8º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

setembro 03, 2013



De 12 a 15 de outubro, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promove, no Rio de Janeiro, o 8º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

O evento acontece no prédio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), no bairro da Gávea. A inscrição possui o valor, em média, a partir de R$ 300, e podem ser feita até o dia 09 de setembro, neste site.

Na edição deste ano, também será realizado a 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo – apelidada pelos jornalistas como uma Copa do Mundo do Jornalismo Investigativo.

O encontro internacional será realizada pela Global Investigative Journalism Network (GIJN), e a 5ª Conferencia Latino-americana de Periodismo de Investigación (COLPIN), do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS).

São mais de 150 painéis e minicursos no total. O tradicional sistema de inscrição no Congresso da Abraji, com a montagem prévia da grade de palestras pela internet, não foi adotado neste ano.

Uma vez inscrito, o participante poderá circular pelas palestras de qualquer um dos três eventos - desde que haja vagas nas salas. A ideia é estimular trocas e contatos entre os profissionais e estudantes de todo o mundo que estarão na Conferência Global.

Uma novidade deste ano é que os participantes poderão acessar a grade de programação do 8º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo em smartphones (iPhone, Android ou BlackBerry) por meio de um app. Assim, podem vê-la quando quiserem e marcar as palestrar de interesse. Para usar o app, acesse: http://abraji.sched.org/mobile

Entre os palestrantes confirmados estão Glenn Greenwald (The Guardian), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, Caco Barcellos (TV Globo), Zé Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini (TV Globo), Clóvis Rossi (Folha de S. Paulo), Juan Arias (El País), Hannah Storm, do International News Safety Institute (INSI), Audálio Dantas (autor de "As Duas Guerras de Vlado Herzog"), Mário Magalhães (autor de “Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo”), Roberto Cabrini (SBT), Miriam Leitão (O Globo), Rubens Valente (Folha de S. Paulo), Juca Kfouri (UOL/ESPN/Folha de S. Paulo), José Paulo Kupfer (O Estado de S.Paulo) e Eliane Brum.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Já fui no Congresso da Abraji há uns dois anos atrás e é muito bom. Você conhece jornalistas do Brasil e do mundo inteiro. Uma baita experiência. Vou no Congresso desse ano.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui no Congresso da Abraji. Mas um dia gostaria de ir. O evento desse ano está com uma proposta excelente. Vai ser uma aula, tenho certeza.

    ResponderExcluir