Empreendedor dá dicas de como viabilizar um projeto online

abril 22, 2014

Foto: IDG Now / Reprodução.


Na seção Café Convidado desta semana, o especialista em negócios digitais e criador do blog Digaí, Felipe Pereira, dá algumas dicas para empreendedores online que querem tirar a sua ideia do papel e criar um novo negócio. De forma bem objetiva, Felipe explica cinco passos fundamentais que todo empreendedor deve observar para tornar a sua ideia viável e rentável, a partir de uma análise de mercado. Abaixo, confira o texto:


Os cinco passos para viabilizar sua ideia de negócio digital


Por Felipe Pereira*


Você tem uma ideia de negócio digital e não sabe o que fazer? Eu te ajudo! Muitas pessoas possuem ideias para negócios digitais, mas não sabem como tirar essas ideias do papel. Qual o primeiro passo? O que fazer depois que a ideia está pronta? A primeira dica que eu dou é: corra!

E por que digo isso? Porque apenas a ideia no mundo do empreendedorismo digital não vale muita coisa. O mundo está cheio de ideias, mas o que realmente vale é a implementação dessas ideias. Sua ideia só começa a valer algo concreto na hora em que você começa a colocá-la em prática e começar a fazer o que nós chamamos de validação. Então, o que fazer para colocar sua ideia em prática e validá-la? Explico cinco pontos importantes que ajudam nesse processo.

O primeiro passo é montar uma equipe: você deve procurar pessoas que consigam te ajudar a colocar a sua ideia em prática. Ou seja, você vai montar um time para tirar sua ideia do papel e colocá-la para funcionar na internet. Existem vários papéis que devem ser preenchidos para que o seu negócio vá para frente. E isso vai desde pessoas que entendam de gestão e de marketing, à profissionais de tecnologia e design.

Esses são perfis normalmente necessários para colocar em prática a ideia. Ressalto que é importante ter uma equipe complementar: não adianta você ter várias pessoas com o perfil muito parecido com o seu, é preciso que sejam pessoas diferentes e dispostas a agregar.

O segundo passo é estudar a real viabilidade da sua ideia: ela resolve um problema real do seu cliente? Existe mercado para esse novo negócio? Existem pessoas que tem um problema real que vai ser resolvido pela sua solução ou será que você está inventando um problema que na verdade não existe, a priori, para sua solução resolver? É muito importante analisar todos esses pontos e ver como sua solução pode se ajustar a esse contexto.
Foto: Thinkstock / Reprodução.

O terceiro passo que destaco é a análise da concorrência. Será que já existem outras soluções? As outras soluções já resolvem esse problema da mesma forma que a sua solução ou de uma forma até mais interessante (ou não)? 

Não estou dizendo que você só deve escolher um negócio para o qual não haja concorrência, mas sim que você deve evitar propor uma solução para um problema para o qual já existem vários concorrentes no mercado que estão resolvendo esse problema de uma forma competente e interessante. Seja diferente e mostre valor aos clientes.

O quarto passo é verificar se você possui recursos para produzir o negócio. A ideia deve ser viável, inclusive do ponto de vista técnico. É necessário haver tecnologia, recursos financeiros e equipe para produzir o que você deseja.

O quinto passo é pesquisar os impedimentos e restrições legais: a chamada parte burocrática. É preciso ter atenção com o controle governamental. Não adianta ter uma solução interessante, sem concorrência, com consumidores em potencial, fácil de implementar e viável do ponto de vista financeiro se existem leis do governo que restringem de alguma forma a implementação do negócio. Isso é um ponto determinante na validação da ideia e permeia todo esse processo.


 _____________________________
*Perfil: Felipe Augusto Pereira é mestre em administração, especialista em negócios digitais e criador do blog Digaí.








Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários