Ana Paula Padrão deixa Jornal da Record para se dedicar ao empreendedorismo

março 21, 2013




A notícia pegou muitos telespectadores de surpresa e gerou certo burburinho nos bastidores. É que a jornalista Ana Paula Padrão deixou a apresentação do Jornal da Record nesta quarta-feira (20/03), após rescisão de contrato amigável com a emissora de Edir Macedo. A jornalista que estava na lista das mais bem pagas na TV brasileira (cerca de R$ 300 mil por mês) passa a se dedicar integralmente a sua produtora Touareg Conteúdo e ao portal Tempo de Mulher, hospedado no MSN.

No lugar de Ana Paula, a partir do dia 26 de março, entra a jornalista Adriana Araújo – que antes, por coincidência, ocupava a bancada do principal telejornal da Record. "Após quatro anos, deixo a apresentação do Jornal da Record para me dedicar integralmente ao Tempo de Mulher. Aos telespectadores da TV Record, deixo o meu muito obrigada pelo carinho com que sempre fui recebida. Nesses quatro anos rodei o Brasil fazendo reportagens, eventos, séries e pude ter contato direto com mulheres de várias regiões do país", escreveu Ana Paula no portal Tempo de Mulher. Assista a despedida dela do Jornal da Record:
Nos bastidores as informações são desencontradas. Há quem diga que desde o ano passado, a Record queria renovar o contrato por mais quatro anos com Ana Paula Padrão, sob a condição de redução de salário e, com isso, a jornalista não teria aceitado.

Outra versão é que já algum tempo Ana Paula não tinha mais interesse em voltar para a TV e que só aceitou a proposta da Record há quatro anos por conta da proposta salarial e, com isso, poderia ter capital para investir em seus projetos. Uma prova de que ela queria seguir vôo solo é que o portal Tempo de Mulher não está abrigado no R7, mas no portal concorrente MSN.

Especulações de lado, o que importa mesmo é que Ana Paula Padrão está seguindo uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no jornalismo: o empreendedorismo. Aos poucos, os jornalistas estão se dando conta de quem não precisam, necessariamente, seguir no modelo tradicional de jornalismo de ir para trabalhar em redação ou assessoria de imprensa. Hoje em dia, é possível construir uma carreira no jornalismo sem ter passado por uma empresa, graças à internet.

Por conta da sua pluralidade de mecanismos e ações, a internet tem sido uma mola propulsora para que novos blogs, portais, canais no YouTube, revistas online, podcasts, perfis ou comunidades nas redes sociais de grande visibilidade, além uma infinidade de outros produtos, permitam que jornalistas possam seguir um caminho alternativo de carreira e, ao mesmo tempo, vivenciando novas experiências profissionais seja em texto, foto, vídeo ou áudio.

Claro, nem sempre se tem um capital inicial para montar um portal ou uma produtora. Mas é possível estudar plataformas gratuitas e uma infinidade de mecanismos que permita que a produção tenha um custo muito mais próximo do zero e que o jornalista consiga desenvolver o seu próprio produto no mercado de modo profissional e autônomo. E isso exige que ele passa a ter conhecimento em gestão, administração, publicidade, finanças e marketing. Ou seja, o profissional se torna multifacetado.

Ana Paula Padrão ao sair da Record para se dedicar a sua produtora Touareg Conteúdo e ao portal Tempo de Mulher endossa algo que acredito: os jornalistas precisam ser mais empreendedores e se arriscar lançando os seus próprios produtos. Ela está mais do que certa: cuidar de algo que é dela, que ela tem autonomia para produzir, criar e ainda ganhar dinheiro com isso. Viva o empreendedorismo!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Wander, quando eu era adolescente eu tinha uma foto da Ana Paula Padrão no quarto, acredita? Sempre fui muito fã dela, pela beleza, pela competência, por tudo. Interessante o caminho q a vida dela tá seguindo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amigo... é difícil acreditar que a razão seja essa mesma viu! A Padrão é tão cheia de caminhos tortos. Mas, todavia, aguardemos.

    ResponderExcluir
  3. A Ana Paula Padrão é que foi esperta. Quatro anos ganhando R$300 mil tem que investir num negócio próprio mesmo. Televisão é muito instável. Um dia vc está lá em cima, outro lá em baixo.

    ResponderExcluir
  4. Olá já devia ter deixado a Recor a mais tempo,demoro.

    ResponderExcluir