#CaféNaWeb: Dicas de edição rápida de link, foto, vídeo e PDF para o seu dia-dia na internet

maio 14, 2013



Quem nunca pegou um computador no trabalho, na Lan House ou mesmo um notebook emprestado de um amigo, e viu que não tinha, justamente, aquele programa ou plugin necessário para editar, com um acabamento digno, uma foto, link, vídeo ou até mesmo transformar, rapidamente, um arquivo de Word em PDF?

Eu mesmo já passei diversas vezes por isso. E, como o computador não é seu ou possui restrições administrativas, fica complicado baixar um programa que poderia resolver essa questão. No entanto, hoje em dia, graças à internet, podemos utilizar soluções muito rápidas e que auxiliam de forma prática sem a necessidade de baixar nada, basta ter uma conexão de internet que não seja tão lenta...rs. Bom, essa introdução toda é para dizer que os seus problemas acabaram. Veja, abaixo, dicas úteis que estão a um passo do próximo clique do seu mouse:

1. Edição de Foto: Quer cortar uma foto, diminuir o tamanho da imagem, colocar uma legenda diferente, fazer colagem (mosaico) com várias fotos ou ainda usar aquele filtro que só tem no Instagram? Sim, isso é possível. Basta utilizar o Pixrl Express. Ou ainda ficou querendo usar alguma ferramenta do Photoshop, mas não tem acesso ao programa, o Pixlr Editor quebra um galho. Se você quiser fazer post para as redes sociais, cartaz ou colocar legenda numa foto, por exemplo, o Canva também pode lhe ajudar. Pode favoritar sem medo de ser feliz!

2. Edição de Vídeo: Se você quer editar de forma rápida um vídeo e com uma cartela básica de efeitos, a dica é usar o We Video. Basta logar com uma conta de rede social – de preferência as da Google, que ele não só edita, como também já encaminha o vídeo pronto para o Google Drive ou para o YouTube. Vale a pena experimentar!

3. Transformar Word em PDF: Você já acabou de finalizar um arquivo no Word e, quando foi salvar em PDF, descobriu que o computador que você estava utilizando não tinha essa opção? Já aconteceu isso comigo. Calma, seus problemas acabaram. O site Small PDF converte Word para PDF em alguns segundos. Ainda tem a opção de transformar imagens e planilhas em PDF e vice-versa. Fácil e prático, este é outro site bacana para colocar nos favoritos.

4. Encurtador de URL: Cansado de usar aquela URL gigantesca e perder caracteres no Twitter ou ainda compartilhar links mais curtos em e-mails ou postagens nas redes sociais? Agora, isso é possível com o Google URL Shortner. Para usá-lo o recomendado é estar logado a uma conta Google, mas é possível usar sem logar, basta passar pelo teste de verificação após a solicitação de encurtamento de link. Além disso, trata-se de um Encurtador do Google e a chance da “ferramenta” dar problema é mínima. Uma curiosidade é que esse encurtador também oferece estatísticas do link, desde que você esteja logado.

5. Colocar player de áudio no site ou blog: Não se trata de uma dica de edição de áudio, mas sim de publicação. Quando gravar um podcast ou um arquivo de áudio e for distribui-lo no blog ou nas redes sociais a sugestão, experimente usar ou o Audioboo ou o SondCloud. Ambos têm a versão gratuita limitada, mas caso você seja um intenso produtor de áudio, vale a pena adquirir a conta premium.

E você, conhece outros sites de edição rápida? Deixe as suas impressões na caixa de comentários.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Muito boas essas dicas. Tem site que nem conhecia e que vou passar a usar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa dica do editor de foto. Não sei mexer no photoshop e pelo que vi este site traz uma ferramenta mais fácil.

    ResponderExcluir