Cine Café - O que esperar do Oscar 2013?

fevereiro 24, 2013






Considerado uma das mais importantes premiações do cinema mundial, o #Oscar2013 acontece, logo mais, às 21h30, deste domingo (24/02), direto de Los Angeles, nos Estados Unidos, no Dolby Theater. Este ano a apresentação do evento fica por conta do humorista, roteirista e produtor, Seth MacFarlane – criador dos desenhos Family Guy (Família da Pesada) e American Dad, além do controverso filme Ted.

Com uma média de três horas de duração, os organizadores prometem uma cerimônia mais ágil e uma série de homenagens aos melhores filmes dos últimos tempos. "Teremos mais apresentações no palco do que somos capazes de lembrar que tenha havido antes. E não vamos arrastar pessoas só pra cantar e dançar. Cada detalhe que se vir no palco terá relação com os filmes. Bolamos maneiras de acelerar o ritmo do show, o que não significa que não daremos tanto peso às premiações dos vencedores, mas houve muitos trechos vazios [como nas edições anteriores]", disse Craig Zadan, um dos produtores da transmissão.

Diferente dos outros anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) resolveu dar uma modernizada na premiação, com o intuito de deixa-la menos sisuda e mais atraente ao público jovem. Uma das primeiras mudanças foi o posicionamento da marca: ao invés de ser 85th Annual Academy Awards Oscars, os produtores optaram por chama-lo somente de The Oscars.
O humorista, roteirista e produtor, Seth MacFarlane, apresenta o Oscar 2013.

No Brasil, a transmissão fica por conta do canal TNT (canal 48 na OiTV), que começa a transmitir o pré-show da cerimônia, a partir das 20h30, e levará ao ar todo o evento. Já a Rede Globo abrirá espaço para flahs durante o #Fantástico e a cobertura na íntegra se dará somente depois do Big Brother Brasil 13, às 23h50. Além disso, a premiação terá cobertura exclusiva nas redes sociais – como Twitter e Facebook, aplicativo para Smathphone, canal exclusivo no YouTube e terá um streaming ao vivo do "Tapete Vermelho" pelo site do canal E!. Abaixo, confira algumas impressões do evento:

O #Oscar2013 está com um caráter mais de resgate da História Americana. Lincoln, Argo, A Hora Mais Escura e Django são exemplos disso. São filmes que pegaram ganchos importantes da história dos Estados Unidos, como a escravidão [dos negros], o faroeste, a política, o terrorismo, a Guerra contra o Mundo Islâmico. Diferente do ano passado que não houve um padrão, foi mais diverso nas temáticas.

# Dos filmes que concorrem ao #Oscar2013, tive a oportunidade de assistir Os Miseráveis, As Sessões e Django. Para conferir as resenhas já publicadas aqui no blog, basta clicar no nome do filme. Ainda quero ver Argo, O Lado Bom da Vida, As Aventuras de Pi, Hitchcock, Amour, No, A Hora Mais Escura, Idomável Sonhadora e Branca de Neve e o Caçador.

# Diferente dos outros anos em que os filmes que estarão no #Oscar2013 já começam a ser exibidos entre dezembro e janeiro, os filmes deste ano demoraram a chegar ao circuito comercial. Grande parte deles só apareceu na última semana de janeiro e início de fevereiro. Não sei se foi só aqui em Belo Horizonte, mas não gostei deste atraso. Quanto mais tempo você tem, mais opções de filmes são possíveis assistir.

# Não me interessei por Lincoln porque já li algumas resenhas e conferi a opinião de pessoas que já assistiram e todos foram unânimes na impressão que tive só de ver o trailer: o filme tem narrativa lenta e é demorado. Uma característica que Spielberg vem adotando já algum tempo. Pode ser que assista em DVD, quando sair. Mas agora estou sem paciência.

# Este ano estou achando o #Oscar2013 muito mais interessante do que as outras edições, principalmente pela diversidade de filmes de estilos completamente diferentes. Até as animações voltaram com tudo e, em alguns casos, ganharam até mais repercussão, como o Detona Raph.

# Mesmo sem assistir todos os filmes, arrisco alguns palpites nas principais categorias:

- Em Melhor Filme torço por Django, mas se Idomável Sonhadora ganhasse também ficaria feliz. O que é a aquela garotinha atuando? Vi o trailer e um programa na TV Paga mostrando o making off do filme e acho que a Quvenzhané Wallis tem tudo para crescer ainda mais como atriz.

- Na categoria de Melhor Diretor torço pelo jovem diretor Benh Zeitlin, de 30 anos, que fez Indomável sonhadora. Apesar de achar que Steven Spielberg leva essa por Lincoln. Pessoalmente posso até não ter gostado do filme a princípio, mas sei reconhecer os méritos dele como diretor e, principalmente, de ter colocado em destaque um dos personagens mais importantes da História dos Estados Unidos.

- Na categoria de Melhor Ator e Atriz torço por Hugh Jackman em Os Miseráveis e Quvenzhané Wallis em Indomável Sonhadora. Jackman na pele de Jean Valjean está excelente e se entrega à história de uma forma muito bonita, assim como a jovem Quvenzhané.

- Já na categoria Ator e Atriz Coadjuvante torço para Robert De Niro em O lado bom da vida. Finalmente, ele conseguiu pegar um personagem decente à história dele no Cinema. Já no lado das atrizes, apesar de achar que Helen Hunt fez um belíssimo trabalho em As Sessões, acredito que a estatueta de ouro vai para Anne Hathaway, em Os Miseráveis. Hathaway rouba a cena com a sua doce Fantine no filme, num trabalho de entrega comovente e único.

- Já Roteiro Original torço declaradamente por Django Livre. Tarantino fez um ótimo trabalho neste filme e merece esta estatueta. Já em Roteiro Adaptado torço por Argo, primeiro trabalho de Ben Affleck como ator e diretor. Todo mundo que já viu o filme gostou e, até agora, só li críticas positivas.

- Na categoria Canção Original minha torcida é aberta para "Skyfall", trilha sonora de 007-Operação Skyfall, interpretada por brilhantemente por Adele. Não sou muito fã dos últimos filmes do agente britânico, mas é notório que Adele fez um excelente trabalho como intérprete e compositora.



# E você, para quem vai a sua torcida para o #Oscar2013?




Fotos: The Oscars / ABC Television Network / Divulgação.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Wander, fico impressionada com a qualidade das suas postagens. Você praticamente deu uma aula de Oscar. Se a pessoa estava por fora do que ia acontecer ao ler o seu artigo fica sabendo de tudo. Parabéns, companheiro. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Conheço o trabalho do Seth MacFarlane. Acho que o Oscar ganha muito tendo-o como apresentador. Além de engraçado, o público jovem se identifica com ele. Acho que vamos ter uma premiação bem diferente das anteriores.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quando assisti Lincoln lembrei na hora de você, que é adora história. Realmente o filme é cansativo, mas vale a pena conferir. Se você, assistia. Acho que você mudar de ideia. É um bom filme!

    ResponderExcluir