Café Convidado – A valorização da arte no Brasil

agosto 17, 2013

Foto: Lucas Ribeiro / Site Ideia Fixa / Reprodução.


Na seção Café Convidado de hoje, a blogueira e fotógrafa Fernanda Cabral, autora do blog Câmera Ativa, traz um artigo sobre a valorização da arte no Brasil. No texto, ela conta um caso recente de outra fotógrafa que recebeu um convite para expor o seu trabalho na Itália e que não conseguiu patrocínio de empresas brasileiras e teve que bancar tudo sozinha. Fernanda ainda dá um exemplo de como os outros países se preocupam mais em oferecer ao público um contato maior com as artes. Abaixo, confira o texto:


A arte no Brasil


*Fernanda Cabral


Recentemente, me deparei com uma questão que me fez refletir sobre a valorização da arte no nosso país. A fotógrafa Cris Celentano teve suas fotos selecionadas para a IX Bienal de Firenze, que ocorrerá de 30 de novembro a 08 de dezembro, na Itália.

Em busca de patrocínio para enviar suas fotos e com o prazo apertado para confirmar sua inscrição, Cris acabou lançando mão de suas economias para bancar a viagem. O custo envolveu impressão e moldura das fotos, embalagem, transporte e seguro. Saiba mais, aqui.

Algumas pessoas podem pensar: “Ah, é justo, as fotos são dela”. A questão é que as fotos estão representando não apenas a fotógrafa, mas marca a presença do Brasil em um evento importante para a fotografia internacional.

Perguntada sobre o que achava do valor dado à arte e à fotografia no Brasil, Cris respondeu: “Como vejo a valorização? Nula. Se eu fosse jogador de futebol, valeria 100 milhões. Se posasse nua, valeria 1 milhão. Quando pedi 15 mil reais para grandes empresas...nenhuma me ajudou”.
Foto: Cris Celentano. 

Já tive oportunidade de viajar para outros países e a manifestação cultural nesses lugares acentuou ainda mais essa minha impressão. Em Berlin, me surpreendeu a quantidade de museus e monumentos e como estes estavam sempre cheios.

Em Londres, tive a oportunidade de assistir Romeu e Julieta num teatro amador, numa rua obscura e estava lotado. Em Santiago, no Chile, uma apresentação de ballet no meio da tarde, numa praça, com as pessoas sentadas na grama em volta, foi uma grata surpresa. Assim, como um festival de dança no centro de Praga.

Talvez, essa desvalorização aqui ocorra pelo fato do Brasil ter a tão pouco tempo alcançado o status de país em desenvolvimento. Até a pouco tempo atrás, a preocupação da maior parte da população era a sobrevivência e a arte era um supérfluo. Atualmente, ainda é para muitos. O preço do cinema, exposições, livros, DVDs e CDs ainda é muito mais caro que em outros lugares e inacessível para muitos.

Resta que nós, artistas e amantes da arte em geral, possamos nos unir e tentar reverter esse quadro. Afinal, o Brasil é um país de gente alegre, criativa, animada e isso tem tudo a ver com arte! E se você quiser ajudar a Cris a ir ver suas próprias fotos em Firenze, participe da “vakinha online” abaixo:


Espero que a Cris consiga ir ver seu próprio trabalho e que nós consigamos ver os nossos sendo cada vez mais valorizados!

 _____________________________
*Perfil: Fernanda Cabral é fotógrafa e autora do blog Câmera Ativa.







  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Nanda disse tudo e mais um pouco.
    Isso é uma questão que não é mais falta de incentivo do governo, mas sim algo que está virando cultura de várias famílias.

    Muitos pais preferem assistir a um filme em casa ou pagar um filme pirata para seus filhos do que ir ao teatro. Muitos pais preferem ficar em casa sem fazer nada do que ir a um museu. Muitos pais permitem seus filhos irem ao shopping que fica ao lado do que se locomoverem e os levarem a um museu que fica do outro lado da cidade. São N fatores que influenciam isso... me sinto desvalorizada como cidadã e como atriz/artista.

    ResponderExcluir