Sam Alves é o vencedor da 2ª temporada do The Voice Brasil

dezembro 27, 2013


O cantor cearense Sam Alves, de 24 anos, é o vencedor da 2ª temporada do The Voice Brasil, exibido na noite desta última quinta-feira (27/12), na Rede Globo. Sam, que faz parte do Time da cantora Claudia Leite, venceu o reality show musical com 43% dos cerca de 29 milhões de votos.

Apontado nas redes sociais como um dos favoritos para levar o prêmio desde o início do programa, Sam Alves já havia participado do The Voice dos Estados Unidos no ano passado, quando não foi escolhido por nenhum técnico na fase de audições às cegas.

Na época, Shakira – que estava substituindo Christina Aguilera, chegou a se arrepender por não ter o escolhido ao saber que Sam era brasileiro. Foi graças a um amigo do apresentador Tiago Leifert, que assistiu a versão americana e indicou a história para a produção que convidou Sam para se inscrever.

Com apresentações de Ellen Oléria (primeira vencedora do The Voice Brasil), Rogerio Flausino (vocalista do Jota Quest), Luisa Possi, Maria Gadu e Gaby Amarantos, além da participação especial de Ana Carolina, a final da 2ª temporada do The Voice Brasil, garantiu a Rede Globo a liderança de audiência com uma média de 35 pontos e um forte engajamento nas redes sociais, principalmente no Twitter.

Como prêmio, Sam Alves leva para a casa R$ 500 mil, um carro e um contrato com a Universal Music, que inclui o lançamento de um CD e um plano de carreira. Abaixo, confira algumas impressões sobre a final da reality:

# O maior acerto desta 2ª temporada do The Voice Brasil foi a mudança de horário para as noites de quinta-feira. O reality show musical fez uma ótima dobradinha com o programa Amor e Sexo, de Fernanda Lima, trazendo um novo gás para as noites deste dia da semana.

# Os jurados continuaram os mesmos: Lulu Santos, Carlinhos Brown, Claudia Leite e Daniel.

# Chamou a atenção nesta temporada a grande quantidade de participantes nordestinos. Entre eles, chamaram a atenção pelo talento Lucy Alves (Time Brown) e Chrystal (Time Claudia Leite).

# Outro destaque positivo foi a roqueira paulista Luana Camarah pela autenticidade, representando o Time Lulu. Nos momentos finais, ela se envolveu em uma polêmica nas redes sociais, sem querer, quando Lulu a escolheu em detrimento de Dom Paulinho Lima, um dos favoritos para ganhar o reality show.

# Os finalistas da 2ª temporada do The Voice Brasil foram: Lucy Alves, Pedro Lima, Rubens Daniel e Sam Alves. Particularmente acredito que Lucy é a mais talentosa dos quatro e a que possui mais personalidade musical. Já pode começar a fazer turnê pelo país!


# Sam Alves – o vencedor desta temporada, não é um mau cantor. Mas ainda é muito cru em relação aos outros finalistas. Nunca se apresentou profissionalmente e sofre forte influência americana (e da música gospel), principalmente pelo fato de ter sido criado na Terra do Tio Sam. Clique aqui e veja a história dele publicada pela revista Veja.

# Nas redes sociais, desde que Sam Alves fez o dueto com Marcela Bueno, da música “A Thousand Years”, de Christina Perri, o público já elegeu o rapaz como o mais novo “namoradinho do Brasil”. Detalhe: a música é tema do filme Amanhecer – A Saga Crepúsculo. Assista a apresentação:

# Na final desta quinta-feira, ao observar pelas redes sociais, Sam Alves venceu mais pelo carisma do que pelas músicas que cantou nos momentos finais do reality.

# Pedro Lima foi o mais prejudicado da noite. Lulu Santos que deveria cantar ao lado do pupilo, o fez de backing vocal. Em seguida, ele pode se apresentar sozinho e o público pôde ouvir a voz do “bigode grosso”.

# Lucy Alves cantou um clássico de Dominguinhos eternizado por Elba Ramalho, “De volta para o meu aconchego”. Emocionou ao cantar com a família, que forma o grupo Clã Brasil.

# Rubens Daniel e Daniel tentaram cantar em inglês. Tentaram interpretar “Bridge Over Troubled Water”, de Paul Simon. Tentaram. Muitas pessoas relataram nas redes sociais que não conseguiam entender a pronuncia das palavras dos dois. Eu mesmo só entendi a frase final.

# Ellen Oléria, vencedora da primeira temporada, voltou ao palco do The Voice Brasil com uma música inédita. Confesso que custei para entender que era música de trabalho. Dona de uma voz potente, ela deveria ter escolhido outra música.

# Muitos internautas comentaram e eu compartilho da mesma opinião: o principal problema desta temporada do The Voice Brasil se chama repertório. Teve artista querendo cantar música sem prestar atenção no seu próprio timbre e melodia. A coisa desandou!

# No penúltimo programa, por exemplo, todos os técnicos desafinaram. Imagina um reality em que os participantes cantam melhor que os técnicos (no sentido de afinação)? Sim, isso existe. Fiquei com vergonha alheia por eles.






# Dos técnicos da versão brasileira, acho que Claudia Leite é a única que assiste a versão americana. Se ela não assiste, o staff dela vê. Nesta temporada, ela não só copiou descaradamente Christina Aguilera como incorporou para si várias expressões da artista. Total falta de originalidade!

# Li um artigo muito bacana no site da revista Carta capital sobre a final desta 2ª temporada do The Voice Brasil. Não acredito que o público não saiba votar. O público votou com outro critério, o da empatia. Se Sam Alves souber aproveitar a onda, pode deslanchar. Se vai ser sucesso daqui um ano, só o tempo dirá!

# A novidade para a 3ª temporada é que participantes a partir de 16 anos poderão se inscrever para o The Voice Brasil. A iniciativa não deixa de ser uma apropriação da versão norte-americana que abriu a mesma brecha na última temporada.






Fotos: TV Globo / Divulgação.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários