Lado a Lado vence Emmy Internacional de melhor telenovela

novembro 26, 2013

O diretor Vinicius Coimbra e os autores Claudia Lage e João Ximenes Braga, de "Lado a Lado",
durante o 41º Emmy Internacional. Foto: Neilson Barnard/Getty Images/AFP.

Considerado um azarão por concorrer com o sucesso avassalador de Avenida Brasil, a novela Lado a Lado foi a grande vencedora da 41ª edição do Emmy Internacional, conhecido popularmente como o Oscar da TV. A premiação aconteceu nesta segunda-feira (25/11), em Nova York, e não foi exibida na TV brasileira. Clique aqui e veja os outros vencedores.

Lado a Lado foi exibida pela Rede Globo na faixa das 18h, entre 10 de setembro de 2012 a 8 de março de 2013. A trama foi escrita pelos estreantes Claudia Lage e João Ximenes Braga, sob direção geral de Vinicius Coimbra e de direção de núcleo de Dennis Carvalho. Na época, a novela teve uma baixa audiência – uma média de 18 pontos no Ibope, mas foi sucesso entre a crítica e o público. Abaixo, confira a repercussão da vitória brasileira no Emmy:



Com 154 capítulos, Lado a Lado retratou como pano de fundo o Rio de Janeiro de 1903, após o fim da escravidão e da monarquia. É neste contexto que duas mulheres de origem diferentes, Laura e Isabel – uma oriunda de família rica e a outra descendente de escravos, formam uma linda história de amizade e companheirismo.

A novela ainda aborda a urbanização do Rio, o fim dos cortiços e o início da favela, o surgimento do samba, a entrada do futebol na cultura brasileira, a proibição da capoeira, a criminalização do candomblé, a revolta da chibata, a revolta da vacina, o machismo, a corrupção, além do papel da mulher e do negro no início do século XX.

No elenco, nomes como Camila Pitanga, Marjorie Estiano, Thiago Fragoso, Lázaro Ramos, Rafael Cardoso, Caio Blat, Maria Padilha, Zezeh Barbosa, Milton Gonçalves, Tuca Andrada, Priscila Sol, Maria Clara Gueiros, Paulo Betti, Isabela Garcia, Sheron Menezzes, Cássio Gabus Mendes, Alessandra Negrini e Patrícia Pillar.

Importância histórica

Não me canso de dizer o quanto a novela Lado a Lado foi importante para a valorização do negro na TV. Foi a primeira novela que mostrou os negros como protagonistas da sua história, sem serem submissos e lutando por se enquadrar numa sociedade que até bem pouco tempo atrás os via apenas como “peças”.

Mas, mais do que mostrar para o Brasil a história do negro e do quanto o preconceito ainda se faz presente na nossa sociedade, Lado a Lado também deu voz à mulher, mostrando a luta delas pelo direito ao estudo, ao trabalho e a participação social.
Equipe de "Lado a Lado" reunida no Emmy Internacional. Foto: Neilson Barnard/Getty Images/AFP.

O mais interessante desta novela é que mesmo retratando temas históricos e pontuais do Brasil sob o prisma da teledramaturgia, Lado a Lado foi ousada por mostrar o quanto o preconceito ainda se faz presente na nossa sociedade, das suas mais diversas formas. E isso gera incômodo.

Particularmente, a minha torcida foi grande. Não que Avenida Brasil não merecesse um prêmio. Em termos gerais, o folhetim de João Emanuel Carneiro é uma história carismática e que trouxe certa inovação ao gênero por trazer uma linguagem mais dinâmica, muito próximo aos seriados americanos.

Mas, Lado a Lado foi além por justamente cutucar o Brasil na sua ferida histórica, retratando o início do século XX e mostrando algumas questões – como o culto do candomblé, que até hoje sofre discriminação por alguns grupos sociais e religiosos.

Talvez, seja por isso que Lado a Lado teve uma baixa audiência: o Brasil ainda não tem colhões para encarar a sua própria história. Foi uma novela emocionante, mas muito provocativa. Umas das melhores novelas de época que já assisti e que o Brasil já produziu até hoje. Um marco.

Melhor atriz

Outra grande vitória do Brasil foi a consagração da atriz Fernanda Montengro que levou o prêmio de melhor atriz por sua atuação na série Doce de mãe, exibida na TV Globo em dezembro de 2012. A atriz viveu a personagem Dona Picucha, uma viúva de 85 anos, que encarava a vida com bom humor.
A atriz Fernanda Montenegro mostra à imprensa o prêmio Emmy Internacional que recebeu, na categoria de melhor atriz. Foto: Neison Barnard/ Getty Images North America/ AFP.

"Esse é um momento muito especial na minha vida, na minha carreira. Estou muito emocionada e admito agora que fiquei nervosa. Não imaginava ganhar esse prêmio! Gostaria de agradecer à Globo, à Casa de Cinema de Porto Alegre, ao Jorge Furtado e a toda equipe. Nós trabalhamos com muito amor e muita entrega. Esse é um prêmio que pertence a todos que se entregaram a esse trabalho. Estou muito feliz!", disse a atriz.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários