Inhotim – Passeio que mistura arte, música e natureza

junho 30, 2013


Desde o dia 16 de junho, o Inhotim – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, localizado na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, está com uma nova programação cultural que mistura, arte, música e natureza. Trata-se do projeto Inhotim em Cena 2013, que este ano enaltece a música contemporânea instrumental. A iniciativa prevê uma série de atrações diferentes até outubro deste ano.

Em sua quarta edição, o Inhotim em Cena 2013 vai oferecer ao público um Ciclo de Música Contemporânea com o objetivo de abrir espaço para novos músicos e, ao mesmo tempo, formar público que nem sempre tem a oportunidade de conferir uma apresentação de música instrumental e/ou erudita, conforme explica a coordenadora de Programação Cultural do Inhotim, Morgana Rissinger.

“Para 2013, o Instituto começa a inovar trazendo peças de compositores mineiros e peças encomendadas exclusivamente para o momento. A proposta é, justamente, contribuir para a formação de um público que aprecie arte contemporânea, pois isso é mais uma forma de se manter viva a produção cultural da nossa época”, afirma Morgana.

Entre as novidades também estão incluídas apresentações de solistas importantes e reconhecidos internacionalmente como o pianista Paulo Álvares e o violonista Fábio Zanon. “Desta vez o foco é na música instrumental, com apresentação de orquestras que irão tocar vários tipos de música como a Filarmônica de Minas Gerais, o Uakti e a Abayomy Afrobeat Orquestra”, explica a coordenadora.

Para além desses shows, a parceria com a Fundação Clóvis Salgado ampliou a programação com outras nove atrações, aumentando o número de atividades para o público. “Teremos mais dias com atrações comparando com o ano passado e o teatro será um momento mais pontual que pretende reforçar datas importantes como as férias de julho e o dia das crianças”, finaliza Morgana.

O Passeio

A convite da assessoria de comunicação do Inhotim, o blog Café com Notícias foi até lá para ver de perto não só a programação cultural, mas para entender o funcionamento do local que é um dos espaços culturais mais prestigiados do mundo. Desde já, agradeço o convite e a oportunidade de visitar, mais uma vez, esse maravilhoso museu a céu aberto.

Por conta do longo trajeto, a assessoria do Inhotim disponibilizou uma van para que os jornalistas pudessem chegar até o local. Assim que chegamos, fomos muito bem recebidos na portaria do Instituto e fizemos uma visita guiada por algumas galerias do parque das quais eu ainda não conhecia.

O bacana é que a visita guiada não é algo exclusivo para convidados. Lá na portaria, ao comprar o ingresso, o visitante pode solicitar o serviço que é uma forma a mais de conhecer o espaço que é muito grande e, infelizmente, não dá para conhece-lo todo em um único dia. Mas isso não é ruim, pelo contrário: é uma forma de aguçar a nossa curiosidade para que possamos retornar ao museu.

E posso falar uma coisa? Já fui três vezes ao Inhotim e toda vez que volto é uma experiência diferente não só pelo jardins que são uma experiência à parte de beleza, mas sobretudo pelas galerias. Tudo bem que existem algumas que são fixas, mas outras são rotativas e toda vez que se vai corre o risco de encontrar algo novo, surpreendente e que desafia o nosso raciocínio.

Ir ao Inhotim é o tipo de passeio que você pode ir tranquilo com a família e/ou com um grupo de amigos e passar o dia todo por lá. O espaço possui lanchonetes e dois deliciosos restaurantes – um à la carte e outro self servisse, que oferecem uma variada opção de pratos quentes, frios e saladas. Por ter ido como convidado – assim como os demais jornalistas, não precisamos pagar o almoço que nos foi ofertado como cortesia, mas se você vai ao Inhotim e pretende almoçar por lá, já adianto que o preço é um pouco salgado, mas vale super a pena! #recomendo

Na parte da tarde, assistimos a apresentação cultural do Música e Imagem, dentro da programação do Inhotim em Cena, que consistia na apresentação de dois filmes sob a trilha instrumental de uma orquestra tocando ao vivo. Achei isso maravilhoso! Quem já assistiu o filme O Artista sabe que na época do cinema mudo a trilha dos filmes era tocado ao vivo, na sala de cinema. E por mais que hoje tenhamos inúmeras tecnologias, a sensação de assistir um filme com músicos tocando ao vivo é fantástica!

Duas peças foram apresentadas ao público no teatro do Inhotim, cujas músicas foram compostas exclusivamente para os filmes e tocadas ao vivo. Trata-se das obras de Oilliam Lana (Brasil) e Martin Matalon (Argentina/França) sobre filmes de Pedro Aspahan e Luis Buñuel. Foi nesta apresentação que podemos conferir a estreia brasileira da obra Las siete vidas de un gato (1996), do compositor argentino (radicado em Paris) Martin Matalon, cuja obra tem sido apresentada por grandes grupos da música contemporânea.

Dentro da programação do Inhotim em Cena que vai até outubro, a que está mais me chamando a atenção é o show da banda Uakti que vai tocar grandes sucessos dos Beatles, no dia 25 de agosto, a partir das 15h. Com toda certeza vai ser um show inesquecível, assim como é todo passeio que se faz no Inhotim. Abaixo, confira a programação e verifique qual é o seu programa preferido. Visitar o Inhotim é sempre uma experiência única!

Programação

13/07, sábado – Balé Jovem (Parceria Fundação Clóvis Salgado)
Local: Teatro
Horário: 15h

20 e 21/07, sábado e domingo - Cia La Mínima (Artes Cênicas)
Local: Teatro e Jardim (Próximo Magic Square) respectivamente
Horário: 15h

26, 27 e 28/07, sexta, sábado e domingo - Cia de Dança (Parceria Fundação Clóvis Salgado)
Local: Jardim (Próximo Magic Square)
Horário: 15h

04/08, domingo – Paulo Alvares (Ciclo de Música contemporânea)
Local: Teatro
Horário: 15h

10/08, sábado – Balé Jovem (Parceria Fundação Clóvis Salgado)
Local: Teatro
Horário: 15h

17/08, sábado – Grupo de Choro (Parceria Fundação Clóvis Salgado)
Local: Palco Tamboril
Horário: 11h

18/08, domingo – Orquestra Filarmônica de MG (Grande show)
Local: Palco Tamboril
Horário: 11h

25/08, domingo - Uakti toca Beatles (Grande show)
Local: Palco Tamboril
Horário: 15h

01/09, domingo - Abayomy Afrobeat Orquestra (Grande show)
Local: Palco Tamboril
Horário: 15h

07/09, sábado – Balé Jovem (Parceria Fundação Clóvis Salgado)
Local: Palco Tamboril respectivamente
Horário: 15h

08/09, domingo – Xenakis (Ciclo de Música contemporânea)
Local: Jardim (Próximo Magic Square)

15/09, domingo - Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz (Grande show)
Local: Palco Tamboril

06/10, domingo – Fábio Zanon (Ciclo de Música contemporânea)
Local: Teatro

19 e 20/10, sábado e domingo - Big Band (Parceria Fundação Clóvis Salgado)
Local: Anfiteatro (Teatro de arena – Prédio do educativo)

Informações

# Horário de visitação:
Terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30

# Transporte Saritur:
Saída da Rodoviária de Belo Horizonte às 9h (plataforma F2) e retorno às 16h30 de terça a sexta. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de retorno às 17h.

# Entrada:
R$ 28,00 aos sábados e domingos (Meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos). Crianças de até cinco anos não pagam.

# Telefone: (31) 3571.9700 / 3254.5440.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Já fui em Inhotim e adorei! Amei o som da terra, acho que é a ultima instalação. Lindo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Inhotim é muito lindo mesmo, Fernanda. Sempre é um passeio que vale a pena. A maior parte das galerias são itinerantes...toda vez que você vai lá vai encontrar uma amostra diferente. Beijos

      Excluir