Canal Minas Saúde oferece curso de Comunicação Comunitária Mães de Minas

abril 10, 2013




A partir da próxima segunda-feira (15/04), o Canal Minas Saúde abre inscrições para o curso de Comunicação Comunitária Mães de Minas. Trata-se de um curso gratuito, na modalidade de educação à distância e com duração de cinco semanas. A iniciativa é de autoria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Projeto Mães de Minas, do Governo de Minas. Para se inscrever é preciso enviar nome, CPF, número de telefone celular e fixo, nome e endereço do veículo que trabalha/produz (jornal, rádio, TV ou blog) para o e-mail mobilizar.acs@saude.mg.gov.br . Outras informações pelo telefone (31) 3916-0605.

A qualificação tem como objetivo capacitar jornalistas, comunicadores e blogueiros que trabalham diretamente com ações comunitárias em suas localidades para contribuir para a mobilização da redução da mortalidade materna e infantil em Minas Gerais. Ao todo são 180 vagas destinadas a pessoas que atuam em mídias comunitárias (rádio e televisão comunitárias, jornais de bairro e blogs) de todo o Estado. O curso será dividido em quatro unidades teóricas e práticas, compostas por materiais de referência didática e vídeos de apoio, que serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Canal Minas Saúde dos dias 15/04 a 17/05. A carga horária será de 32 horas, divididas em oito horas por semana.

O conteúdo programático abordará a articulação entre os veículos comunitários para a promoção do Projeto Mães de Minas, produção de informações de interesse público nos diversos meios, análise de produções midiáticas e qualificação do trabalho da emissora comunitária. Cada unidade prevê diferentes atividades avaliativas e cada participante, ao longo do curso, desenvolverá um produto de comunicação em texto, vídeo e áudio.

“Esperamos que a partir da qualificação desse público, possamos difundir a informação sobre saúde aumentando a captação das gestantes e mães, o que só é possível com o cadastramento no número telefônico 155. Só a partir do momento em que a mãe se cadastra, o Governo de Minas pode acompanhar e fazer vigilância da saúde das mães e dos bebês”, afirmou a coordenadora estadual de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Mônica Vallone.

Para o diretor geral do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Ramos Riani, as particularidades que tornam os meios de comunicação comunitários estratégicos na articulação de ações de mobilização serão de fundamental importância para chamar a atenção da comunidade. “As mídias comunitárias são especiais porque são calcadas na vivência regional de suas comunidades. Por isso, vamos falar com um público que está em contato direto com a realidade e desafios para a causa em suas localidades”, afirma.

Essa também é a visão da assessora de Comunicação Social da SES-MG, Gisele Bicalho. Para ela, os participantes, depois de formados, potencializarão a rede de promoção à saúde da mulher e da criança em suas localidades. “Vamos aproveitar a vocação dessas pessoas que são os interlocutores naturais desses cidadãos. Ao qualificá-los, o que esperamos é uma transformação regional, com as lideranças locais falando diretamente com a população”, diz.




Fotos: SES-MG.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Muito bacana essa ideia do curso. Parabéns ao Governo de Minas Gerais pela iniciativa. Aqui no meu estado a saúde pública está um caos...quem dera se tivessem essa preocupação de mobilizar e educar as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Poxa vida, que curso interessante. Se fosse blogueiro iria me inscrever. Vou compartilhar com os meus amigos.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Paulo, sou mais conhecido nas rádios comunitárias como Paulão. Estou curtindo muito este curso e gostaria que mais pessoas fizessem o mesmo.

    ResponderExcluir