Café Rapidinhas – FIQ BH 2013, Agência Pública e documentário “Eu Maior”

novembro 13, 2013


Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:


Café em Quadrinhos: De 13 a 17 de novembro, de 09h às 22h, acontece em Belo Horizonte, na Serraria Souza Pinto, a 8ª Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH 2013). Considerado o maior evento do gênero na América Latina, o #FIQBH2013 pretende apresentar ao público um painel da produção contemporânea de quadrinhos no mundo com oficinas e debates, além de promover um intercâmbio entre artistas e editores nacionais e internacionais. Criado em 1999, o evento deste ano irá homenagear o quadrinista e cartunista Laerte Coutinho que vem a BH no domingo (17/11) para fazer um bate-papo sobre o seu trabalho. Para ver a programação completa, clique aqui.

Café Literário: A jornalista e escritora mineira, Luciana Aquino, lança no dia 14 de dezembro de 2013, sábado, às 9 horas, na Galeria de Arte da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, seu quarto livro e o primeiro para o público infanto-juvenil: “A Rainha Zu e seu reino atrapalhado”. A obra é publicada pela editora Pingo de Letra – Scortecci, de São Paulo. Luciana conta que o livro foi escrito em homenagem ao filho dela Bernardo, que é um dos protagonistas da história. Além disso, de forma lúdica a autora fala sobre a Idade Média, e retrata temas como organização e higiene pessoal.

Café Patrocinador: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebe a partir desta quarta-feira (13/11), até o próximo dia 18 de dezembro, projetos de eventos culturais a serem patrocinados pelo Banco no período de 1º de março a 30 de agosto de 2014. As inscrições estão abertas pelo site do BNDES. As ações de patrocínio do BNDES são focadas nas áreas de Cinema, Música, Literatura e Dança. Podem ser apoiados festivais, mostras, espetáculos, feiras e outras iniciativas que contribuam para a difusão e o fomento da cultura brasileira. As propostas são analisadas pelo pelo Comitê Cultural, formado por equipes da área de Comunicação do Banco. A previsão é que o resultado seja divulgado em fevereiro de 2014. 

Café Jurídico: No próximo sábado (23/11), a Faculdade Anhanguera irá promover o programa “Sábado Jurídico na Comunidade”, será realizado no bairro Renascença, em Belo Horizonte. Os atendimentos serão realizados por alunos do 8º período do curso de Direito, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), coordenado pela professora Graças Salles e supervisionado por professores.

Os atendimentos acontecerão das 13h às 17h, na Escola Estadual Santo Afonso, na av. Bernardo Vasconcelos, 1334, bairro Renascença, em BH. As pessoas da comunidade serão atendidas por ordem de chegada, dando-se prioridade a idosos, gestantes, mães com crianças de colo e portadores de necessidades especiais. Outras informações pelo telefone (31) 3025-5135.

Café Repórter: A Agência Pública está em busca de repórteres que queiram contar boas histórias e também investigar os preparativos da Copa do Mundo no Brasil. Se você já trabalha na cobertura esportiva e tem aquela pauta engavetada, essa é a hora de torná-la possível. Todas as reportagens podem ser publicadas também pelo seu veículo, em parceria com a Agência Pública.

O projeto irá distribuir quatro microbolsas no valor de R$ 4 mil para a realização de boas reportagens investigativas sobre a Copa do Mundo, que serão publicadas no site da Agência Pública e em jornais e sites parceiros. As reportagens escolhidas vão fazer parte do blog Copa Pública. Para se inscrever, basta preencher o formulário com as informações sobre a sua pauta, até o dia 6 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 11 de dezembro e a publicação das reportagens escolhidas está prevista para o primeiro semestre de 2014.

Café Webnário: Na próxima sexta-feira (15/11) , as jornalistas Clarinha Glock (Brasil) e María Idalia Gómez (México) participam de um seminário online sobre medidas de segurança para repórteres em cobertura de grandes eventos. O evento, realizado pela Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) acontece das 13h às 14h. Para se inscrever gratuitamente, basta clicar neste link. O Brasil será o ponto de referência para a discussão das técnicas de proteção pessoal, tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo e das eleições presidenciais, em 2014. 

