Em Família, nova novela de Manoel Carlos, traz uma Helena assombrada pelo passado amoroso

fevereiro 03, 2014



Fiel ao estilo cronista do lifestyle carioca de classe média alta, Manoel Carlos está de volta ao horário nobre da Rede Globo com a estreia da nova novela das 9, Em Família, nesta segunda-feira (03/02). A Helena da vez será vivida por Julia Lemmertz, papel que começou na década de 1980, na novela Baila Comigo, nas mãos da mãe da atriz, Lilian Lemmertz.

Aos 80 anos e com uma vontade de se dedicar a projetos menores de teledramaturgia, Manoel Carlos declarou que Em Família é a sua última novela como roteirista titular. E nada mais bonito do que fechar o ciclo com a filha da atriz que inspirou a primeira de muitas Helenas que vimos na telinha nos últimos anos.
Foto: TV Globo / Reprodução.

Desta vez, Manoel Carlos optou por contar a história da vida de Helena que será interpretada por três atrizes diferentes: Julia Dalavia (na infância), Bruna Marquezine (na mocidade) e Julia Lemmertz (na fase adulta). 

A novela será dividida em duas fases para que o público possa entender o que culminou a protagonista a viver assombrada pelo seu passado amoroso. Para ver o trailer de Em Família, clique aqui.

A primeira fase será ambientada na cidade fictícia de Esperança, em Goiás, e só depois será ambientada no Rio de Janeiro. O próprio Manoel Carlos chegou a declarar num entrevista que nunca foi a este estado, mas que sente um carinho pela região que o inspirou a ambientar a primeira fase do seu folhetim.

Na primeira fase, seremos apresentados a uma Helena apaixonada desde infância pelo primo Laerte (Eike Duarte / Guilherme Leicam / Gabriel Braga Nunes), mas que desperta admiração (e um amor reprimido) pelo melhor amigo Virgílio (Arthur Aguiar / Fernando Rodrigues / Humberto Martins).

Na primeira fase, veremos um Laerte louco de ciúmes por uma Helena que alimenta uma amizade mais íntima com Virgílio. Até que, durante uma briga, Laerte se exalta e acaba ferindo gravemente Virgílio.
Foto: TV Globo / Reprodução.

Achando que o amigo está morto, ele chega abandonar o corpo dele na beirada de um rio. No dia do casamento de Laerte e Helena, a polícia descobre o autor do desaparecimento de Virgílio. Laerte é preso e Helena resolve ficar com Virgílio.

Apesar de viver a personagem Helena na mocidade, Bruna Marquezine também irá interpretar a filha da personagem ícone das novelas de Manoel Carlos, Luíza, que irá se envolver com Laerte (Gabriel Braga Nunes).

Desta vez, a Helena de Julia Lemmertz não será uma heroína comum, mas uma mulher que comete erros e acertos como outra qualquer e que vai se desesperar ao ver a filha com o seu grande amor do passado. A novela promete dar destaque ainda ao envolvimento amoroso de duas mulheres, vividas pelas atrizes Giovanna Antonelli e Tainá Muller.

A direção de núcleo de Em Família é de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira. No elenco nomes como Ana Beatriz Nogueira, Oscar Magrini, Bruno Gissoni, Helena Ranaldi, Viviane Pasmanter, Ronny Kriwat, Manu Gavassi, Vanessa Gerbelli, Reynaldo Gianecchini, Bianca Rinaldi, entre outros.

Opinião

Manoel Carlos é um autor que possui um ritmo lento nas suas histórias e um elenco numeroso que nem sempre é beneficiado no desenvolvimento de suas tramas. Desde Mulheres Apaixonadas, ele não consegue imprimir ritmo em seus folhetins. Páginas da Vida e Viver a Vida levantaram temas importantes, mas sofreram com a narrativa lenta.

Confesso que estou dividido se assisto ou não esta novela. No primeiro mês, por conta da apresentação dos personagens – e da própria vida de Helena, pode ser que tenhamos uma novela mais ritmada. E depois? Qual será o fio condutor da história? Vai ficar só nesta questão das idas e vindas amorosas? Esta é a questão.
Foto: TV Globo / Reprodução.

Mas, mesmo com essas dúvidas, assistir uma novela de Manoel Carlos é saber que você está diante de um folhetim com bons diálogos. E, na minha opinião, este é o maior mérito do autor. Ele consegue ser natural e imprimir emoção e sensibilidade nas suas cenas.

Torço para vermos um Manoel Carlos mais ágil no desenvolvimento das suas histórias e mais atento ao público. Afinal, é o seu último trabalho no mundo das novelas. A despedida merece ser à altura do seu talento.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Olá, Wander! Acertadíssima a colocação, Maneco é ótimo, também admiro o trabalho dele, mas em tempos de vida online, onde tudo acontece num piscar de olhos é bem complicado acompanhar uma trama com ritmo lento. Na verdade, acho que o problema não é ele, somos nós(rsrs) acostumados a essa vida onde tudo é rápido. Mas quer saber, sejamos mais pacientes e vamos lá ver "Em Família".

    ResponderExcluir