#VempraruaBH – Relato de quem foi para as ruas, graças às redes

junho 19, 2013



Nesta quarta-feira (19/06), logo após o meu trabalho, fui para as ruas de Belo Horizonte me juntar ao mar gente nas ruas que estão protestando por um Brasil melhor e mais justo. A revolta que começou pelo aumento abusivo na tarifa no transporte público de São Paulo, virou uma mobilização social por todo o país em forma de #protesto.

Ao lado de duas amigas queridas, fomos para a Praça 7 com os nossos cartazes e muita vontade de fazer parte deste momento histórico que o Brasil está vivendo. Chegando lá, nos deparamos com muitos estudantes, universitários, gente de várias faixas etárias e profissionais que estavam saindo do trabalho e resolveram se juntar à maior arquibancada do Brasil, que é o movimento #vemprarua. Confira no vídeo abaixo como estava o clima na Praça 7, em BH, no início desta tarde:


De forma muita pacífica, todos estavam gritando palavras de ordem e tirando fotos do cartazes para mobilizar as pessoas que estão em casa, nas redes sociais, se sintam convidadas a participar deste protesto. De repente, foi ouvido um barulho de bomba pontual. Um grupo de manifestantes estava fazendo pressão para sair da Praça 7 e ir para a Praça da Estação, onde há um espaço reservado para que algumas pessoas possam assistir aos jogos da Copa das Confederações.

Numa tentativa de inibir os manifestantes, a Polícia Militar soltou umas três bombas de efeito moral. Muita gente ficou assustada e saiu correndo para as imediações da Praça 7. O medo era grande por balas de borracha ou gás lacrimogênio, principalmente porque a polícia já deu provas do que é capaz de fazer. Veja no vídeo, abaixo:


Mas, graças a Deus nada disso aconteceu até a hora que eu estava por lá. Os manifestantes não sabiam ao certo se iriam todos até a Praça da Estação, Assembleia Legislativa ou até mesmo para a Praça Raul Soares. Além disso, um grupo que se reuniu na avenida Cristiano Machado estava se dirigindo até a Praça 7. Até o momento que fiquei por lá, o grupo todo resolveu fazer concentração no centro. Foi muito bonito ver todo mundo gritando por um Brasil melhor. Estou emocionado só de lembrar.

Mas uma coisa que me chamou a atenção é o fato da internet 3G parar de funcionar na Praça 7. Tudo bem que o meu celular é da Oi – e em alguns lugares de BH não pega mesmo, mas uma amiga minha tem o celular da Vivo e o 3G dela também não funcionava. Fiquei com a impressão de que isso poderia ser uma forma de censura, de inibir que as pessoas pudessem noticiar o #protestoBH em tempo real pelas redes sociais.

Por mais que a minha participação tenha sido mínima, adorei ter saído das redes e ter ido para as ruas. Sentir a verdade e o calor da revolução. Estamos vivendo um momento histórico para o nosso Brasil e não dá para ficar só no smartphone ou na frente do computador. É preciso ter uma experiência real, de ajudar a fazer a diferença nas ruas, no meio da multidão. Juntos podemos fazer a diferença! O Gigante acordou. São Paulo e Rio de Janeiro já reduziram a passagem. Agora, só falta BH.

#mudaBrasil #vempraruavocêtambém #vemnapaz #juntosemisturados





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Francisco Bertoletta19 de jun. de 2013, 21:00:00

    Parabéns por ter ido para as ruas de Belo Horizonte e por convocar a população a fazer o mesmo de forma pacífica, sem vandalismo. O vídeo da PM agredindo a mulher e revoltante...esses policiais tem que ser punidos.

    ResponderExcluir
  2. Belo Horizonte tem dado um exemplo lindo de manifestação e de mobilização popular. Seu blog está de parabéns por repercutir a maior mobilização popular da história do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Ei Wander, já fui uma cara pintada, na década de 90, agora, participo dos protestos na minha querida BH, junto com amigos queridos, além do ativismo digital. É isso aí, ainda quero ver um país de igualdades sociais, saúde para todos e educação de qualidade para o meu filho e netos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Espero que essas manifestações alterem o quadro político nas Eleições dde 2014... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Bacana, Wander! Toda vez que vejo a propaganda do vem pra rua solto um risinho... e agora pela manhã li que a Fiat vai tirar a propaganda do ar hahahaha
    que coincidência!!

    ResponderExcluir