#Crônica: Memórias de um Natal que se renova a cada ano

dezembro 24, 2013



Então é Natal! Data que a família se reúne em volta da mesa para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Antes ou depois da ceia – depende da tradição de cada um, acontece a troca de presentes ou o famoso amigo oculto.

Independente disso, o Natal é uma data que muitas famílias conseguem se reunir com tranquilidade. É uma oportunidade de um saber o que aconteceu de bom e de ruim na vida do outro, principalmente quando a família é muito grande e nem todos os parentes tem a oportunidade de se ver pessoalmente no decorrer do ano.

Por mais que as redes sociais – e até mesmo o telefone, nos mantenha conectados durante 365 dias, a magia de encontrar pessoalmente, um olhando para o outro, em um momento de confraternização e festa, não tem preço.

Na minha família, por exemplo, comecei a perceber que a medida que eu e meus irmãos fomos ficando adultos o Natal perdeu um pouco da sua mágica. Imagino que isso aconteça com todo mundo.

Quando se é criança, o Natal é a época mais esperada do ano. Época de festas, de presentes e de uma áurea lúdica que nos faz viajar no mundo da imaginação. Tudo pode acontecer mesmo. É o espírito de Natal fazendo das suas!

Com a chegada da minha sobrinha – integrante mais nova da minha família, voltamos a ter esse Natal lúdico. Montar a árvore de Natal com mais entusiasmo e nos pegar admirando a árvore de natal na sala, porque a minha sobrinha sempre coloca algo novo e faz questão de nos mostrar.

A criança faz a gente acreditar de novo no Papai Noel. Tudo na noite de Natal é uma grande novidade. As músicas, as brincadeiras, as conversas: tudo isso para a criança tem uma alegria envolvida, um motivo para que aconteça algo especial a qualquer momento.

Quando eu era criança gostava de ser surpreendido com os presentes de Natal. Se eu pedi algo específico, foi muito raro e agora não me recordo. Nunca fui de pedir aos meus pais, de fazer birra por um presente no shopping como já vi muitas crianças fazendo.

Provavelmente, isso se deve pela criação que os meus pais deram a mim e aos meus irmãos. Já chegamos passar alguns Natais sem presente, mas isso não tirou o brilho da festa, nem da nossa ceia. No fundo, acho que a gente sabia que os nossos pais estavam lutando para nos dar o melhor que eles podiam.

Agora que eu estou adulto, me empolgo muito mais com o preparo da ceia do que com a troca de presentes. Confesso. Passo horas na internet assistindo e lendo receitas natalinas. Descobrindo novos sabores, temperos e testando pratos diferentes para oferecer um cardápio mais variado.

A cozinha para mim é uma terapia. Este ano, por exemplo, tirei o dia 23 de dezembro para o preparo das sobremesas. Hoje, dia 24 de dezembro, já estou na cozinha, ao lado da minha mãe, desde manhã, no preparo para assar as carnes típicas do Natal que ficaram marinando de um dia para o outro.

Entre o preparo de um prato e o descanso, dou uma passadinha rápida no computador para ver o que rola na internet, ver se estou fazendo as receitas de modo correto e cumprimentar os amigos queridos pelo Natal que se aproxima. Ou melhor, que se renova.

Por isso, aproveito para desejar a todos os amigos, leitores e parceiros do Café com Notícias um FELIZ NATAL e um excelente 2014! 

2013 foi um ano sensacional para o Café: o blog teve um crescimento expressivo e passou por muitas mudanças que contribuíram para fortalecer ainda mais este espaço.

E em 2014 tem muitas novidades que pretendo contar no decorrer dos meses. Aguardem!

Obrigado por tomar este café comigo todos os dias!

#FelizNatal






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Oi, Wander! Você sabe que eu sou encantada por esse BLOG, ele é de fato um espaço maiúsculo e hoje esse texto me emocionou. Também aprendi a gostar do natal na infância e quase não conseguia dormir de tanta ansiedade para ver meus presentes que minha tia colocava no meio da noite aos pés da minha cama, dizendo que havia sido papai Noel quem os tinha colocado la kkkkkk. Eu amava isso, e como ta falei la no twitter fiquei brava quando me tiraram a ilusão de Papai Noel não existia rsrsrs. Bom, tempos idos.
    Quero te desejar um Natal maravilhoso e um 2014 coisa linda.

    ResponderExcluir