Café vê TV – O Profeta, Rede Mídia, Televisa e Casos de Família

fevereiro 25, 2013



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Reprise

Nesta segunda-feira (25), a Rede Globo começa a reprisar no Vale a Pena Ver de Novo, a novela O Profeta, exibida originalmente na faixa das seis, em 2006. Com 178 capítulos, a novela conta a história de Marcos (Thiago Fragoso), um jovem paranormal que consegue prever o futuro por meio de visões. Mas ele se vê num dilema ao começar a usar o seu dom para usufruir de bens materiais.

O elenco contou com nomes como Paola Oliveira, Carol Castro, Malvino Salvador, Dalton Vigh, Zezeh Barbosa, Luis Gustavo, Paula Burlamaqui, Rodrigo Phavanello, Fernanda Souza, Juliana Didone, Daniel Ávila, Nívea Maria, Samara Felippo, entre outros. O Profeta marcou a estreia da dupla Duca Rachid e Thelma Guedes como autoras titulares de novelas. O texto teve supervisão de Walcyr Carrasco e direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mario Marcio Bandarra.

Novidade

O programa Rede Mídia, da Rede Minas (canal 9 na TV aberta em BH), ganhou nova apresentadora. Trata-se da jornalista Ruth Soares, que já trabalhava na emissora como repórter, desde 2010. A estreia de Ruth foi no último sábado (23), trazendo um debate sobre como a mídia repercutiu a renúncia do Papa Bento 16.

A atração contou com a presença do teólogo Edward Guimarães e da jornalista e antropóloga Sandra Tosta. "Assumo a apresentação do Rede Mídia com o desafio de discutir o cotidiano do jornalismo e tentar levar profissionais e futuros comunicadores a pensar a mídia de uma maneira diferente", comenta a apresentadora. Abaixo, assista um trecho do programa exclusivo para a web:


Parceria

Durante o Rio Content Market, o diretor internacional da Televisa para Argentina e Brasil, Sebastián Vibes, afirmou que a emissora mexicana está atrás de Produtoras nacionais para coproduzirem conteúdo para a TV Paga no Brasil, por conta da nova lei de TV Por Assinatura que exige pelos 30% de programas produzidos no país. O objetivo da emissora é encontrar novos produtos de fenômeno internacional como a novela Betty, a Feia, a trama adolescente Rebelde e a infantil Carrossel, cujo texto original vieram da Colômbia e da Argentina e, pelas mãos da Televisa, fizeram sucesso em todo o mundo.

“A telenovela é nosso principal produto, mas fazemos todo tipo de conteúdo, informativo, esportes, séries. Queremos adaptar conteúdos brasileiros para o mercado internacional, fazer remake de novelas. Quem sabe o nosso próximo sucesso possa vir de um produtor brasileiro?", disse Vibes. O Rio Content Market aconteceu do dia 20 a 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e reuniu três mil pessoas e cerca de 150 empresas nacionais e internacionais especializadas em conteúdo audiovisual para a venda de produtos e direitos de exibição.

Memória

No início de fevereiro, a Televisa reduziu apenas para clientes da Claro TV as operações do canal TLN, especializado em reprise de novelas mexicanas dubladas. Os telespectadores que estavam acompanhando as reprises do canal não entenderam o motivo da emissora ter saído da grade das principais operadoras de TV Paga.

Quem sabe esta iniciativa declarada de parceria para a produção de programas e/ou novelas no Brasil pode ser um indicativo de uma retomada de melhor posicionamento do TLN? Enquanto isso, os fãs usam a internet para matar a saudades das tramas mexicanas. Criativo, um fã selecionou todas as aberturas da novela Rebelde, cuja versão mexicana foi exibida com bastante audiência no Brasil. Assista:


Fan Page

O programa Casos de Família está de férias da grade do SBT/TV Alterosa (canal 5 na TV aberta em BH) sendo substituído pelo Quem Convence Ganha Mais. Mas no Facebook a atração continua a todo vapor e ganhou uma versão bem humorada dos temas que sempre estão em cartaz. Trata-se da Fan Page Tema de Hoje que, de forma engraçada, satiriza os temas exibidos no Casos de Família.

Todos os dias, os internautas conferem banner captado de frames do programa que falam desde temas do cotidiano, relacionamento, atitudes dos internautas e até mesmo temas que já passaram pelo programa da apresentadora Cristina Rocha. Até o fechamento desta coluna, a página já reúne mais de 717 mil fãs com banner que já tiveram mais de três mil compartilhamentos. Uma prova de que mesmo fora do ar, o Casos de Família tem um público fiel.

Samba

O músico e apresentador Diogo Nogueira vai receber os sambistas Claudia Telles e Jorge Simas amanhã, nesta terça-feira (26/02), às 22h, no programa Samba na Gamboa, exibido na TV Brasil (canal 65 na TV aberta em BH). Os convidados desta semana vão falar sobre amizades, carreiras e a inspiração para belas canções que nascem dos encontros em shows e gravações. 

“Quando eu nasci minha mãe dizia que eu ia ser cantora, porque eu chorava em Lá menor e não desafinava. Ela era uma mãe diferente, era muito moderna para a época dela. Então ela me carregava para shows, para ensaios. Mas depois que a minha mãe faleceu, eu fiquei um pouco afastada do meio, mas continuei apaixonada por música e tocando violão”, desabafa Claudia – filha do violonista Candinho e de Sylvinha Telles, uma das precursoras da bossa nova.

Sucesso

Uma novela de sucesso significa, necessariamente, que foi bem somente no quesito audiência? Foi a partir deste questionamento que o jornalista Maurício Stycer, na sua coluna na Folha de S. Paulo, falou sobre a novela das seis, Lado a Lado, exibida na Rede Globo. Daqui a duas semanas, a trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage chegará ao fim sem ter alcançado a meta de audiência da emissora -  acima dos 25 pontos, mas é sucesso de crítica e de público.

“Lado a Lado foi, na minha opinião, uma das melhores produções de época exibidas pela Globo em muito tempo. (...) Diversos episódios históricos marcantes foram recriados, a começar pela famosa reforma urbana, o bota-abaixo, que deu nova aparência ao centro da cidade e teve como consequência a expulsão dos moradores de cortiços para incipientes favelas", diz um trecho do artigo. Para ler o texto completo, clique aqui.



Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Nem sabia que a Globo ia voltar a passar O Profeta. Esta novela é linda....uma das melhores já exibidas no horário das seis. Vou assistir!

    ResponderExcluir
  2. Morri de rir com essa fan page Temas de Hoje do Casos de Família. É uma das coisas mais engraçadas que já vi na internet....kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Francisco Bertoletta25 de fev. de 2013, 17:50:00

    Lado a Lado é uma das melhores novelas de época que a Globo já fez. Prova de que nem sempre audiência e qualidade caminham juntos.

    ResponderExcluir
  4. O Profeta é uma novela bem mais ou menos. Há muito de características do Walcyr Carrasco no texto e várias semelhanças com Alma Gêmea. Duca e Thelma só me conquistaram mesmo a partir de Cama de Gato, hehe! Abraço!
    André San - www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir