e correção de problemas.

Temos muito a evoluir, com certeza, e sempre contamos com nossos queridos amigos e usuários nesta árdua tarefa. Atualmente possuímos 485.000 provas baixadas...não digo ainda ser um grande sucesso, mas esperamos chegar lá o quanto antes (risos).

As perspectivas para este ano são de terminar uma mudança na plataforma web, permitindo que educadores, estudantes e pessoas bem gabaritadas, possam escrever sobre diversos assuntos na área de educação.

Este mês acertamos com mais uma colaboradora, Marcella Morais, que cuidará de todo este contato e conteúdo. Possuímos uma base de aproximadamente 500 educadores que acreditam em nosso trabalho. Esperemos fortalecer este vínculo com eles e firmar parcerias que agreguem valor a todos.
Os empreendedores mineiros Robson Morais, Marcony Felipe e Maycon Brito comemoram o sucesso do aplicativo "Ache Provas". Foto: Arquivo Pessoal.

5) Depois desta experiência, pretende criar outros tipos de aplicativos ou focar em apps na área da educação?

Por enquanto não, pretendemos manter o foco. O próximo passo é disponibilizar uma versão para iPhone e iPad. Vejo uma grande oportunidade para o Ache Provas a longo prazo. Milhares de pessoas já estão utilizando nosso site e aplicações.

Vincular pessoas e conteúdo é algo muito importante e duradouro. Algo na web inevitável e infalível é ter um conteúdo sólido, bem feito e original. Quem estuda e compartilha, adora. Além disto, os mecanismos de pesquisa colocam como fator diferencial em termos de posicionamento.

6) Qual é a dica que você dá para quem quer criar um aplicativo, mas não sabe por onde começar?

Sou fã de um grande e conhecido empreendedor chamado Gustavo Caetano, CEO da Startup Samba Tech, e presidente da Associação Brasileira de Startup. Entre muitas grandes frases que ele diz, a que mais gosto e levo comigo é: “Procure falar menos e fazer mais”. Confio muito que esta seja a vertente principal para criar um aplicativo ou startar qualquer outra ideia.

Se seu sonho é criar um jogo para celular, mas não tem nenhuma base teórica, por exemplo, comece tentando fazer uma interface que possua uma bolinha que movimente da esquerda para direita. Ou ainda, chame aquele amigo seu nerd e trabalhe junto com ele. Aplicando muito esforço em fazer acontecer, notará que logo já terá seu primeiro jogo pronto para publicar. Criar coisas para outras pessoas utilizarem empolga e muito.

Vejo também que não é necessário ficar pensando em algo que quebre paradigmas ou que seja a aplicação mais inovadora do mundo. Fazer algo que mude ou facilite de alguma forma a vida das pessoas é a essência de tudo. Além disso, transformará também a sua vida.

Tenho que trabalhar e estudar bastante para conquistar minhas grandes metas, mas só de saber que consigo fazer com que milhares de estudantes, todos os dias, ganhem tempo na pesquisa de uma prova ou aprendam algo no Ache Provas, é muito satisfatório. Algo que brilha os olhos.

7) E por falar em criação, é possível ter uma renda a partir do empreendedorismo na web?

Não é só possível ter uma renda a partir do empreendedorismo na web, como também viver dos seus empreendimentos. Entretanto, na minha sincera opinião, quando alguém coloca somente dinheiro e sucesso como prioridade, já começa marcando seu caminhando ao fracasso.

Muitas noites de sono perdido e esforço são necessários para conseguir algo na web. É um espaço muito competitivo e com muita gente talentosa, inteligente e focada. Concluindo, vá atrás do que deseja com amor e fé.

Não esqueça que seus passos só serão possíveis se estiver amparado por pessoas habilidosas e que compartilhem do mesmo sentimento. Se colocou na sua cabeça que construirá um aplicativo que milhões de pessoas utilizarão, você consegue! Ninguém no mundo pode tirar isto de você. “Dá pra fazer”!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários