Café Literário – Biografias, Leminski liberado e Monteiro Lobato inédito

outubro 24, 2013



Bem-vindo ao Café Literário, a sua dose semanal de literatura! Nesta temporada, a seção está sob os cuidados do escritor em formação, apaixonado por literatura e autor do blog Escriba Encapuzado, Tiago K. Pereira*, novo colunista do blog @cafecnoticias. Semanalmente, você irá conferir por aqui novidades do mundo literário, entrevistas, resenhas e, até mesmo, sorteio de livros. Acompanhe:

Saudações, querido leitor. O Café Literário está de volta após as longas e merecidas férias de seu colunista. As Notas Literárias desta semana trazem a polêmica sobre a publicação das biografias não autorizadas, a volta da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, lançamentos para os fãs de poesia e Bridget Jones e um evento inspirador para escritores. Confira as notas e fique bem informado:


A polêmica das biografias

Em 1983, antes de se tornar apresentadora de programas infantis, Xuxa fez um ensaio para a revista Playboy. As empresas do grupo EBX do empresário Eike Batista estão envolvidas em escândalos estatais e ambientais. O pastor e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano, é suspeito de homofobia e racismo devido as suas atitudes radicais.

Agora imagine que a publicação da biografia de cada uma dessas personalidades será apenas autorizada pelas próprias caso não trate desses e de nenhum outro fato marcante (e polêmico) de suas vidas? É inevitável que a palavra censura venha à mente. Pois é isso o que defende, em essência, o Procure Saber, grupo liderado pela empresária Paula Lavigne e apoiado por nomes de peso como Roberto Carlos, Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento.
Blog Sertão 9 / Reprodução.

O assunto não é novidade, mas destacou-se na mídia após a Feira do Livro de Frankfurt, onde o Brasil foi homenageado este ano. Várias entrevistas têm sido veiculadas a favor e contra as ações do Procure Saber, que diz defender a manutenção dos artigos 20 e 21 do Código Civil de modo a garantir a autorização do biografado antes da distribuição das obras.

A reação da imprensa e de autores tem sido tenaz. Biógrafos como Fernando Morais (Olga, Chatô, O Mago) e Mario Magalhães (Marighella, livro vencedor do 55º Prêmio Jabuti) deram depoimentos contundentes em entrevistas recentes e se mostraram até mesmo dispostos a se aposentar. O jornalista Reinaldo Azevedo também fez considerações lúcidas sobre a polêmica participação de Paula Lavigne no programa de TV Saia Justa.

Uma audiência pública foi convocada pela ministra Carmem Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) para os dias 21 e 22 de novembro. Interessados em participar da discussão podem se inscrever até o dia 12 de novembro pelo e-mail autorizacaodebiografia@stf.jus.br

Leminski liberado

Eis outro reflexo da discussão sobre a autorização prévia das biografias: na semana passada, o escritor Domingos Pellegrini disponibilizou gratuitamente Passeando por Paulo Leminski. 

Após dedicar três meses à produção da biografia, encomendada por uma editora com a autorização da família do poeta, Pellegrini, desgostoso com as restrições impostas ao seu trabalho, optou por distribuir a obra por e-mail. "Já no segundo capítulo percebi que, ao invés de autorizada, na verdade, seria monitorada. Isso me tiraria a paixão.", disse em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo.
O escritor, poeta, crítico literário, tradutor
e professor, Paulo Leminski. Foto: UOL / Reprodução.

Pellegrini já foi agraciado com dois prêmios Jabuti: na categoria contos por O Homem Vermelho e na categoria romance por O Caso da Chácara Chão. Sua biografia não autorizada de Paulo Leminski pode ser facilmente encontrada na internet, como expresso na primeira página, a reprodução total da obra está liberada.

Monteiro Lobato

Os fãs do universo do Sítio do Pica Pau Amarelo têm motivo para comemorar. Foi lançado este mês o livro No Tempo de Nero, parte integrante de um acervo de preciosidades do escritor paulista Monteiro Lobato que ficaram fora do catalogo por mais de 60 anos. Nesta velha nova aventura, a turma do Sítio decide viajar no tempo para a Roma Antiga.

Graças às trapalhadas da boneca Emília, todos acabam na época do terrível imperador Nero, onde são presos por terem “cara de cristãos” e são condenados a lutar na arena do Coliseu. Com ilustrações de Simone Matias e 32 páginas, a obra é recomendada para crianças a partir de sete anos e chega pelo selo Globinho da Globo Livros ao preço de R$ 32,00.

Poetas mineiros

Os poetas Kiko Ferreira e Chico de Paula lançarão seus livros, Pó de Pedra e Sobras, na Galeria de Arte BDMG Cultural no próximo dia 29 de Outubro, às 19h. Repleto de poemas inéditos, os volumes compõem a caixa Poesia de Bolso, uma parceria entre os autores, que já trabalharam juntos na TV Minas nas décadas de 80 e 90.

Pó de Pedra é o oitavo livro de Ferreira e celebra 30 anos dedicados à literatura. Sobras, segundo livro de Chico, é uma curiosa coletânea de poemas nascidos de conversas pelo Facebook, e-mail e gravações no celular. A dupla também se apresentará no Memorial Minas Vale Gerais no dia 27 de outubro, às 11h e às 13h. O acesso a ambos os eventos é gratuito.

Bridget Jones

A Companhia das Letras lançará no próximo dia 30 de outubro o livro Bridget Jones: Louca pelo Garoto, da escritora britânica Helen Fielding. O livro tem gerado polêmica entre os fãs graças à decisão da autora de matar um personagem muito importante na vida de Bridget.
A autora Helen Fielding durante lançamento do novo livro
"Bridget Jones: Louca pelo Garoto". Foto: UOL / Reprodução.

Agora aos 50 anos, a protagonista de O Diário de Bridget Jones e Bridget Jones: No Limite da Razão enfrenta novos dramas familiares e de relacionamento. Ainda desajeitada, contando calorias e taças de vinho, Bridget tem de lidar agora com o vício nas redes sociais, onde conhece o tal garotão do título.

Em entrevista a O Globo, em Londres, Fielding confessou que gostaria que o livro também fosse adaptado para o cinema, a exemplo de seus dois trabalhos anteriores – ambos estrelados por Renée Zellweger e Colin Firth.

Desafio literário

Atenção, querido leitor e aprendiz de escritor! Aproxima-se a nova edição do National Novel Writing Month (Mês Nacional de Escrita de Romances, em tradução livre). Nunca ouviu falar?

Iniciado nos Estados Unidos em 1998, o NaNoWriMo é um evento cultural anual e gratuito que reúne escritores de todo o mundo para um incrível desafio: escrever um livro de 50 mil palavras em apenas 30 dias.

Completando 15 anos em 2013 e contando com mais de 129 mil inscritos até o fechamento da coluna desta semana, o evento começa dia primeiro de novembro - não há restrições quanto ao gênero tema, idioma ou estrutura da obra. Participante da edição de 2012, este colunista preparou uma breve série de artigos sobre NaNoWriMo. Confira no blog Escriba Encapuzado.

Talento precoce

Destaque recente na mídia, Hector Ângelo Melo Briet, jovem goiano de apenas 11 anos, pode se revelar uma promessa. O garoto tem um currículo invejável: publicou quatro livros infantis, tem uma novela pronta (e outra em andamento), desenha, mantém um blog e até já palestrou para adultos de um curso de formação de lideranças. 
Foto: G1 / Reprodução.

Apaixonado por livros (e não por futebol), Hector contou com o apoio de seus pais para fazer o que gosta e superar o bullying de colegas da escola. Ambicioso, o garoto sonha alto: quer fazer carreira como autor de novelas e roteirista de cinema. “Quero ser o primeiro brasileiro a ganhar um Oscar”, disse em entrevista. Nunca se é jovem ou velho demais para se perseguir um sonho, não é mesmo? Inspirador.







*Perfil: Tiago K. Pereira é escritor de coração e servidor público por necessidade. Aficionado por letras, livros e curiosidades do mundo nerd, Tiago busca realizar seu sonho de se tornar um escritor profissional. Entre rascunhos de histórias e telas de programação, ele se aproxima do mundo da literatura escrevendo no Escriba Encapuzado e para a seção Café Literário do blog Café com Notícias.



  


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Francisco Bertoletta24 de out. de 2013, 11:33:00

    Bem que achei estranho a coluna sumir do Café com Notícias assim do nada. Bom que o Tiago voltou a escrever. Gostei mesmo de saber é da biografia do Leminski. Vou baixar com certeza. Ah, e meus parabéns por darem espaço a este menino escritor. Ele é um jovem talento que precisa ser lapidado e aplaudido.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada com esse menino escritor. Gente, ele merece ir no Jô Soares! É um talento raro para a literatura. Ainda bem que os pais o apoiam.

    ResponderExcluir