Papa Francisco é eleito como novo líder da Igreja Católica

março 13, 2013



Nem italiano, nem brasileiro. O novo Papa eleito pelo conclave de cardeais no Vaticano, na tarde desta quarta-feira (13/03), é argentino. O cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi anunciado com um ar de surpresa entre os fieis na Praça de São Pedro e, porque não dizer, do mundo. Horas antes, os analistas apostavam no arcebispo de Milão, Angelo Scola, o canadense Marc Ouellet, arcebispo de Quebec, o ganês Peter Turkson, e o brasileiro dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, como possíveis papáveis, mas o conclave optou por outro nome.

Em anúncio na sacada na varanda central da Basílica de São Pedro feito pelo cardeal diácono francês, Jean-Louis Tauran, Bergoglio foi acolhido pelos fieis com espanto e comoção. Trata-se do 226º papa eleito na história, o primeiro Papa oriundo da América Latina e o primeiro que pertence a ordem dos Jesuítas. Bergoglio adotou o nome de Papa Francisco – e não Francisco I como a imprensa anunciou, num primeiro momento. Ele terá a missão de liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo após a renúncia de Bento 16, em fevereiro deste ano, algo que não ocorria há 600 anos.

Assim como na última reunião do conclave na Capela Sistina em 2005, os cardeais demoraram apenas dois dias para a escolha do novo Pontífice. Os cardeais votaram duas vezes na manhã desta quarta-feira (13/03) e mais duas à tarde, após a primeira votação inconclusiva de terça-feira (12/03). Foi com surpresa que o mundo viu a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina, durante a tarde, indicando que novo papa foi eleito na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Renovação

Conhecido por ter uma vida simples, cozinhar a sua própria refeição e andar de transporte público, Bergoglio foi a zebra entre os analista desta eleição para o novo líder da Igreja Católica Romana no mundo. "Antes de abençoá-los, porém, quero que vocês orem e peçam que Deus me abençoe", disse em italiano o novo pontífice, que antes havia pedido que a multidão que apoiou entusiasmada o anuncio do novo Papa, orasse pelo papa emérito Bento 16. Clique aqui e leia uma outra versão sobre o perfil do Papa Francisco.

No entanto, para o conclave, o nome de Bergoglio não era uma novidade. Ele já estava na lista dos possíveis papáveis em 2005 e havia pedido, naquela época, para não ser votado. Os analistas o viam como um voto de peso importante para 2013, mas não como um Papa. Tanto que o nome dele nem estava aparecendo nas principais listas de apostas.

O Papa Francisco não poderia ter escolhido melhor nome diante do desafio que terá em frente. Entre os muitos escândalos de corrupção e pedofilia, além da debandada de fieis para outras crenças, Francisco terá a missão de unir novamente a Igreja Católica e mostrar que ela está disposta a dialogar com fieis e ser mais pastoral do que dogmática.

Não se engane que teremos mudanças profundas. Acredito que ela será “lenta, gradual e segura”....e bota lenta nisso. Mas o próprio conclave, ao escolher Bergoglio, mostra que está atrás de um líder preocupado com o “rebanho” e com uma Igreja que há séculos tem dificuldade em dialogar com temas contemporâneos. A pergunta que fica: será que ele vai conseguir?

Midiático

O anúncio do Papa foi visto por milhares de pessoas no mundo, tanto pela TV, quanto pela internet. Nas redes sociais, chamou a atenção o modo leve e informal que o Vaticano adotou para anunciar o novo Papa, inclusive repercutindo nas contas oficiais as primeiras informações e fotos da escolha do Papa Francisco. No Twitter, as hastags Papa Francisco, Conclave e Papa Argentino ficaram entre os termos mais comentados do Brasil e no mundo.


Na TV Paga, a Globo News deu amplo destaque ao anuncio do novo Papa durante todo a sua programação, inclusive liberando o sinal ao vivo, pela internet, através do site G1. Já na TV aberta, por incrível que pareça, a Rede Record foi a primeira ao dar a informação ao vivo, durante a exibição do Programa da Tarde, com o anúncio do apresentador Britto Jr. e, posteriormente, a entrada ao vivo da correspondente Luciana Liviero.

Um minuto depois, a Rede Globo interrompeu o capítulo da novela O Profeta, no Vale a Pane Ver de Novo, para se dedicar a transmissão do anunciou do novo Papa Francisco, direto do Vaticano. Logo em seguida, Band, SBT e RedeTV! também deram destaque ao novo pontífice. Segundo dados do Ibope, a Globo liderou a cobertura com 13,7 pontos, a Record ficou em segundo com 5,1; o SBT registrou com 3,3; a Band conquistou 2,2 e a RedeTV obteve 1,8 pontos.



Fotos: Claudio Celli / Comunicação do Vaticano.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Estava torcendo pelo nosso cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, mas gostei muito da escolha do novo Papa, Francisco. Ele tem uma energia boa, uma pessoa de personalidade simples e que ajudou muito os pobres na Argentina. Que Deus abençoe e acompanhe a sua jornada no comando da Igreja Católica. Heloisa Corrêa

    ResponderExcluir