Processo fiscal da Rede Globo é repercutido apenas na blogosfera

julho 10, 2013


Desde que o blog O Cafezinho noticiou, em primeira mão, que a Rede Globo enfrenta um processo de sonegação fiscal milionário, o caso tem ganhado desdobramentos apenas na blogosfera, e não na mídia tradicional. E não se trata apenas de uma dívida: no meio da história há casos de manobras políticas com fins editoriais, o que os blogueiros tem apelidado de mensalão “global”.

Pelo que foi levantado, a dívida foi contraída durante a compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002 e 2006 e a sonegação foi descoberta após a emissora da família Marinho criar a empresa Empire (Império, em inglês), nas ilhas Virgens britânicas, para a lavagem de dinheiro usada na operação.

Segundo o blog Escravinhador, do jornalista Rodrigo Vianna, a Globo é acusada de sonegar R$ 187 milhões em um paraíso fiscal. Com multa e juros, o valor a pagar ao fisco passaria de R$ 600 milhões...isso em 2006. Imagina esse valor atualizado?!  Para colocar ainda mais lenha na fogueira, o processo sumiu da Receita Federal do nada, desde que a notícia veio a público.

De acordo com o blog Viomundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, "a funcionária da Receita Federal Cristina Maris Meinick Ribeiro foi condenada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro por, entre outras coisas, dar sumiço nos processos que eram movidos pela Receita Federal contra a Globopar, controladora das Organizações Globo”.

O Processo Administrativo Fiscal de número 18471.000858/2006-97, está sob responsabilidade do auditor Alberto Sodré Zile. Posteriormente, houve uma Representação Fiscal para Fins Penais sob o número 18471.001126/2006-14. Abaixo, confira as 12 páginas vazadas do processo:
 

Logo após a denuncia ganhar espaço na internet, a Rede Globo emitiu uma nota oficial desmentido a denúncia que teria dívidas com a Receita Federal, mesmo após o vazamento de parte do documento. Abaixo, confira o texto da nota das Organizações Globo:

Ao contrário do que vem sendo divulgado por alguns sites, as Organizações Globo não têm qualquer dívida em aberto com a Receita Federal ou outros entes arrecadadores de tributos. Como ocorre com qualquer grande empresa, há cobranças de tributos sendo discutidas nos Conselhos de Contribuintes (via administrativa) ou na Justiça (sempre seguindo os procedimentos previstos em lei). No entanto, podemos afirmar que nenhuma dessas cobranças refere-se à aquisição de direitos de Copas do Mundo. Como já informado, os valores relativos a tal cobrança já foram pagos. Quanto à publicação de documentos confidenciais, protegidos por sigilo legal, acreditamos que o assunto será apurado pelos órgãos competentes.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Meu amigo Wander, a Globo, desde sua fundação é uma organização corrupta e que vende espaço publicitário para notícias do governo, seja lá qual for.
    Apenas na inauguração, ela utilizou dinheiro de uma empresa estrangeira, o que era proibido na época, mas como nosso governo é corrupto desde o descobrimento do país, nada acontece
    A Globo só será punida, por um governo que não tenha o rabo preso, o que é quase impossível.

    ResponderExcluir
  2. É, quem manda no Brasil é quem tem dinheiro e poder, as oligarquias...
    Mandam e desmandam, corrompem, fazem o "diabo" e fica por isso mesmo!

    ResponderExcluir