Mostra Cine Brasil Cidadania acontece em Santos, no litoral paulista

janeiro 05, 2014



Nos dias 09, 16 e 23 de janeiro, sempre às quintas-feiras, a partir das 19h30, acontece em Santos, no litoral de São Paulo, a Mostra Cine Brasil Cidadania. A iniciativa tem como proposta mostrar ao público detalhes da produção nacional contemporânea que nem sempre chega ao circuito comercial da região.

O projeto é realizado pelo site independente CineZen em parceria com o Sesc. A Mostra Cine Brasil Cidadania também abre as comemorações de cinco anos do site CineZen, que surgiu como um site de cinema independente, com mais de 20 colaboradores do país, e se tornou um organizador de eventos e bate-papos culturais, mostras e ciclos de cinema.

No dia 09 de janeiro, será exibido o filme “Bollywood Dream – O Sonho Bollywoodiano”, primeira coprodução Brasil-Índia, de Beatriz Seigner. O filme conta a história de três atrizes brasileiras decidem tentar a sorte em Bollywood, indústria cinematográfica da Índia. Mas, uma vez inseridas no coração da cultura e mitologia indiana, seus sonhos se modificam no contraste entre o oriente e o ocidente, o ancestral e o novo, entre os valores individuais e coletivos. Assista o trailer:



“Encontros, Sonhos e Realizações”, que terá sua première no evento, de Eliza Capai, será exibido no dia 16 de janeiro. O filme fala sobre o programa Guerreiros Sem Armas, que deu origem ao filme. Trata-se de uma formação vivencial de jovens em liderança e empreendedorismo social que já recebeu cerca de 343 participantes de 32 países. Estes jovens são treinados em tecnologias para transformação de realidades em qualquer lugar do mundo. 

E, por último, o premiado “Os Melhores Anos de Nossas Vidas”, de Andrea Pasquini, será exibido no dia 23 de janeiro. Por meio de depoimentos, o documentário remonta a vida no Sanatório Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes (SP). São diversas memórias de pessoas que enfrentaram o isolamento por causa do preconceito. O filme não teve exibição no circuito, em Santos. Recebeu diversos prêmios, inclusive no É Tudo Verdade, principal festival de documentários do país. Assista o trailer:


Ainda, os cineastas participarão de bate-papos sempre após as sessões. Os encontros terão mediações de jornalistas e críticos de cinema da cidade. A idealização do projeto é do jornalista e crítico de cinema André Azenha.

“Um dos objetivos é propiciar a reflexão e a interação entre cineastas e público da região sobre longas do cinema nacional: despertando a plateia para a riqueza por trás do nosso cinema, as dificuldades encontradas, os diferentes olhares no 'fazer cinematográfico' que fala da cidadania, o lado autoral do cinema que remete ao Neorrealismo italiano, ao Cinema Novo, porém com o olhar contemporâneo”, explica Azenha.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários