Comida di Buteco 2013 valoriza redes sociais, linguiça e mandioca

abril 12, 2013



Encontro com os amigos e familiares, bebida gelada e tira-gostos únicos. Esta é a proposta da 14ª edição do #ComidaDiButeco que acontece de 12 de abril a 12 de maio, em Belo Horizonte. Este ano a mandioca e a linguiça são os ingredientes obrigatórios para a criação dos pratos do concurso que visa eleger o melhor tira-gosto e o melhor estabelecimento da cidade. Ao todo, 45 botecos participam do festival apresentando um total de 400 petiscos. Clique aqui e descubra o endereço dos botecos participantes.

Sob slogan Buteco, a verdadeira rede social, a proposta desta edição do festival é estar cada vez mais conectada com as pessoas, incentivando que elas visitem os botecos participantes e compartilhem as suas opiniões nas redes sociais – seja tirando uma foto no instagram , curtindo uma postagem no Facebook ou marcando um lugar no foursquare, estimulando para que outras pessoas possam apreciar os pratos exclusivos criados especialmente para o concurso. Ainda, pelo site, é possível baixar um aplicativo para celular Android ou iPhone, além de um Guia Completo em PDF.

O concurso funciona da seguinte maneira: cada bar/boteco participante cria um petisco para concorrer, a partir dos ingredientes que são o tema do festival. O público e um corpo de jurados visitam estes estabelecimentos e dão uma nota para o local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de zero a dez, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

Para o gastrônomo Eduardo Maya, um dos sócios do #ComidaDiButeco, a inserção de ingredientes específicos em algumas edições tem o objetivo de chamar a atenção para elementos típicos da cozinha brasileira ou que influenciaram nossa cozinha e que representam nossa rica identidade culinária. “O mais importante é que a escolha desses ingredientes reforçam a missão do concurso de valorizar e resgatar a cozinha de raiz”.

O gastrônomo explica ainda que a escolha da mandioca e linguiça para a edição deste ano é porque são ingredientes encontrados em várias partes do Brasil. “Nas minhas andanças pelo país, de norte a sul, eu comi mandioca de alguma forma. Já a escolha da linguiça se deu, por se tratar de um produto com raízes históricas muito antigas e que figura nas nossas mesas, em praticamente todas as regiões do país. Entendo que o brasileiro tem uma paixão especial pela carne e a linguiça seria uma boa “escolta” à mandioca como convidada dessa edição”, diz Eduardo.

Butecar

Em 2013, pela primeira vez o festival será realizado simultaneamente em outras 15 cidades do país, além da capital mineira: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Campinas (SP), Belém (PA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP) e Rio Preto (SP), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG) Goiânia (GO) e Uberlândia (MG).

No dia 18 de maio, ao meio-dia, acontece a Saideira do Comida di Buteco 2013, no Largo da Saideira, na av. Cristiano Machado, 3450, no bairro União, em Belo Horizonte. Entre as atrações estão confirmados os show do Skank, Mart’nalia e Aline Calixto. Os ingressos já estão à venda por R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada) nos 45 botecos participantes, além de postos de vendas espalhados pela cidade e no site Ingresso Rápido.

Em 2012, o Queijo Minas foi o tema do @_comidadibuteco e 3.3 milhões de pessoas circularam nos botecos participantes do concurso, gerando mais de 3.600 empregos diretos. Uma curiosidade é que para surpresa da organização, muitas pessoas não sabiam exatamente qual era o legítimo Queijo Minas e tanto os donos de botecos, como o público, acabaram por entender melhor um dos principais ícones da cultura alimentar mineira.

Desse modo, o festival – criado em 2000, na extinta Rádio Gerais, em BH, contribuiu e vem contribuindo para que os donos de boteco entendam o valor da culinária de raiz. “O Comida di Buteco leva as pessoas ao lugar mais genuíno onde podemos vivenciar essa cozinha: o boteco. Nele, a cozinha de raiz encontra seu segundo habitat, depois da casa de nossas avós. Coincidentemente, há mais ou menos uns seis anos, a gastronomia ao redor do mundo vem enaltecendo a culinária de raiz, e garantindo lugar de nobreza aos ingredientes, pratos e petiscos mais típicos e que representam a identidade dos lugares”, comenta Eduardo.



Fotos: Divulgação.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Nossa, que delícia! Quero ir nos botecos participantes para provar estes pratos. Boca cheia d'água agora....que fome!!!

    ResponderExcluir
  2. Se pelas fotos os pratos já parecem ser saborosos, imagina nos bares participantes. É claro que vou juntar a galera. Excelente pedida!

    ResponderExcluir
  3. Francisco Bertoletta12 de abr. de 2013, 18:16:00

    Sempre levo a minha família no evento. Ano passado descobri um bar ótimo por causa do Comida di Buteco. Este ano vou de novo!

    ResponderExcluir