Clarinha Glock é jornalista formada na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com especialização em comunicação para conflitos e para a paz na Universidade Autônoma de Barcelona. É integrante da Unidade de Resposta Rápida do Projeto Impunidade/Crimes contra a Imprensa da SIP desde 2000. María Idalia Gómez também é membro da Unidade de Resposta Rápida do Projeto Impunidade/Crimes contra a Imprensa da SIP desde 2004. Jornalista, atua no México como editora do jornal 24 Horas e colaboradora da MVS Radio.

Café Ponto Doc: Quem sou eu?  Qual é o sentido da vida?  Por que as respostas que eu tinha ontem não me satisfazem mais hoje?  Calcadas na experiência de vida contemporânea, as questões existenciais ganham novas nuances no documentário “Eu Maior”.  O filme possui 90 minutos de duração e entrevistou 30 personalidades, tais como o físico Marcelo Gleiser, o surfista Carlos Burle, a budista Monja Coen, o cronista Rubem Alves, a atriz Letícia Sabatella, o professor Mario Sergio Cortella, o filósofo Leonardo Boff, a ex-ministra Marina Silva, entre outros. Assista o trailer:


O documentário é dirigido por Fernando e Paulo Schultz e possui o patrocínio da Rede Cinemark. A escolha do circuito de exibição será realizada por meio de financiamento coletivo no portal de crowdfunding Catarse, a partir de 21 de novembro.

Café na Blogosfera: Nos dias 29 e 30 de novembro, em Fortaleza, no Ceará, acontece a edição Nordeste do Afiliados Brasil. No primeiro semestre, no final de maio e início de junho, aconteceu a primeira edição do evento em São Paulo. Trata-se do primeiro evento de marketing de afiliados do país, voltado para publishers (blogueiros e webmasters), merchants (pessoas ou empresas anunciantes que querem vender algo na internet), empresas de programas de afiliados, agências de publicidade e comunicação, publicitários e todo o tipo de usuários direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento de projetos comerciais na internet. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Café Palestrante: No dia 21 de novembro, às 19h, o advogado e professor Daniel Kaltenbach irá ministrar uma palestra sobre Diretrizes para o Crescimento Pessoal e Realização Profissional, no escritório do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF). Voltado para o público geral, a palestra vai tratar de temas que englobam a vida pessoal e profissional como a importância de saber ouvir e aprender com o exemplo do outro, atitudes de um vencedor, dicas de como trabalhar bem em equipe e com traçar metas para sua vida, além de outros diversos temas. O endereço da palestra é na Rua Sergipe, nº 1.167,15 º andar, Savassi, Belo Horizonte/ MG. Para assistir a palestra é necessário fazer a doação de um quilo de alimento não perecível. Informações pelo telefone (31) 4501-4100 ou pelo e-mail: mkt@mtostes.com.br
Foto: Murillo Novaes / Reprodução.

Café Esportivo: O Veleiros do Sul, em conjunto com a Associação Brasileira da Classe J24, realiza o Campeonato Brasileiro de J24 neste final de semana, entre 15 e 17 de novembro, em Porto Alegre (RS). A competição conta com uma novidade: algumas tripulações receberão incentivos em dinheiro para viabilizar a participação. "O campeonato terá a participação de 16 tripulações, não só do Veleiros do Sul, mas também do Rio de Janeiro, Uruguai e Rio Grande. A expectativa é bem grande visto que este será o primeiro Campeonato Brasileiro da Classe que premiará os três primeiros colocados com o programa Bolsa Atleta do Governo Federal, o que significa um incentivo de mais de R$ 50 mil por equipe para o ano de 2014", explica o Alex Luiz, secretário Nacional da Classe J/24 e sócio do Veleiros do Sul.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários