#VempraruaBH – Protesto em BH acaba em confronto com a PM

junho 22, 2013


Na tarde deste sábado (22/06), mais de 125 mil pessoas se reuniram em marcha da Praça 7, no centro de Belo Horizonte, até as imediações do Estádio Mineirão – onde acontecia a partida de México e Japão pela Copa das Confederações, dando continuidade a onda de protestos que assola todo o Brasil há quase duas semanas. O #protestoBH que começou pacífico terminou em tragédia com mais de 15 pessoas feridas, incluindo policiais.



» Clique aqui e confira cobertura completa do blog Café com Notícias sobre a onda de protestos no Brasil.


Os manifestantes queriam ultrapassar o limite imposto pela FIFA e atacaram pedras e bombas contra a Polícia Militar.  A polícia reagiu e atirou bombas de efeito moral. A situação ficou tensa, houve muita correria, tiros de bala de borracha e baderneiros destruíram duas concessionárias de veículos. A PM teve que usar a cavalaria e um carro blindado (caveirão) para dispersar os manifestantes.

Com o tumulto, um jovem de 17 anos caiu do viaduto José Alencar na avenida Antônio Carlos, que dá acesso à avenida Abraão Caram, via que leva a portaria principal do Mineirão. Ele fraturou pernas, braços e crânio, e foi levado para o Hospital Pronto-Socorro de Venda Nova em estado grave. No final da tarde, a PM soltou um comunicado à imprensa pedindo para os manifestantes esvaziarem o local para evitar que mais pessoas fiquem feridas por conta do enfrentamento aos vândalos. Abaixo, confira algumas impressões:

# Enquanto Belo Horizonte vivia mais uma vez um momento histórico de manifestação popular nas ruas que acabou, infelizmente, em tragédia por conta de arruaceiros, as principais emissoras de TV aberta ignoraram o assunto e não entraram com um plantão de jornalismo ao vivo.

# A única emissora de TV em Belo Horizonte que fez um plantão de jornalismo ao vivo foi a BHNewsTV (canal 9 da NET e 29 UHF). O jornalista Jorge Kajuru ancorou a transmissão ao vivo das 14h às 19h. A repórter Renata Dayrrel fez entradas ao vivo por meio de imagens via Skype e narração por telefone.

# Na internet, os internautas também puderam acompanhar a transmissão ao vivo, direto do #protestoBH, pela @pos_tv, por meio de uma Twitcam.

# Nas redes sociais, os internautas que usam as hashtags #protestoBH e #BHnasruas estão acompanhando em tempo real as postagens de pessoas que estão participando ou comentando as manifestações.

# As emissoras de TV aberta de BH deixou o registro para os jornais locais em seus respectivos horários. O MGTV 2ª edição, da TV Globo Minas, colocou a repórter Fabiana Almeida no alto de um prédio e com o auxilio de imagens de helicóptero. Já o Jornal da Alterosa, da TV Alterosa/SBT, trouxe a repórter Isabel Guimarães ao vivo no estúdio que, corajosamente, fez a cobertura in loco. A Record Minas não entrou com noticiário local.

# Os manifestantes que estavam no local relataram – via redes sociais, que parecia que tinha gente infiltrada para provocar vandalismo e dispersar o foco das manifestações. A denuncia parte do principio de que a PM não se preocupa em prender os vândalos, mas sim jogar bombas e proteger a área da FIFA em torno do Mineirão.

# Pela transmissão da #Postv, foi possível perceber que os policiais iniciaram um processo de evacuação dos manifestantes por meio da força e assédio moral, reprimindo os manifestantes e jornalistas.

# A Polícia Militar divulgou dois vídeos sobre as manifestações deste sábado (22/06), perto do Mineirão. Assista:



#vemprarua #vemnapaz #mudaBrasil #OGiganteAcordou




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. Puxa vida! o bicho pegou mesmo aí em BH. Engraçado as emissoras de TV ignorarem o protesto. Teve repercussão nacional e ninguém entrou ao vivo? Fala sério....muito estranho isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia é comprada a todo momento e RJ e SP não tem interesse em divulgar Minas que é o 2ºmaior colégio eleitoral do Brasil.Somos mais fortes que RJ e isso incomoda...

      Excluir
  2. José Antônio de Faria22 de jun. de 2013, 23:59:00

    Meus dois filhos adolescentes foram para a passeata hoje de tarde. Estava tudo tranquilo lá na Praça 7. Foi lindo ver a rapaziada ocupando toda a avenida Antônio Carlos. O conflito começou ali na UFMG. Meu filho disse que tinha gente vestida de preto e que saiu da mata da UFMG para causar tumulto. O meu mais velho ganhou uma pedrada na testa. Estou preocupado porque a impressão que tenho é que a PM não quer prender os baderneiros, mas causar tumulto. E a imprensa não falo isso, só na internet que vejo a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo sou Policial e eu estava de prontidão ontem...
      Assim como vc sou cidadão comum nem melhor e nem pior que ninguém...
      Saí de casa para cumprir meu dever constitucional na profissão que escolhi por vocação.
      Deixei esposa e duas filhas em casa, saí de casa inteiro e tenho que voltar inteiro,nós militares atuais somos a favor da manifestação desde que seja tranquila e pacífica o problema que tem um monte de alienado mental e marginal infiltrado no meio do povo, aprontam e escondem na multidão.
      Policial não joga pedra na cabeça de ninguém, com certeza foi um maluco que acertou seu filho.quanto a sua impressão vem pro lado de cá e veja como as coisas estão ocorrendo, estão detonando a cidade o patrimônio publico e privado fora os roubos e assaltos constantes...A grande covarde nesta história é a Presidenta Dilma que demorou a se pronunciar a nação e quando falou não falou nada!!!Abandonou os governos estaduais e municipais a míngua como é de praxe deste lixo do PT .O nosso joaquim Barbosa teve oportunidade de mandar os ladrões do mensalão pra cadeia e NÃO O FEZ!! Alegou recurso...STF só se for pra Deus...e se calou...Agora querem colocar na conta da Polícia...me ajuda aí meu camarada.Vou te revelar uma informação que muitos não sabem.A UFMG é Federal e a responsabilidade dela é do Exército Brasileiro os homens de preto que ali estavam não eram da PMMG e sim das Forças Especiais do EB e emboscaram os vândalos que tentaram invadir a UFMG...Um dos maiores campos de pesquisa do país ou vc acharia bonito a quebradeira da UFMG.Te aconselho a não colocar seus filhos no fronte de batalha da próxima 4ªFeira...A manifestação além de perder o foco perdeu o controle devido a tantos marginais que ali se infiltraram...Chega de baderna!!E mais os militares de hoje são bem diferentes da época de ditadura, somos bem informados ,politizados independentes e a grande maioria possui seu curso superior não existe mais analfabeto na PMMG. Vc tem a sua verdade e eu a respeito gostaria que vc respeitasse a minha....Baderna não!!!Pedradas tem de ser respondidas a altura com bombas e equipamentos anti tumulto....Fora vândalos e que os apoia, não queiram culpar a Polícia mais antiga do Brasil PMMG.
      Abraços amigo Vander, parabéns pelo espaço!!
      Ass:
      Hebert cidadão do povo mineiro.

      Excluir
  3. Sou totalmente a favor das manifestações e admiro o movimento. Porém, a violência e o vandalismo não me representam de forma alguma (lembrando que violência sempre gera violência). Considero deplorável o que esses vândalos estão fazendo em todo o Brasil, infiltrados no meio de gente de bem. Quanto à atuação da polícia militar hoje, vejo que ela cumpriu o seu papel sim. Na manifestação de hoje, que eu saiba a policia tentou impedir o acesso dos manifestantes ao Mineirão e foi hostilizada pelos cidadãos, que desejavam invadir a todo custo a área delimitada. Não todos, é claro, mas isso realmente aconteceu. Então, foi preciso que ela se posicionasse para garantir a segurança. Ou será que a PM deveria deixar que a apedrejassem??? No meio do tumulto, como desfalcar os PMs para correr atrás dos vândalos??? Querendo ou não, nenhum policial chegou ao local atirando bombas de borracha ou gás lacrimogênio do nada... O que eu fico chateada nisso tudo é que as pessoas perdem o foco muito fácil. Gente, o movimento deveria acontecer de forma pacífica!!!! Fico indignada... E é isso aí, Wander, continue nos informando. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Ontem eu estava na manifestação de BH. Infelizmente, teve gente que ficou atiçando a polícia. Gente, se é uma determinação para não subir a rua que dá acesso ao Mineirão pra que agredir os policiais? O que percebi é que tem gente infiltrada nas manifestações para causar tumulto e baderna. Se é comprada ou não só o tempo dirá. Só espero que as manifestações de BH não terminem mais em tragédia. Queremos paz, queremos mudança.

    ResponderExcluir
  5. Francisco Bertoletta23 de jun. de 2013, 13:55:00

    O público já percebeu duas coisas e o seu artigo só reforça esta impressão que tenho:

    1) as emissoras de TV de BH não querem falar dos protestos, mas sim dos atos de violência. É por isso que ninguém entra ao vivo. O interesse é outro. Não é a toa que a maioria dos telejornais de BH só cobrem tragédia, mas não discutem segurança pública, muito menos informam os problemas da cidade. Isso não é de agora.

    2) os políticos estão tensos. Esvaziar as manifestações com a repercussão da violência inibe as pessoas de irem para as ruas e, com isso, eles param de ser o alvo. Só que esses jovens de hoje são mais descolados. Quanto mais a PM servir de bode expiatório e virar a Geni dos conflitos, melhor para os políticos.

    Wander, parabéns pela cobertura no seu blog. Um dos poucos espaços democráticos na mídia mineira.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco vc falou tudo!!O prazer da Laura Lima por exemplo em denegrir a PMMG é notório, esses jornais hipócritas que não relatam a verdade e que não propiciam o telespectador pensar onde os "ancoras" comentam e manipulam a opinião de pessoas humildes sempre em desfavor da polícia.
      OS POLICIAIS ESTÃO ESTAFADOS!!TRABALHANDO EM PRONTIDÃO DESUMANA MAIS DE 15 HORAS EM PÉ, SEM DESCANSO, SE OS COMANDANTES NÃO SAÍSSEM AS RUAS SERIA PIOR...A TROPA ESTA CANSADA DA OMISSÃO DO GOVERNO FEDERAL...LOGO LOGO APARACERÁ OS CARNICEIROS DOS DIREITOS HUMANOS PRA DEFENDER ESTES MARGINAIS!!!

      Excluir
  6. Muito bom o post! Só sei de uma coisa: o bicho vai pegar na quarta-feira, com o jogo da seleção no Mineirão. O protesto vai ser mil vezes maior.

    ResponderExcluir