A despedida da MTV Brasil como conhecemos

outubro 02, 2013


Você foi telespectador da MTV Brasil? Se despediu da emissora na TV aberta? Confesso que assisti na televisão muito pouco sobre a despedida da MTV Brasil do Grupo Abril. Muita coisa que vi foi pela internet. E pelo que vi a despedida foi para cima, em clima de festa. Como é e sempre vai ser o jeito da MTV.

Aliás, culpam o YouTube, a internet, pela decadência da MTV Brasil. Acho isso irresponsável. O erro maior da MTV foi ter achado que a internet era concorrente, que ninguém se interessaria em ver mais clipe na televisão, quando na verdade a web deveria ter sido usada como apoio de mídia, como uma continuidade dos assuntos abordados na TV.

Quando a MTV Brasil enxergou o tiro no pé já era tarde mais. Apostar no formato de emissora cultural e jovem, afastou o publicou que curtia música e não se adaptou a algumas apostas musicas extremadas que iam do alternativo ao pop reciclável.

O formato de introduzir músicas mais populares também não agradou. Coube ao humor salvar a emissora e dar a ela uma boa repercussão nos últimos momentos de vida.

Para se ter uma ideia, faz tempo que deixei de assistir a MTV Brasil. O último programa que acompanhei mesmo era o Comédia MTV e o Trolalá, mas era mais pela internet, do que pela TV. Isso não é ruim. O telespectador também é internauta e quando gosta de um programa repercuti.

É aquele lance de segunda tela que as emissoras de TV aberta custaram a entender e aceitar. É impossível ignorar a internet, as redes sociais, os blogs, os dispositivos móveis, etc. O modo como se faz mídia eletrônica mudou. Quem ainda não percebeu isso, está comendo mosca.

Nestes últimos dias de despedida da MTV Brasil, mil coisas passaram pela minha cabeça. É a segunda emissora de TV aberta que gosto que vi sendo encerrada. A primeira foi a Manchete. Lembro que fiquei horas na frente da TV vendo a transição para RedeTV!, acompanhando como seriam as mudanças.

Nesta despedida da MTV Brasil preferi não me dedicar tanto. Não porque deixei de gostar, mas porque optei por deixar na minha memória os bons momentos que tive com a emissora. E foram muitos. Na minha adolescência, foi a minha emissora preferida.

Quem é da década de 1990, assim como eu, gravava os seus clipes preferidos na fita cassete, assistia o Disk MTV, o Super Nova, o Erótica MTV, a Mega Liga dos VJs Paladinos, o Pé na Cozinha, o Barraco MTV, o Teleguiado, o João Gordo, o Hermes e Renato, o Verão MTV, os Acústicos, e tantos outros, que marcaram uma época, uma geração.

O mais bacana de olhar para trás é ver que MTV Brasil foi uma emissora de experimentação, coisa que está faltando na TV aberta, ultimamente. Está tudo muito padronizado. Há pouco espaço para a criatividade, para a ousadia. Tudo tem que dar certo e dar audiência. Ninguém gosta da mesma coisa. Isso precisa ser reavaliado.

A MTV Brasil como conhecemos vai deixar saudades...

Vi na internet estes dois vídeos que sintetizam essa despedida da MTV Brasil. Despedida não, um novo começo. Tchau MTV Brasil na TV aberta e seja bem-vinda Nova MTV na TV Paga (que por sinal ainda não chegou na minha operadora). Que a criatividade e a ousadia continuem sendo a marca da emissora, independente da controladora. Bora assistir estes momentos finais? Aperta o play:








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. O fim da MTV mexeu muito comigo, mesmo não assistindo há alguns anos. A MTV pra mim sempre significou um "plano b" na rotina da TV aberta e uma válvula de escape na juventude, um canal que mostrava aos jovens brasileiros que fazer televisão, com uma linguagem mais dinâmica e diferente, era possível (ainda que nem sempre desse certo). De 1995 a 2000, nunca perdi um só VMB. Assistia Rock e Gol torcendo mesmo para os times mais engraçados. Assisti 500 vezes o "Na Estrada - Mamonas Assassinas", programa que ficou sensacional na época e fora daquela chatice explorada na TV Aberta. / Agora, pra falar dos clipes, Ttmbém acho bobeira culpar a internet e o youtube pela perda do interesse em clipes. Os clipes é que não evoluíram para acompanhar as novas gerações, atiçar a curiosidade da molecada. Aqueles recentes tops de clipes que a MTV fazia com temas, às vezes tocando antigões, eram muito bons, um ótimo programa pra deixar rolando. Bom, o fato é que eu duvido que sem a MTV os brasileiros teriam tido a oportunidade de conhecer quadros psicodélicos como o "Garoto enxaqueca", "Vaca Láctica", ou bandas como "Maria do Relento - Conhece o Mário", "Shelter - Here we go", por exemplo. A MTV pode ter seus milhões de defeitos, mas sua coragem de errar e arriscar ficarão pra sempre na minha memória com o Cazé, Cuca, Astrid, Rodrigo, Gastão, Sabrina, Marina Person, Chris Nicklas, Chris Couto, Soninha e tantos outros nomes.

    ResponderExcluir