#CaféConvidado: Facebook completa dez anos e se fortalece como oportunidade de negócios

fevereiro 14, 2014

Foto: Site Tech Tudo / Reprodução.


Na seção Café Convidado desta semana, o especialista em empreendedorismo digital Conrado Adolpho fala sobre os dez anos do Facebook e a importância da rede social para o fortalecimento de oportunidades de negócios na web.

Para Conrado, é muito importante que o empreendedor não desconsidere o Facebook na sua ação de marketing. Mas, para que a sua ação no site de relacionamento tenha êxito é necessário que se invista constantemente em produção de conteúdo autoral e relevante. Abaixo, confira o texto:


Facebook: uma nova plataforma de vendas


*Por Conrado Adolpho


Na última semana, o Facebook completou dez anos de vida. A invenção de Mark Zuckerberg e seus colegas de Harvard passou a integrar 1,2 bilhão de usuários em todo o mundo.

Com números impressionantes, o Facebook se tornou a maior rede social do planeta e uma atrativa plataforma de vendas: atualmente, são cerca de 25 milhões de fan pages ativas de pequenas empresas.

Apenas no Brasil, 83 milhões de usuários dividem suas informações, gostos, empresas e pessoas que admiram – e até companhias que não os atenderam bem.

Grandes empresas marcam presença massivamente na rede social, seja para vender mais, fortalecer sua marca, para atender os consumidores que não tiveram uma experiência positiva.
Foto: iStock / Reprodução.

Pequenos empreendedores também devem seguir esses passos, porém, de maneira ainda mais focada. Isso porque o Facebook potencializa a tendência de venda baseada em relacionamento e vendas customizadas para micro segmentos de consumidores.

Ao tornar possível encontrar pessoas com gostos específicos, conversar com elas e iniciar contatos, o Facebook permite que pequenos empreendedores encontrem o público-alvo logo no início do ciclo de vendas, o que representa um passo antes da concorrência.

Assim, o empresário pode conversar com seu público quando ele ainda está buscando conteúdo sobre assuntos pelos quais tem interesse, e não exatamente sobre onde, como e quando consumir. 

Por exemplo, um empresário que tenha uma pequena operação para adestrar cães deve criar conteúdo para o Facebook que atenda os interesses de todos os donos de pets: como torná-los mais educados e submissos ao dono; como cuidar deles durante viagens; quais vacinas eles devem tomar ao longo da vida; quanto tempo devem aguardar entre uma tosa e outra; entre tantos outros assuntos que possam interessar a quem tenha um cãozinho em casa.

O objetivo é criar um relacionamento com esse público para que ele conheça a empresa de adestramento quando ainda está buscando informações sobre essa técnica e outras que possam auxiliá-lo no seu dia a dia com o pet.

Ao promover seu negócio criando conteúdo de qualidade, será possível se relacionar com inúmeras pessoas que tenham interesse sobre sua área de atuação. A partir daí, o caminho está aberto para apresentar sua empresa, promovê-la e iniciar vendas ativas.
Foto: iStock / Reprodução.

O Facebook registra, em média, 6 bilhões de “curtidas” por dia. Isso significa que boas postagens podem ser “curtidas” por seu público-alvo, o que gerará visualizações para outras pessoas que ainda não conhecem sua empresa. 

O efeito “cascata”, ou a propagação de seu conteúdo, também é uma ferramenta nova e importantíssima nos tempos atuais, pois ajudará a valorizar sua marca, e também, a promover o conteúdo e o relacionamento que o empreendedor já tem com seus seguidores.

Sabendo aproveitar as inúmeras possibilidades abertas pela rede social – que não para de inovar em ferramentas e formas de comunicação dentro da plataforma – o empreendedor verá, cada vez mais, sua empresa se tornar conhecida e um referencial para seu público-alvo, aumentando, consequentemente, suas vendas.




 _____________________________
*Perfil: Conrado Adolpho, um dos nomes mais conhecidos dentro do mercado da internet do Brasil e reconhecido também em outros países, é um pensador da economia digital, empreendedor do segmento e consultor internacional de empresas neste setor. Para ensinar as pessoas a empreender na rede, Conrado escreveu o livro “iJumper – o novo empreendedor da economia digital”.








  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários