Brasil peca por falta de infraestrutura e desperdício de dinheiro público

setembro 30, 2013


O Brasil é uma economia emergente. É o oitavo país mais rico do mundo. Porém, possui alguns problemas para se tornar um “país rico e sem pobreza”, como almeja o slogan do Governo Federal.

Em um período de crise econômica mundial, todos os olhos se voltam para o Brasil. As possibilidades de negócios são muitas. Mas, para que tudo isso aconteça e o país consiga desfrutar destas oportunidades, há duas barreiras: falta de infraestrutura e desperdício de dinheiro público.

Foram mais de 30 anos sem investir em portos, ferrovias, aeroportos, transporte público, enfim mobilidade urbana e territorial. A linha férrea no Brasil é uma vergonha. Uma parte está na mão das mineradoras e a outra está abandonada – ou virou alternativa para o metrô, como foi no caso de Belo Horizonte.

Em época de Copa do Mundo e de Olimpíada, o Brasil quer correr contra o tempo e, pelo menos, dar início em algumas obras de infraestrutura. É tanta coisa, que é difícil saber por onde começar. Tudo é prioridade. Mas, talvez, a questão dos portos e da linha férrea seja a mais emblemática.

Como escoar a produção agropecuária? Pelas rodovias? As estradas brasileiras estão em má conservação. Há uma tentativa de recuperar alguns trechos, mas isso não vai ser de um semestre para o outro. Além disso, transportar por caminhão é caro e demorado.

As ferrovias e os portos em melhor conservação seriam uma boa solução. Boa não, econômica. Só o dinheiro investido na malha ferroviária que ligaria o sul ao norte do Brasil pagaria a obra e ainda iria gerar um lucro só no primeiro ano.

Estas e outras questões foram esmiuçadas na reportagem especial da jornalista Sônia Brid, para o Globo News Especial. Sônia mostra vários casos em que o dinheiro público foi jogado pelo ralo, ora por má gestão, ora por politicagem. É revoltante! Porém, um alerta importante.

Dividido em duas partes, a primeira mostra um panorama geral de obras que foram superfaturadas e, na segunda parte, o quanto o Brasil deixa de ganhar dinheiro por não ter uma infraestrutura decente. Uma aula sobre o nosso Brasil contemporâneo. Vale a pena conferir! Assista nos links abaixo:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários