Dicas culturais em BH: Feira do Mineirinho e Exposição Guerra e Paz

novembro 22, 2013


Já sabe o que fazer no final de semana em Belo Horizonte? O blog Café com Notícias separou duas dicas muito bacanas para que você possa aproveitar bem o seu momento de lazer junto com a família, amigos ou quem você ama. Que tal conferir a volta da Feira do Mineirinho ou os últimos dias da Exposição Guerra e Paz?

É que a partir deste domingo (24/11), a Feira do Mineirinho volta a funcionar das 08h às 17h. A Feira também vai abrir toda quinta-feira, de 17h às 22h, e a partir de agora terá uma área de 9 mil m² do entorno do Mineirinho, na saída da avenida Abraão Caram e Alameda das Palmeiras. Além disso, o local será monitorado por câmeras de segurança, garantindo mais conforto e tranquilidade para o público.

Depois de muitos meses sem ser realizada devido a reforma dos Estádios do Mineirão e do Mineirinho, o retorno da Feira significa uma grande vitória para os feirantes, afinal muitos deles tem como única fonte de renda os lucros obtidos com as vendas durante o evento.

Realizada há dez anos nas dependências do Ginásio Poliesportivo do Mineirinho, a feira busca valorizar as artes mineiras e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado.

Serão 400 estandes de roupas, acessórios, gastronomia, obras de arte e de artesanato, praça de alimentação com 60 barracas e estrutura para atender a cerca de 3 mil pessoas, além de um espaço reservado para shows e apresentações artísticas.

Para a reabertura, a organização preparou um show especial, com a apresentação da Banda Trilha, que leva ao palco os grandes hits mundiais do cinema, como Footloose, Pretty Woman e Stain’ Alive, entre outros clássicos que emocionaram as plateias nos cinemas mundo afora.

O repertório de duas horas é recheado de performances teatrais e 100% dançantes, de acordo com a trilha sonora dos filmes. Fantasiados, os músicos interagem com o público e prometem não deixar ninguém parado.

Já para quem curte obras de artes e o trabalho magnífico de Cândido Portinari, a dica é ir conferir os últimos dias da Exposição Guerra e Paz, no Cine Theatro Brasil, na Praça 7, bem no centro de Belo Horizonte.

Com o horário de visita estendido de 10h às 22h, o público irá conferir as obras primas do pintor produzidas na década de 1950, com 140 m² cada, além de uma série de exposições e um documentário relacionado ao tema, bem ali nas novas instalações do Cine Theatro Brasil, que foi reinaugurado em outubro. Tudo isso de graça.

A mostra que já recebeu até o momento mais de 65 mil visitantes,  foi composta entre  1952 e 1956, Cândido Portinari realizou seus dois últimos e maiores murais, “Guerra” e “Paz”, encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York.

Os murais são compostos, ao todo, por 28 placas de compensado naval, com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura e 75 quilos cada uma. A área total pintada, uma superfície de 280 metros quadrados, é maior do que a do “Juízo Final”, produzida por Michelangelo para a Capela Sistina.

Localizados em local nobre, no hall de entrada da Assembleia Geral, mas de acesso restrito aos delegados das Nações, os murais Guerra e Paz não podem ser vistos nem mesmo durante as visitas guiadas da ONU ― por razões de segurança. Por esse motivo, o Projeto Portinari sempre sonhou em expor Guerra e Paz ao grande público. Uma grande reforma no edifício sede da ONU, entre 2010 e 2013, proporcionou esta oportunidade inédita.

Após a passagem por Belo Horizonte, os painéis serão expostos em Paris, no Grand-Palais, em maio de 2014. Na capital francesa, a exposição será ampliada com a criação de uma sala “Portinari e a França”. A relação profunda e duradoura de Portinari com França teve início em 1928 quando o pintor recebeu o Prêmio de Viagem à Europa, Medalha de Ouro, outorgado pela Escola Nacional de Belas Artes.

Antes da entrega definitiva dos painéis à ONU, está sendo estudada possibilidade de exibição em Nova York. “Estamos trabalhando para apresentá-los ao grande público antes de devolvê-los à ONU. Pensamos na Grand Central, em Nova Iorque, mas esta exposição ainda não está confirmada”, afirma a diretora executiva do Projeto Guerra e Paz, Maria Duarte.

E aí, já decidiu aonde ir? Na dúvida, que tal ir aos dois. Bom passeio! Divirta-se.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários