#Hackathon: Maratona de Dados Abertos estimula transparência na gestão pública

outubro 02, 2013


Até o dia 07 de outubro, estão abertas as inscrições para o 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais. A iniciativa tem como objetivo mobilizar profissionais e pessoas criativas das mais diversas áreas para criarem, de forma colaborativa, soluções tecnológicas a partir de dados estratégicos da administração pública estadual.

Trata-se de uma maratona de dois dias em que as equipes irão propor alternativas para que os dados sejam disponibilizados com transparência e acessibilidade, de forma que qualquer cidadão compreenda cada um dos números.

Os dados já estão publicados no Portal da Transparência de Minas Gerais e caberá a cada um criar soluções que possam facilitar a compreensão desses dados de maneira criativa. Podem se inscrever cidadãos a partir de 18 anos, individualmente ou em equipes que tenham até cinco integrantes. Os selecionados serão divulgados no dia 10 de outubro no site do Movimento Minas.

De acordo com a jornalista e empreendedora pública, Raquel Camargo, que faz parte da equipe que está organizando organizadora do Hackathon mineiro, a ideia surgiu após eles estudarem o impacto da abertura de dados nas iniciativas de participação social.

“O Movimento Minas é um projeto que trabalha para aproximar o governo dos cidadãos, e vimos essa iniciativa como uma ótima ideia de criar essa interação. Esperamos que a cultura de dados abertos se propague e que a sociedade civil sinta-se entusiasmada em criar soluções tecnológicas com dados públicos”, explica.
Foto: Site EBC / Reprodução.

Raquel comenta ainda que jornalistas, designers, programadores, analistas e qualquer outro tipo de profissionais que tem interesse em banco de dados podem montar equipes para se inscrever na maratona.

“Jornalistas podem criar equipes com outros tipos de profissionais, como desenvolvedores e designers. Eles podem contribuir facilitando o acesso às informações públicas, criando novas linguagens de divulgação dos dados do Portal da Transparência e promovendo a transparência”, finaliza.

Transparência

O Congresso Federal, em Brasília-DF, está em sua fase final do Hackathon. Após selecionar, 50 de 99 sugestões de aplicativos para aumentar a transparência na divulgação do trabalho parlamentar, a fase final do concurso irá acontecer de 29 a 31 de outubro.

Uma comissão avaliadora formada por um parlamentar, técnicos do Congresso e representantes da sociedade vão escolher os três vencedores, que receberão, cada um, R$ 5 mil como prêmio. A Hackathon faz parte de uma nova fase de transparência, decorrente da recente Lei do Acesso à Informação (12.527/11), a chamada transparência 2.0.

“Queremos estimular os órgãos públicos e outros parlamentos a convidar essa sociedade de inovadores que está querendo mudança, que está querendo uma nova visão de parlamento, um parlamento mais aberto e participativo”, diz o coordenador da comissão organizadora Hackathon da Câmara, Cristiano Ferri.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários