25 anos de internet no mundo e muita coisa mudou...muita mesmo!

março 16, 2014



Pode parecer bem menos, mas a internet comemorou 25 anos nesta última semana. É um quarto de século conectando pessoas por meio de computadores e, recentemente, pelos dispositivos móveis. Você consegue pensar em um mundo sem internet? Ou ainda, como deveria ser o mundo antes da invenção da internet? Difícil de imaginar, mas não impossível.

Somos web. Já temos uma dependência da internet no nosso dia-dia, seja no trabalho, seja no uso doméstico. Usamos internet para tanta coisa que é impossível descrever qual é a sua principal utilidade. Se o debate um dia já foi quantas pessoas estão conectadas, hoje em dia o debate é como as coisas também podem estar conectadas.

Celular, TV, rádio, relógio, geladeira, carro, óculos e uma infinidade de produtos no mercado já estão conectados à internet. O que podia parecer um desenho dos Jetsons, já se tornou realidade. Não demora muito um carro dirigir sozinho, sem a necessidade de um motorista habilitado. Testes já estão sendo realizados para isso, inclusive.


Veja também:


Mas, nesses 25 anos da internet, é quase impossível não pensar no Google. Há quem diga que a história da internet pode ser dividida antes e depois da invenção de Larry Page e Sergey Brin. Na época, os dois universitários criaram um motor de buscar capaz de catalogar por palavra-chave [imagem e vídeo] uma infinidade de assuntos ligados a um ou vários outros termos relacionados numa mesma página da internet.

Desde então, não tem como fugir: é o Google que define a internet como conhecemos. É o buscador que define as regras e o modo como o conteúdo é posicionado. Isso faz com que os produtores de conteúdo – e porque não dizer os jornalistas e blogueiros que trabalham diariamente com isso, fiquem constantemente de olho nas determinações do “Gigante de Buscas”. Ou seja, quem não segue as regras do Google “está expulso do paraíso”.

O Google é onipresente na web: nove em cada dez internautas utilizam o Google como ferramenta de pesquisa e/ou página inicial no navegador. Mas, mesmo com todo esse poder, é nas redes sociais que os internautas se movem antes, durante ou depois de uma pesquisa. Estamos todos em rede!

Vivemos a era do “boom” das redes sociais, do apogeu e queda do ICQ, Orkut e do MSN. Da infinidade de verbetes do Wikipédia, da praticidade do Gmail, da instantaneidade do Twitter, da profissionalização do Blogger e do YouTube, ao estrelato do Facebook e do Whatsapp. O mundo inteiro está na rede social de Mark Zuckerberg e se rendeu as facilidades dos aplicativos nos dispositivos móveis.

Caiu na rede é peixe! Tudo pode ser anexado, compartilhado, retweetado e embedado. Gostamos de compartilhar experiências, desabafos e críticas. Quem nunca fez uma selfie que atire a primeira pedra? Na verdade, em algum momento da vida, todo mundo quis mesmo é fazer uma braggie para ser vista naquela hashtag mais hype do momento.

As empresas se renderam ao poder das redes sociais e, com isso, novas profissões foram surgindo ou ainda vão surgir. Tudo está na internet! E quem não está na internet, praticamente, não existe. Ter presença no mundo online é tão importante quanto no mundo offline. 

Você é o que você compartilha, já dizia Gil Giardelli. Vivemos a revolução! A história está sendo escrita e muita coisa ainda vai ser criada. E neste aniversário da internet, não tem como não se questionar: como será a internet daqui a 25 anos? Eu não faço ideia.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. GENTEEEEEEE!
    Pior que eu sempre achei que a internet fosse mais velha, mas é algo tão recente. E nesses 25 anos tanta coisa mudou, como você mesmo disse. Hoje é impossível ficar sem, já criamos dependência de algo que é mais nova do que nós mesmos.

    Beijão
    http://www.cappuccinoebobagens.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Obrigado pelo comentário. Hoje é quase impossível viver sem internet e acredito que ela ainda vai mudar muito mais nos próximos 25 anos. Beijos

      Excluir
  2. Nossa, 25???? só isso, rs, hehe e eu tenho só 30, rs. Brincadeiras a parte, fico feliz por ver tanta evolução e também por ter acompanhado isso tanto com usuário de (quase) todos esse programas e aplicativos citados como também ter sido parte de uma geração da internet da qual a gente e muitos amigos e colegas nossos também fazem parte: a de produtores de conteúdo. Claro que vale aqui citar o fato que isso cresce tanto que hoje em dia o difícil é saber quem é que não produz conteúdo pra internet...ou seja, todo mundo. Falando nisso, não vejo a hora de começar um certo curso sobre blogs e redes sociais, sabe, do professor Wander Veroni, rs.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus! Obrigado pelo comentário. Eu sempre tive a impressão de que a internet tinha menos idade. Creio que relacionei ao meu uso pessoal. Só fui me tornar um internauta assíduo no final da adolescência. E de lá para cá muita coisa mudou. Também não vejo a hora de começar a oitava turma do curso. Até lá! Um forte abraço.

      Excluir